Display

quarta-feira, 28 de julho de 2010

CAVALGADA



A cavalgada é uma atividade antiga, milenar, que surgiu na África e na Europa quando os animais eram domesticados.

No site www.portalsaofrancisco.com.br , encontrei a seguinte informação a respeito dos animais:

“A raça Mangalarga foi desenvolvida no Brasil através do cruzamento de um cavalo Andaluz com Éguas Nacionais de origem Ibérica. Em São Paulo sofreram infusões de sangue árabe, anglo-árabe, Puro sangue Inglês e American Sadle Horse, que deram a característica da marcha trotada. Por esse aspecto a raça Mangalarga dividiu-se em duas:

Mangalarga em São Paulo e Mangalarga Marchador em Minas Gerais. Os marchadores são os melhores, e são definidos dessa forma pelo seu jeito de andar, que consiste em andar com as duas patas da esquerda e depois com as duas da direita. É muito cansativo para os cavalo a marcha, mas para o cavaleiro a montaria fica muito tranqüila com pouco impacto.

O Quarto de Milha surgiu a partir dos cavalos selvagens Mustangs, trazido para a América pelos colonizadores Espanhóis. É um cavalo de trabalho e para lida com o gado tornou-se imbatível. Possuindo bastante velocidade em curtas distâncias, é considerado o animal mais versátil do mundo comportando-se bem em saltos, tambores, balizas, enduro, hipismo rural, lida com o gado e corridas planas.”

Os cavalos chegaram aqui com os colonizadores, porém só a partir das últimas décadas a cavalgada começou a fazer parte da cultura brasileira com vários objetivos: cívico, religioso, esportivo, ecológico ou simplesmente ocasião para o contato com a natureza.

Geralmente o passeio é realizado por grupo de homens, mulheres, jovens e crianças que percorrem trilhas, estradas, campos, fazendas, riachos e plantações. É uma atividade alegre, descontraída e ocasião para a contemplação da fauna e flora local. O percurso às vezes é repleto de obstáculos como travessia de córregos, troncos, brejo, mato etc...

No Brasil, muitos municípios já estão organizando o evento por ocasião dos festejos da cidade, festas religiosas, eventos agropecuários ou simplesmente passeios ecológicos.

Na cidade de Floresta, Paraná, a primeira cavalgada oficial se deu em 2006, na gestão do prefeito José Roberto Ruiz. Uma equipe organizadora se formou para montar a logística do evento como preparar a trilha, almoço, a segurança, e a acolhida dos participantes da cidade e municípios vizinhos, além da equipe de apoio durante o evento.










(Fotos - crédito Fabi Missura)
(OBs: Família Missura participando da Cavalgada)

4 comentários:

HELENA QUINTANA MINCHIN disse...

Celina, muito obrigada pela visita ao meu blog e pelo lindo comentário deixado! e também gostei muito de seus registros! parabéns!

Renato Oliveira disse...

Olá Celina, como vai?

Vim agradecer a visita no 'Cine Freud' e conhecer tuas postagens também! Seja sempre bem vinda por lá! ;D


Conforme você mesma escreveu, que seja um espaço para a partilha e amizade, e como é rico compactuar da escrita e dos pensamentos de um outro!

Super abraços

Anônimo disse...

Imi place Brazilia si ma fascineaza tot ce e legat de cultura ei.
Visez sa vad live Carnavalul de la Rio

Celina Missura disse...

A mensagem acima está em romeno e vou postar aqui a tradução:

"Eu amo o Brasil e eu sou fascinado por tudo que é relacionado à sua cultura.
Sonho vivo para ver o Carnaval do Rio"