Display

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O CAÇADOR DE PIPAS

TRABALHO PARA O 6.ANO E 7.ANO


  • FILME: O CAÇADOR DE PIPAS.

     Quando garotos, Amir e Hassan eram amigos inseparáveis até que um infeliz evento os separa. Anos depois, Amir vai abalar uma perigosa missão para corrigir os erros do passado - e se redimir de maneira que jamais imaginou - demonstrando o máximo em coragem e devoção a seu amigo. Dirigido por Marc Foster (Em Busca da Terra do Nunca, Monter's Ball), "O Caçador de Pipas nos permite acreditar que pode existir justiça no mundo" - Richard Corliss, TIME


    Perguntas para orientar o trabalho:



    1- Quem é autor Khaled Hosseini?

    2- Faça uma pesquisa onde fica o Afeganistão e qual a religião adotada no país?



  • 3- O que é o Talibã? Qual a importância dentro do país?



  • 4-Qual é a posição da mulher no contexto árabe?



  • 5-Qual é a diferença entre os pashtun e os hazaras? 



27 comentários:

Fabio e Juan disse...

1: Ele é o ator que interpreta Amir Jan

Vitor Calvi de Paula Symphoroso disse...

O autor Khaled Housseini é quem faz o Amir Jan

Vitor Calvi de Paula Symphoroso disse...

O Afeganistão fica na África

Fabio e Juan disse...

O Afeganistão fica na África e a religião é o budísmo

Vitor Calvi de Paula Symphoroso disse...

A religião é muçulmano

Anônimo disse...

PEDRO E RENATO:
1 - Quem é autor Khaled Housseini?
Ele é o autor que interpreta Amir Jan.
2 - Faça uma pesquisa onde fica o Afeganistão e qual a religião adotada no país?
No Paquistão, islanismo.

3 - O que é o Talibã? Qual a importância dentro do país?
O Talibã é um grupo político que atua no Afeganistão e no Paquistão. Foram eles que assumiram o poder.

4 - Qual é a posição da mulher no contexto árabe? Os maridos controlavam elas.


5 - Qual é a diferença entre os pashtun e os hazaras? São duas classes sociais diferentes.

Anônimo disse...

PEDRO E RENATO:
1 - Quem é autor Khaled Housseini?
Ele é o autor que interpreta Amir Jan.
2 - Faça uma pesquisa onde fica o Afeganistão e qual a religião adotada no país?
No Paquistão, islanismo.

3 - O que é o Talibã? Qual a importância dentro do país?
O Talibã é um grupo político que atua no Afeganistão e no Paquistão. Foram eles que assumiram o poder.

4 - Qual é a posição da mulher no contexto árabe? Os maridos controlavam elas. Elas não podem mostrar o rosto não pode mostrar o cabelo, são restritas pelo marido.


5 - Qual é a diferença entre os pashtun e os hazaras? São duas classes sociais diferentes.

Fabio e Juan disse...

Juan3: Era um movimento formado por jovens que tentaram tomar o Afeganistão.

Vitor disse...

O talibã é um grupo político que atua noAfeganistão e no Paquistáo

Fabio e Juan disse...

3: Era um movimento formado por jovens que tentaram tomar o Afeganistão.

Anônimo disse...

1-Hosseini nasceu na capital do Afeganistão, Cabul. A sua mãe era professora de uma escola de segundo grau para meninas em Cabul. Seu pai envolveu-se com o Ministério do Exterior afegão. Em 1970, o Ministério do Exterior enviou a sua família para o Teerã, Irã (Teerão, Irão, na grafia de Portugal), onde o seu pai trabalhou para a Embaixada Afegã. Em 1973, Hosseini e sua família retornam a Cabul. Em Julho de 1973, na mesma noite em que nasce o irmão mais jovem de Hosseini, o reino do Afeganistão muda de mãos através de um golpe sem derramamento de sangue
2-O Afeganistão é um país asiático, seu território está localizado no centro deste continente.3- O Talibã é um grupo político que atua no Afeganistão e no Paquistão. A milícia tem origem nas tribos que vivem na fronteira entre esses dois países e se formou em 1994, após a ocupação soviética do Afeganistão 4- Os recentes confrontos nos países árabes serviram de impulso para as mulheres começarem a lutar pelos seus direitos. Em vários países, elas foram às ruas clamar por mudanças. Até que ponto elas estão vencendo esta luta?5- Hazara geralmente são xiitas e tajiques geralmente são sunitas. A maioria dos Tajiques falam Dari, mas uma minoria visível falam um dialeto que é suficientemente diferente do Dari (persa afegão) ou Pashto (uma variante do persa) que eles têm dificuldade para se comunicar com outros afegãos. Mesmo com Hazara mas não há muito muitos Hazara.

Anônimo disse...

1- Quem é autor Khaled Housseini?
RESPOSTA: Hosseini nasceu na capital do Afeganistão, Cabul. A sua mãe era professora de uma escola de segundo grau para meninas em Cabul. Seu pai envolveu-se com o Ministério do Exterior afegão.
Hosseini formou-se na escola secundária em 1984 e inscreveu-se na Universidade de Santa Clara, onde ganhou título de Bacharel em Biologia, em 1988. Após alguns anos, ele ingressou na Universidade da Califórnia, San Diego, escola de Medicina, onde recebeu o título de Doutor em Medicina em 1993. Ele completou o período de residência em Medicina Interna na Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, no ano de 1996. Khaled Hosseini continua praticando medicina. Khaled Hosseini é casado com Roya Hosseini (sobrenome de casada), e tem dois filhos, Haris e Farah, a quem considera a noor de seus olhos.


2- Faça uma pesquisa onde fica o Afeganistão e qual a religião adotada no país?
RESPOSTA:O Estado Islâmico do Afeganistão tem uma área de 650.000 Km2 e a sua capital é Cabul. O Afeganistão tem cerca de 29 milhões de habitantes e possui um crescimento demográfico negativo de -1%. A esperança média de vida é de 41 anos para os homens e de 42 anos para as mulheres. O índice de alfabetização é de 29% para os adultos. A moeda nacional é o Afegani Afegão ( Afghani ) .



3- O que é o Talibã? Qual a importância dentro do país?
RESPOSTA:O Talibã é um grupo político que atua no Afeganistão e no Paquistão. A milícia tem origem nas tribos que vivem na fronteira entre esses dois países e se formou em 1994, após a ocupação soviética do Afeganistão (que durou de 1979 a 1989) e durante o governo dos também rebeldes mujahedins. Apesar de islâmico, esse governo era considerado muito liberal, deixando descontentes os muçulmanos mais extremistas. Assim, a milícia invadiu a capital Cabul e tomou o poder, governando o país de 1996 até a invasão americana, em 2001. Apesar de ter sido destituído do governo formal, o grupo continuou sendo influente. "Hoje, o objetivo do Talibã no Afeganistão é recuperar seu território e expulsar os invasores dos Estados Unidos

4-Qual a posição da mulher no contexto arábico?
RESPOSTA:Nos últimos tempos, a mulher se converteu em objeto de estudo em múltiplas disciplinas. São muitos as análises que se realizaram sobre a evolução dos direitos das mulheres, as mudanças sofridas no último século, as barreiras da discriminação etc. No entanto, a maioria de análise se centram na mulher ocidental.

5-Qual é a diferença entre os pashtun e os hazaras?
RESPOSTA:O Afeganistão é um país formado por diversas etnias, como a hazara e o pashtun. Os hazaras são descendentes de invasores mongóis e perfazem cerca de 20% da população atual afegã (outros afirmam 9%), enquanto os pashtuns são 40% da população, formando a base do regime talibã. Os hazaras são muçulmanos xiitas, enquanto os pashtuns são muçulmanos sunitas.
Os hazaras foram expulsos, no século XIX das melhores terras pelos pashtuns (uma chamada luta contra os inféis), localizando-se então nas montanhas centrais do Afeganistão, o chamado Hazarajat. Os pashtuns se concentram no leste e no sul do Afeganistão. Os hazaras ocupam a base da pirâmide social nesse país e, os que moram nas cidades têm os piores empregos, sendo mau remunerados e discriminados.



Thiago Figueiroa e Maria Eduarda
6ano

Anônimo disse...

1. Quem é o autor Khaled Housseini?
Apesar de seu sucesso como escritor, ofício que ele pratica nos momentos de folga, o afegão Khaled Hosseini exerce Medicina, como clínico geral.


2.Faça uma pesquisa onde fica o Afeganistão e qual a religião adotada no país?
O Afeganistão é um país asiático, está localizado no centro deste continente. Faz fronteira com o Paquistão, Irã, Turcomenistão,Uzbequistão, Tadjiquistão e com a China. É um país sem litoral soberano
O país fica numa localização geoestratégica importante que liga o Oriente Médio com a Ásia Central e a Índia o que o torna alvo de constantes invasões.

No século II a.C., povos de origem celta criaram o Império Kushana, responsável pela divulgação do budismo. No entanto, a região foi integrada definitivamente ao Império Persa no século III d.C., nesse período se iniciou a influência islâmica, sendo o islã areligião predominante no país.


3.O que é o Talibã? Qual a importância dentro do país?
Em 1979, os soviéticos invadiram o Afeganistão e consolidaram no poder Babrak Karmal, adotando o sistema comunista. A dominação soviética ocorreu durante dez anos, e só chegou ao fim quando o grupo fundamentalista sunita, denominado Talibã (plural de talib, que significa estudante), tomou o poder no país entre os anos de 1996 e 1998.
O Talibã surgiu como um movimento político e militar contra a invasão soviética com objetivo de resgatar os valores políticos e religiosos, de recuperar os princípios do Islã e responsáveis pela criação de um país teocrático (Téo=Deus).


4.Qual é a posição da mulher no contexto árabe?
A mulher ocupa uma posição de inferioridade na sociedade muçulmana.
Quando falamos na mulher muçulmana, dois pensamentos nos ocorrem: o harém e o véu, sinais que sugerem a subordinação da mulher em relação ao homem apesar da igualdade expressa no Alcorão (livro sagrado do Islã). A subordinação da mulher é demonstrada e justificada pela lei, costumes e tradições dizendo que há apenas papéis diferentes e não uma inferioridade de verdade.


5.Qual é a diferença entre os pashtun e os hazaras?
Pashtun é o grupo predominantemente afegão, é o povo com mais poder e melhor situação econômica. Vivem na região Sudeste do Afeganistão e partes do Paquistão. A língua do povo pashtun é pashtu, uma das duas línguas oficiais do Afeganistão.

Hazara é um grupo étnico de origem mongol, que chegou ao Afeganistão após a invasão da Mongólia a este país. Com seus olhos oblíquos e arredondados e rostos achatados, eles realmente parecem com os mongóis. Falam um dialeto persa, o hazaragi, com influência mongol e turca. A maioria dos hazara vive numa área conhecida como Hazarajat localizada na região central do Afeganistão.

O conflito entre pashtun e hazara começou por conta da invasão. São muito diferentes quanto sua religião (são de diferentes ramos do islã), cultura e aparência só para citar algumas.

Thaina Barretta Peinado 7ºano Nº13
Colegio Nossa Senhora do Morumbi

Anônimo disse...

Hosseini nasceu na capital do Afeganistão, sua mae é professora , ele é o autor que interpreta Amir Jan , o Afeganistão fica no Paquistão, Islamismo, o Talibã é um grupo politico , que assumiu o poder sobre o Afeganistão , as mulheres no Afeganistão eram controladas pelos seus maridos , pashtun e os hazaras eram duas classes sociais totalmente diferentes . Caroline Peredne Nº15 -7ºAno

Anônimo disse...

1.Khaled Hosseini é quem interpreta o ator Amir Jan
2.fica na Ásia.
3.é um movimente Islamista que negou a morte dos terroristas.
4.está numa posição inferior a tudo.
- a mulher só pode ter um marido, ao contrário do homem, que pode ter quatro mulheres ao mesmo tempo;
- a mulher só pode casar com um muçulmano, ao contrário do homem, que pode casar com uma mulher de outra religião;
- a mulher apenas pode pedir o divórcio em casos extremos, ficando a custódia dos seus filhos para o pai, e o testemunho do homem tem o dobro do valor do da mulher;
- a herança da mulher é duas vezes inferior à do homem.
- A maioria das mulheres vive na reclusão, poucas foram as que tiveram papéis activos em questões públicas, embora actualmente haja uma crescente liberalização do papel das mulheres fora de casa que começou sob a influência ocidental. Em alguns países, porém, verifica-se um retrocesso aos valores islãmicos, através do fundamentalismo islãmico."
5.Pashtun-É o povo rico
Hazaras-Dizem-se descendentes daquele exército mongol, o que não é difícil de acreditar. Com seus olhos grandes e arredondados e rostos achatado.

Naomy e Andreza 7ºano nº=2,11

Anônimo disse...

1- Quem é autor Khaled Hosseini?

Hosseini nasceu na capital do Afeganistão, Cabul.Em 1970, o Ministério do Exterior enviou a sua família para o Teerã, Irã.Em Julho de 1973, na mesma noite em que nasce o irmão mais jovem de Hosseini, o reino do Afeganistão muda de mãos através de um golpe sem derramamento de sangue.Em 1976, Khaled Hosseini e sua família se mudam para Paris, França, por conta do novo emprego do seu pai. Eles não voltam ao Afeganistão porque, enquanto estavam em Paris, comunistas tomaram o poder do país por meio de um golpe cruel.

2- Faça uma pesquisac onde fica o Afeganistão e qual a religião adotada no país?

fica na Asia, a sua religiao adotada é Islamismo.


3- O que é o Talibã? Qual a importância dentro do país?

O Talibã é um grupo político que atua no Afeganistão e no Paquistão.O movimento taliban foi um dos grupos radicais islâmicos formados na década de 90, após a retirada das tropas soviéticas e que assumiu o poder em 1996, impondo restrições religiosas extremas no Afeganistão.


4-Qual é a posição da mulher no contexto árabe?

árabe se mostra como sendo a resolução de um desafio inovador e ao mesmo tempo prazeroso, pois toda essa imagem que nos é passada culturalmente é completamente desmistificada, e revestida de novos conceitos, conceitos que nos fazem aprender a lição de que devemos manter uma posição crítica diante das coisas que nos são passadas através dos diversos meios de comunicação que nos são disponíveis hoje



5-Qual é a diferença entre os pashtun e os hazaras?


que são de religioes diferentes e usn mais nobres que os outros, portanto tem mais poder

João Yoshida

Anônimo disse...

1 - Quem é autor Khaled Housseini?
Doutor em Medicina, título conquistado na Universidade da Califórnia, em San Diego, no ano de 1993. Khaled conclui sua residência em Medicina Interna na Cedars-Sinai Medical Center, na cidade de Los Angeles, em 1996. Até hoje, apesar de seu sucesso como escritor, ofício que ele pratica nos momentos de repouso, ele continua a exercer a Medicina, como clínico geral.
Atualmente Hosseini mora na Califórnia, ao lado da esposa Roya e dos filhos Haris e Farah. Neste país ele escreve sua obra-prima, O Caçador de Pipas, sucesso de crítica e de público. O escritor só voltou para visitar o Afeganistão depois que seu romance já estava impresso, e ficou perplexo com o que viu, considerado por ele muito mais arrasador do que ele podia conceber.

2-onde fica o Afeganistão e qual a religião adotada no país?
Afeganistão tem uma área de 650.000km2 e a sua capital é Cabul .O islamismo é a religião predominante

3- o que é o talibã?
Grupo politico que atua no
Afeganistão e no Paquistão.

4-Qual a posição da mulher no contexto árabe?
A mulher não tem direitos, são controladas por seus maridos.Estam tentando lutar pelos seus direitos mas suas opiniões, criticas e situação é indiferente para o país.

5-Qual a diferença entre pashtun e hazaras?
Pashtun são filhos de ricos e Hazaras filhos de escravos, ocupam classes sociais diferentes

Giovanna Cesarini e Giullia Chechia
7°ano

Anônimo disse...

1- Quem é autor Khaled Hosseini?Hosseini nasceu na capital do Afeganistão, Cabul. . Em 1970, o Ministério do Exterior enviou a sua família para o Teerã, Irã (Teerão, Irão, na grafia de Portugal), onde o seu pai trabalhou para a Embaixada Afegã. Em 1973, Hosseini e sua família retornam a Cabul. Em Julho de 1973, na mesma noite em que nasce o irmão mais jovem de Hosseini, o reino do Afeganistão muda de mãos através de um golpe sem derramamento de sangue.

2- Faça uma pesquisa onde fica o Afeganistão e qual a religião adotada no país?
A Cultura do Afeganistão é milenar. É bastante influenciada pelo Islão, porém recebeu, ao longo dos séculos, influências do hinduísmo e do budismo.
Há objetos da Arte Gandhara do século I ao século VII, com marcante influência greco-romana. Desde o início do século XX a arte afegã começou a utilizar-se de técnicas ocidentais. A arte era uma tarefa essencialmente masculina, porém recentemente mulheres começaram a se destacar.
Os monumentos históricos do país foram muito danificados por anos de guerra, e um exemplo disso foram as duas gigantescas estátuas de Buda existentes na província de Bamiyan, que foram destruídas pelos taliban por serem consideradas idólatras.
Outros famosos sítios (lugares) históricos incluem as cidades de Herat, Ghazni e Balkh. O minarete de Jam, no vale de Hari Rud, é um Patrimônio Cultural da Humanidade, segundo a UNESCO.

3- O que é o Talibã? Qual a importância dentro do país?
O Talibã é um grupo político que atua no Afeganistão e no Paquistão. A milícia tem origem nas tribos que vivem na fronteira entre esses dois países e se formou em 1994, após a ocupação soviética do Afeganistão (que durou de 1979 a 1989) e durante o governo dos também rebeldes mujahedins. Apesar de islâmico, esse governo era considerado muito liberal, deixando descontentes os muçulmanos mais extremistas. Assim, a milícia invadiu a capital Cabul e tomou o poder, governando o país de 1996 até a invasão americana, em 2001. Apesar de ter sido destituído do governo formal, o grupo continuou sendo influente. "Hoje, o objetivo do Talibã no Afeganistão é recuperar seu território e expulsar os invasores dos Estados Unidos e da OTAN"

4-Qual é a posição da mulher no contexto árabe? Algumas das principais regras que a mulher afegã tem de obedecer durante o regime da milícia islâmica talibã:

1. É absolutamente proibido às mulheres qualquer tipo de trabalho fora de casa, incluindo professoras, médicas, enfermeiras, engenheiras, etc.
2. É proibido às mulheres andar nas ruas sem a companhia de um “nmahram” (pai, irmão ou marido).
3. É proibido falar com vendedores homens.
4. É proibido ser tratada por médicos homens, mesmo que em risco de vida.
5. É proibido o estudo em escolas, universidades ou qualquer outra instituição educacional.
6. É obrigatório o uso do véu completo (“burca”) que cobre a mulher dos pés à cabeça.
7. É permitido chicotear, bater ou agredir verbalmente as mulheres que não usarem as roupas adequadas (“burca”) ou que desobedeçam a uma ordem talibã.
8. É permitido chicotear mulheres em público se não estiverem com os calcanhares cobertos.
9. É permitido atirar pedras publicamente a mulheres que tenham tido sexo fora do casamento, ou que sejam suspeitas de tal.

5-Qual é a diferença entre os pashtun e os hazaras? Note-se que aparências étnicas não são definitivas, como o Afeganistão tem sido um ponto de misturando cultural há milênios.


Como uma afegã de Cabul me disse: "A Hazara - são pessoas ruins". Quando eu perguntei por que eles eram "pessoas ruins", ele não poderia responder. Eu suspeito que foi simplesmente porque eles são uma minoria xiita, vivendo dentro de uma cultura sunita. Lembre-se que a maior parte da violência no Iraque agora é devido aos xiitas e sunitas explodir uns aos outros sobre diferenças religiosas (dentro do Islã).

armando amadeu 7 ano

Anônimo disse...

Quem é autor Khaled Hosseini?
1- Khaled Hosseini é um médico e escritor do Afeganistão. Atualmente ele mora na California com sua esposa e filhos. Nesse país ele escreve o filme O Caçador de Pipas, sucesso de críticas e de público.

2-Faça uma pesquisa onde fica o Afeganistão e qual a religião adotada no país?
O Afeganistão se localiza na Ásia,a porção sudoeste desse continente, próxima ao Paquistão e ele tem também uma pequena área de fronteira com a China. A religião predominante é o Islamismo.

3- O que é o Talibã? Qual a importância dentro do país?
O Talibã é um grupo político.A importância dele é governar.

4-Qual é a posição da mulher no contexto árabe?
Os maridos controlam elas. Elas não podem mostrar o rosto não podem mostrar o cabelo (depois da menstruação) e são restritas pelo marido.

5-Qual é a diferença entre os pashtun e os hazaras?
O Afeganistão é um país formado por diversas etnias, como a hazara e o pashtun. Os hazaras são descendentes de invasores e perfazem cerca de 20% da população atual afegã. Os hazaras foram expulsos, no século XIX das melhores terras pelos pashtuns (uma chamada luta contra os inféis), localizando-se então nas montanhas centrais do Afeganistão, o chamado Hazarajat.

Fernanda, Camilla e Gabriel- 7°ano

Anônimo disse...

1- Quem é autor Khaled Hosseini?

2- Faça uma pesquisa onde fica o Afeganistão e qual a religião adotada no país?


3- O que é o Talibã? Qual a importância dentro do país?


4-Qual é a posição da mulher no contexto árabe?


5-Qual é a diferença entre os pashtun e os hazaras?

RESPOSTA

1.É UM ROMANCISTA E MÉDICO AFEGÃO COM NATURALIZAÇÃO AMERICANA.



2. LOCALIZADO NO CENTRO DA ÁSIA. A RELEGIÃO PREDOMINANTE É O ISLAMISMO AFEGÃO SÃO MUSSUMANOS



3.O TALIBÃ E UM MOVIMENTO FUNDALISTA ISLÂMISCO NACIONALIST. SURGIU COMO UM MOVIMENTO POLITICO MILITAR CONTRA A INVASÃO SOVIÉTICA NO AFEGANISTÃO.





4.A MULHER OCUPA UMA POSIÇÃO DE INFERIORIDADE NA SOCIEDADE MUÇULMANA.SÃO SUBORDINADAS AO HOMEM.SÓ PODEM TER UM MARIDO ENQUANTO O HOMEM PODE TER QUATRO MULHERES AO MESMO TEMPO. SÓ PODEM CASR COM MUÇUMANOS, ENQUANTO O HOMEM PODE CASAR COM MULHERES DE OUTRAS REGIÕES.





5.PASHTUM-GRUPO ÉTNICO QUE FUNDOU O AFEGANISTÃO-CORRESPONDE A 40% DA POPULAÇÃO
HAZARAS- GRUPO ÉTNICO DESCENDENTE DE NÔMANDES MONGÓIS-CORRESPONDE A 20% DA POPULAÇÃO. OCUPAM A BASE DA PIRÂMIDE SOCIAL,JÁ QUE SEMPRE EXEREM EMPRGOSDE MENOR REMUNERAÇÃO.

joão ricardo

Anônimo disse...

1- Quem é autor Khaled Hosseini ?
Hosseini nasceu na capital do Afeganistão, Cabul. A sua mãe era professora de uma escola de segundo grau para raparigas em Cabul. Seu pai envolveu-se com o Ministério do Exterior afegão. Em 1970, o Ministério do Exterior enviou a sua família para o Teerão, Irão (Teerã, Irã, na grafia do Brasil), onde o seu pai trabalhou para a Embaixada Afegã. Em 1973, Hosseini e sua família retornam a Cabul. Em Julho de 1973, na mesma noite em que nasce o irmão mais jovem de Hosseini, o reino do Afeganistão muda de mãos através de um golpe sem derramamento de sangue. Em 1976, Khaled Hosseini e sua família se mudam para Paris, França, por conta do novo emprego do seu pai.


2- Faça uma pesquisa onde fica o Afeganistão e qual a religião adotada no país?o Afeganistão esta localizada na arábia meridional,a norte e sul do Paquistão,a leste do irão.A religião do país é milenar a cultura. influenciada pelo islão,porém recebeu,ao longo dos séculos influência do hinduísmo e do budismo


3- O que é o Talibã? Qual a importância dentro do país?
O Talibã é um grupo político que atua no Afeganistão e no Paquistão e a importancia dentro do país é governar

4-Qual é a posição da mulher no contexto árabe?
A mulher ocupa uma posição de inferioridade na sociedade muçulmana.

5-Qual é a diferença entre os pashtun e os hazaras?
Pashtun

É o povo rico. Formam o maior grupo étnicodo Afeganistão.Residem no sul e no leste do pais.Hazaras

É o povi pobre. São um povo que residem principalmente na região centarl no Afeganistão, conhecida como Hazarajat.

Rodrigo Cortizo 7 ano

Anônimo disse...

1 resposta : O médico e escritor Khaled Hosseini nasceu na capital do Afeganistão, em Cabul, no dia 4 de março de 1965.
2 Resposta : O Afeganistão é um país asiático, seu território está localizado no centro deste continente. Faz fronteira com o Turcomenistão, Uzbequistão, Tadjiquistão, China, Paquistão e Irã.
Desde a Antiguidade, o Afeganistão tem sido objeto de invasões e conquistas.
3 Resposta : O Talibã é um grupo político que atua no Afeganistão e no Paquistão A milícia tem origem nas tribos que vivem na fronteira entre esses dois países e se formou em 1994, após a ocupação soviética do Afeganistão (que durou de 1979 a 1989) e durante o governo dos também rebeldes mujahedins. Apesar de islâmico, esse governo era considerado muito liberal, deixando descontentes os muçulmanos mais extremistas. Assim, a milícia invadiu a capital Cabul e tomou o poder, governando o país de 1996 até a invasão americana, em 2001. Apesar de ter sido destituído do governo formal, o grupo continuou sendo influente. "Hoje, o objetivo do Talibã no Afeganistão é recuperar seu território e expulsar os invasores dos Estados Unidos
4 Resposta : a mulher árabe não tem direitos como as mulheres de diferentes países tudo se relaciona ao marido , elas são muito dependentes do homem . elas passam por várias humilhações e descriminação .
5 Resposta : os Pashtun fazem parte de um grupo social privilegiado . Os hazaras são de um grupo social de empregados.
ANA CAROLINA FLECK E LANA RIBEIRO 7 ANO

Anônimo disse...

Júlia Vicentini Aprigliano, N°10
Tainá Carvalho da Motta, N°20
6° Ano

___________________________________

1- Quem é autor Khaled Hosseini?

R: Ele é o autor que interpreta Amir Jan. O médico e escritor Khaled Hosseini nasceu na capital do Afeganistão, em Cabul, no dia 4 de março de 1965. As memórias de um Afeganistão pré-invasão soviética e suas experiências pessoais, o levaram a escrever o seu primeiro romance, The Kite Runner (O Caçador de Pipas). Recentemente o autor lançou outro romance, A Cidade do Sol, que narra o destino de duas mulheres, as quais acreditam fielmente nos caminhos traçados para elas, mas se surpreendem ao ver que nem sempre se pode ter o rígido domínio da existência.

___________________________________

2- Faça uma pesquisa onde fica o Afeganistão e qual a religião adotada no país?

R: O Afeganistão localiza-se na Ásia, na porção sudoeste desse continente, próximo ao Paquistão. Seus outros vizinhos são: Tadjiquistão, Usbequistão, Turcomenistão e Irã. Ele tem também uma pequena área de fronteira com a China. .Islamismo é a religião predominante nesse pais, o Inslamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus.

___________________________________

3- O que é o Talibã? Qual a importância dentro do país?

R: O Talibã é um grupo político que atua no Afeganistão e no Paquistão. O movimento taliban foi um dos grupos radicais islâmicos formados na década de 90, após a retirada das tropas soviéticas e que assumiu o poder em 1996, impondo restrições religiosas extremas no Afeganistão.

___________________________________

4-Qual é a posição da mulher no contexto árabe?

R: As mulhres eram controlada pelos homens. A mulher só pode ter um marido, ao contrário do homem, que pode ter quatro mulheres ao mesmo tempo. A herança da mulher é duas vezes inferior à do homem. A mulher só pode casar com um muçulmano, ao contrário do homem, que pode casar com uma mulher de outra religião. A mulher apenas pode pedir o divórcio em casos extremos, ficando a custódia dos seus filhos para o pai, e o testemunho do homem tem o dobro do valor do da mulher. É absolutamente proibido às mulheres qualquer tipo de trabalho fora de casa. É proibido falar com vendedores homens. É permitido chicotear, bater ou agredir verbalmente as mulheres que não usarem as roupas adequadas (“burca”) ou que desobedeçam a uma ordem talibã. É permitido atirar pedras publicamente a mulheres que tenham tido sexo fora do casamento, ou que sejam suspeitas de tal. Elas não podem mostrar o rosto não podem mostrar o cabelo (depois da menstruação) e são restritas pelo marido.

___________________________________

5-Qual é a diferença entre os pashtun e os hazaras?

R: Hazara é um grupo étnico de origem mongol, que chegou ao Afeganistão após a invasão da Mongólia a este país. Com seus olhos oblíquos e arredondados e rostos achatados, eles realmente parecem com os mongóis. Falam um dialeto persa, o hazaragi, com influência mongol e turca. A maioria dos hazara vive numa área conhecida como Hazarajat localizada na região central do Afeganistão. Pashtun é o grupo predominantemente afegão, é o povo com mais poder e melhor situação econômica. Vivem na região Sudeste do Afeganistão e partes do Paquistão. A língua do povo pashtun é pashtu, uma das duas línguas oficiais do Afeganistão.



FIM

Unknown disse...

1- Quem é autor Khaled Hosseini?
R:Khaled Hosseini nasceu na capital do AFEGANISTÃO,CABUL.As obras que ele fez foi A CIDADE DO SOL e a outra obra é O CAÇADOR DE PIPAS.Quando era criança ,leu desde de criança poesias persas á romances como ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS e da série do detetive MIKE HAMMERS.




2- Faça uma pesquisa onde fica o Afeganistão e qual a religião adotada no país?
R:O AFEGANISTÃO é um estado sem litoral localizado no centro da ASIA.No AFEGANISTÃO tem 3 culturas uma delas é islão?é uma religião abraâmica monoteista.HINDUISMO:é uma tradição religiosa que só originou no subcontinente.BUDISMO:é uma religião e filosofia não-teísta.



3- O que é o Talibã? Qual a importância dentro do país?
R:É, oficialmente, considerado como organização terrorista pela Rússia, pela União Europeia e pelos Estados Unidos.Ele serve para governar o país.




4-Qual é a posição da mulher no contexto árabe?
R:mulher árabe, logo nos vem à mente como uma mulher sofrida pela violência doméstica e é obrigada a viver debaixo de um véu por toda a sua vida.



5-Qual é a diferença entre os pashtun e os hazaras?
R:O Afeganistão é um país formado por diversas etnias, como a hazara e o pashtun. Os hazaras são descendentes de invasores mongóis.



LAIS MENDES DE LIMA N:11 6 ANO

Anônimo disse...

1- Quem é autor Khaled Hosseini?
R:Hosseini nasceu na capital do Afeganistão, Cabul e ele é autor de duas obras: The Kite Runner (O caçador de pipas) e de A Thousand Splendid Suns (A Cidade do Sol).

2- Faça uma pesquisa onde fica o Afeganistão e qual a religião adotada no país?
R:O Afeganistão é localizado na Ásia Central. A religião é o Islamismo.

3- O que é o Talibã? Qual a importância dentro do país?
R:Talibã
é um movimento fundamentalista islâmico nacionalista que se difundiu no Paquistão e, sobretudo, no Afeganistão, a partir de 1994 e que, efetivamente, governou o Afeganistão entre 1996 e 2001. Com o Talibã, o Afeganistão tornou-se um estado exclusivamente religioso, fechado para o mundo (embora fosse sustentado pelo vizinho Paquistão), e seu ato mais conhecido no exterior foi a explosão dos budas esculpidos na montanha, em Bamiyan, um dos tesouros da humanidade.

4-Qual é a posição da mulher no contexto árabe?
R:Do ponto de vista árabe, a participação feminina nas manifestações públicas em 2011 não foi novidade. Também não é novidade o aumento de jovens e mulheres árabes na internet. Nos países árabes, moças "decentes" não saem de casa quando têm tempo livre, mas ficam em casa com suas famílias. Twitter, blogs e afins oferecem, então, a chance de elas se comunicarem com o mundo exterior. O número de mulheres jovens que fazem uso destas ferramentas virtuais nos países árabes está aumentando.

5- Os hazaras são um pequeno grupo étnico vivendo no Afeganistão, tornando-se cerca de 10 a 15 por cento da população. A maioria dos hazaras identificar como xiita, que é uma seita minoritária do Islã no país. O nome histórico para a terra habitada pelos hazaras é Hazarajat. Hazarajat esticada uma vez em todo o Afeganistão, mas agora está reduzida a uma área medindo entre 100.000 e 150.000 quilômetros quadrados. Os hazaras são a classe camponesa e, ao longo dos séculos eles foram perseguidos por vários membros da classe dominante, incluindo os pashtuns.


Os pashtuns compõem cerca de metade da população do Afeganistão, com as tribos que dominam o leste eo sul. Ao contrário do hazara, a maioria da prática pashtuns Islã sunita, seita que é dominante no país. Existem vários grupos tribais e subtribal dentro do povo pashtun. No final do século 20 os pashtuns controlada partido governante do país, o Partido Democrático do Povo do Afeganistão. Os pashtuns também levou o Taliban, que governou de 1996 a 2001, durante o qual muitos dos hazaras fugiu do país como refugiados para o Paquistão e Irã.






Anônimo disse...

1- Quem é autor Khaled Hosseini?
R:Hosseini nasceu na capital do Afeganistão, Cabul e ele é autor de duas obras: The Kite Runner (O caçador de pipas) e de A Thousand Splendid Suns (A Cidade do Sol).

2- Faça uma pesquisa onde fica o Afeganistão e qual a religião adotada no país?
R:O Afeganistão é localizado na Ásia Central. A religião é o Islamismo.

3- O que é o Talibã? Qual a importância dentro do país?
R:Talibã
é um movimento fundamentalista islâmico nacionalista que se difundiu no Paquistão e, sobretudo, no Afeganistão, a partir de 1994 e que, efetivamente, governou o Afeganistão entre 1996 e 2001. Com o Talibã, o Afeganistão tornou-se um estado exclusivamente religioso, fechado para o mundo (embora fosse sustentado pelo vizinho Paquistão), e seu ato mais conhecido no exterior foi a explosão dos budas esculpidos na montanha, em Bamiyan, um dos tesouros da humanidade.

4-Qual é a posição da mulher no contexto árabe?
R:Do ponto de vista árabe, a participação feminina nas manifestações públicas em 2011 não foi novidade. Também não é novidade o aumento de jovens e mulheres árabes na internet. Nos países árabes, moças "decentes" não saem de casa quando têm tempo livre, mas ficam em casa com suas famílias. Twitter, blogs e afins oferecem, então, a chance de elas se comunicarem com o mundo exterior. O número de mulheres jovens que fazem uso destas ferramentas virtuais nos países árabes está aumentando.

5- Os hazaras são um pequeno grupo étnico vivendo no Afeganistão, tornando-se cerca de 10 a 15 por cento da população. A maioria dos hazaras identificar como xiita, que é uma seita minoritária do Islã no país. O nome histórico para a terra habitada pelos hazaras é Hazarajat. Hazarajat esticada uma vez em todo o Afeganistão, mas agora está reduzida a uma área medindo entre 100.000 e 150.000 quilômetros quadrados. Os hazaras são a classe camponesa e, ao longo dos séculos eles foram perseguidos por vários membros da classe dominante, incluindo os pashtuns.


Os pashtuns compõem cerca de metade da população do Afeganistão, com as tribos que dominam o leste eo sul. Ao contrário do hazara, a maioria da prática pashtuns Islã sunita, seita que é dominante no país. Existem vários grupos tribais e subtribal dentro do povo pashtun. No final do século 20 os pashtuns controlada partido governante do país, o Partido Democrático do Povo do Afeganistão. Os pashtuns também levou o Taliban, que governou de 1996 a 2001, durante o qual muitos dos hazaras fugiu do país como refugiados para o Paquistão e Irã.

Mariana 6° ano n° 14

Heloísa Nogueira disse...

1- Quem é autor Khaled Hosseini?
R: Hosseini nasceu na capital do Afeganistão, Cabul e ele é autor de duas obras: The Kite Runner (O caçador de pipas) e de A Thousand Splendid Suns (A Cidade do Sol).

2- Faça uma pesquisa onde fica o Afeganistão e qual a religião adotada no país?
R: O Afeganistão (Persa/Pachto:افغانستان, Afġānistān), oficialmente República Islâmica do Afeganistão é um estado sem litoral soberano localizado no centro da Ásia, fazendo parte do Sul da Ásia, Ásia Central e Ásia Ocidental.A religião adotada pela maioria da população afegã é o ISLAMISMO.

3- O que é o Talibã? Qual a importância dentro do país?
R: O Taliban (também transliterado Taleban, Talibã ou Talebã, do pachto: طالبان, transl. ṭālibān, "estudantes") é um movimento fundamentalista islâmico nacionalista que se difundiu no Paquistão e, sobretudo, no Afeganistão, a partir de 1994 e que, efetivamente, governou o Afeganistão entre 1996 e 2001, apesar de seu governo ter sido reconhecido por apenas três países: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Paquistão. Seus membros mais influentes, incluindo seu líder, Mohammed Omar, eram simplesmente ulema (isto é, alunos e universitários) em suas vilas natais. O movimento desenvolveu-se entre membros da etnia pachtun, porém também incluía muitos voluntários não afegãos do mundo árabe, assim como de países da Eurásia e do Sul e Sudeste da Ásia.
É, oficialmente, considerado como organização terrorista pela Rússia , pela União Europeia e pelos Estados Unidos.

4-Qual é a posição da mulher no contexto árabe?
R: São sociedades patriarcais,onde os homens são dominantes e as mulheres dominadas.
As mulheres tem poucos direitos.
Em alguns lugares mulheres não podem trabalhar,estudar,votar etc.Além disso,os homens dessa etnia podem ter vária esposas, enquanto a mulher só pode ter um marido.

5-Qual é a diferença entre os pashtun e os hazaras?
R: Os pashtuns eram os mais ricos e tinham maiores condições financeiras,como vimos o Amir Jan ,no filme.
Os hazaras eram humildes e normalmente servos dos pashtuns, como no filme.
Hassan e seu pai trabalhavam para Amir e seu pai.A família de Hassan era hazara e a de Amir era pashtun.
Além disso, geralmente os hazaras não eram legítimos do Afeganistão.


Heloísa e Natália 6 ano