Display

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

(PARTE II) - CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014 (RESUMO Parte II)
TRÁFICO HUMANO NA BÍBLIA


 (Fonte CNBB)
TRÁFICO HUMANO NA BÍBLIA
1.      A Sagrada Escritura é uma grande narrativa do agir de Deus â serviço da liberdade e da dignidade humana. “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gn 1,26)

2.      Deus confere à pessoa humana uma dignidade porque o coloca como ponto mais alto da criação. (Salmo 8, 5-6) Essa dignidade é assumida pelo ser humano na medida em que ele vive seus relacionamentos conforme o plano de Deus

3.      Mas a ruptura das relações de comunhão com  Deus , com o semelhante e com a natureza ao pecado da violência, da exploração e da morte. O pecado gera a opressão à dignidade humana como o tráfico de pessoas.

4.      O fio condutor da temática do Antigo Testamento é a libertação da pessoa e a aliança entre Deus e seu Povo.

5.      O livro do Êxodo destaca a intervenção de Deus em favor de um povo oprimido e explorado no Egito. Abraão e Sara, atingidos por forte seca em Canaã foram residir no Egito (Gn 12,10). José, filho de Jacó foi a primeira pessoa vendida na Biblia e levada por mercadores a trabalhar como escravo no Egito.

6.      Faraó impõe trabalho forçado. O povo clama por libertação e através de Moisés Deus ouve o clamor do seu povo. (Êxodo, 14) A Páscoa tornou-se o memorial da libertação (Êxodo 12,14)

7.      A celebração da Páscoa é a grande festa da libertação e uma alerta para para a não escravidão e exploração.

8.      O Antigo Testamento testemunha dolorosas experiências de exilio do povo de Deus. O exílio mais conhecido é o da Babilônia. (2Reis 24,14). O salmo 137 descreve o sofrimento vivido pelos judeus deportados para junto dos canais da Babilônia.

9.      A presença dos profetas na Biblia estão sempre na atitude de denunciar as injustiças e a violência contra as pessoas (Amós 1,6)

10.   Jesus vem para libertar os cativos e anunciar a Boa Noticia da salvação. Percorre cidades anunciando um novo jeito de viver, cura os doentes, perdoa os pecadores, faz milagres. Restitui a esperança ao povo que sofria a opressão, especialmente crianças e mulheres.

11.   Em Jesus de Nazaré a solidariedade alcança as dimensões do próprio agir de Deus. É o homem novo, solidário com a humanidade até a morte de cruz. E Jesus convida seus seguidores a dar a vida pelo irmão.


Nenhum comentário: