Display

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014



Fonte : CNBB - (PARTE I)

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014 – FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO
(PARTE I)
1.      A Campanha da Fraternidade de 2014 nos propõe uma reflexão sobre o trafico humano que está presente em várias situações como atividades de construção, confecção, sexo, serviços agrícolas, adoções ilegais, remoção de órgãos  humanos etc. Por isso, o trafico humano frequentemente está vinculado â migração, sobretudo quando o migrante está sob alguma forma de ilegalidade dentro ou fora do país.

2.      O objetivo geral da CF é identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denuncia-los como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

3.      O Papa Francisco disse “ O trafico humano é uma das questões sociais mais graves da atualidade”

4.      No Brasil, são formas bem conhecidas do tráfico humano: a exploração, que atinge principalmente mulheres, mas também crianças e adolescentes, no mercado do sexo, e a exploração de trabalhadores escravizados em atividades produtivas.

5.      O tráfico para a exploração do trabalho é uma prática que encontramos no Brasil. Uma pesquisa revelou que nas regiões Norte e Centro Oeste o índice de exploração é muito alta, depois vem a Amazônia legal e outros estados.

6.      O tráfico para a exploração sexual é uma exploração típica do tráfico humano. A exploração utiliza-se da pornografia, do turismo, da indústria do entretenimento, da internet. Sendo que 80% das vítimas da exploração sexual são mulheres.

7.      O tráfico para a extração de órgãos é um crime que vem crescendo nos últimos ano e muitas  vezes os doadores são involuntários ou explorados a venderem seus órgãos

8.      Tráfico de crianças e adolescente – Segundo entidades não governamentais, as redes internacionais de tráfico movimentos crianças e adolescente do mundo inteiro. No brasilesitem denuncias de tráfico de crianças e adolescentes para a exploração sexual. Somente na década de 80, quase 20 mil crianças brasileiras foram enviadas ao exterior para adoção, com processos fraudulentos.

9.      Algumas características do tráfico humano são:  É um crime bem organizado e planejado com apoio logístico para se obter documentos falsos. Tem o planejamento das rotas do trafico para despistar a policia. As rotas aqui no Brasil estão assim distribuídas: 76 rotas na Amazônia, 69 na região do Nordeste, 35 na região Sudeste, 33 na região Centro -Oeste e 28 rotas na região Sul;

10.   O trafico humano é um crime silencioso, invisível e por conta disso, difícil de ser combatido. As pessoas são aliciadas, enganadas com falsas promessas. Os aliciadores se camuflam recrutando modelos, talentos para o futebol, babás, enfermeiras, garçonetes, dançarinas, ou para trabalhos como cortador de cana, pedreiro, peão, carvoeiro etc...

11.   O tráfico humano e a escravidão estão presentes na história do brasil  (índios, negros) Assim com nas atividades das fazendas de canar de açúcar, engenhos, minas de ouro etc....

Nenhum comentário: