Display

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CONFLITOS EMOCIONAIS

 

(Foto da Internet)

Conflitos Emocionais
 
 
 
 
 
"O ser humano vivencia a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo - numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe aos nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo,
mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação
e o alicerce de nossa segurança interior" -
Albert Einstein

 
Conflitos emocionais fazem parte da natureza humana. Isso porque na condição de seres humanos temos que fazer escolhas e cada escolha implica em um ganho e uma perda. No entanto, queremos sempre obter somente ganhos. Além disso, nem sempre podemos fazer o que queremos na hora exata em que desejamos. Isso em nome da boa convivência com o meio externo.

As crises emocionais surgem a partir dos conflitos psicológicos, tais como complexos de inferioridade e de superioridade, narcisismo, agressividade, culpa, autopiedade, timidez, ciúme, inveja, etc.

Todos nós temos o desejo de nos adaptar às solicitações internas e externas e, quando isso não se torna possível, sentimos frustração, ansiedade, estresse ou um sentimento de perda. Quando não conseguimos elaborar estes acontecimentos, acumulamos estes conflitos e isso pode acarretar em uma crise emocional, atrapalhando a vida cotidiana. Ao contrário disso, se elaboramos bem nossas questões emocionais, procurando ver com clareza nosso momento de vida e superar nossos problemas, então conseguimos a auto-realização.

Temos que ter a seguinte convicção: quando nossa mente sofre, nosso corpo também sofre. Para os que duvidam desta integração do emocional com o físico, ofereço sempre um exemplo: diante de uma tristeza profunda nosso corpo imediatamente produz as lágrimas e não conseguimos evitá-las, ou seja, é o nosso corpo reagindo a uma dor psíquica. E agora lhe pergunto: o que será que acontece com nossos afetos "presos"? Bem, deixo aqui a seguinte mensagem: se você está sofrendo diante de algum conflito emocional não deixe de procurar um psicólogo, que é o profissional capacitado a lhe fornecer este tipo de ajuda.


Fonte http://www.portaldeitaipu.com.br/portugues/psicologia17.htm
 

Nenhum comentário: