Display

segunda-feira, 25 de junho de 2012

SÃO PAULO - CULTURA E FOLCLORE (ParteII)

(Parte II)

Fonte: http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/saopaulo-culturaefolclore.php


Festa de Iemanjá

Diferente da grande maioria das festas, cuja origem relaciona-se com o catolicismo, esta homenageia Iemanjá, orixá das religiões afro-brasileiras, que representa a força das águas do mar. Ela também é associada, dentro do sincretismo religioso, à Nossa Senhora da Conceição, cuja data é comemorada em 8 de dezembro. As homenagens são realizadas durante o mês dezembro nas cidades litorâneas de todo o Brasil, principalmente nas passagens de ano, onde as pessoas - vestidas de branco - jogam flores e presentes no mar. Em São Paulo, os rituais são realizados em Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga e Praia Grande.

Festa de São Gonçalo

São Gonçalo, também conhecido como Gonçalo de Amarante, nasceu e viveu em Portugal. A festa em sua homenagem, originalmente no dia 10 de janeiro (dia de sua morte), chegou ao Brasil em princípios do século 18. O diferencial da festa é a dança de são gonçalo, uma espécie de pagamento de promessa ao santo, que pode durar horas. É realizada, geralmente, em locais pequenos (como no interior das casas ou nos quintais), na frente de um altar com a imagem do santo. Os dançarinos organizam-se em duas filas, encabeçadas por dois mestre violeiros (folgazões). Aliás, o santo é padroeiro dos violeiros e também “casamenteiros das velhas”. A festa acontece em muitas cidade de São Paulo: Arujá, Nazaré Paulista, Atibaia, Joanópolis, Lagoinha, Santa Isabel, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, entre outras; não tendo uma data fixa para a sua realização.

Festa de São Benedito

São Benedito é considerado o padroeiro da comunidade negra no Brasil. As homenagens a ele são realizadas em datas diversas, conforme a tradição de cada região. Ocorrem em Tietê, Itapira, Atibaia, Arujá, Guaratinguetá e Aparecida. Nessas duas últimas cidades, as festividades são bem movimentadas e as mais tradicionais do Vale do Paraíba. Embora o dia de São Benedito seja comemorado pela Igreja Católica em outubro, nessa duas cidades as festas em sua homenagem são realizadas por ocasião da Páscoa (em Guaratinguetá, a festa é no domingo de Páscoa e na segunda-feira; em Aparecida, dura cerca de uma semana). Ambas as cidades se enchem de visitantes, música e cores. Há cavalarias, procissões, coroação de rei e rainha, execução de moçambiques e congadas, além de barracas com comes e bebes.

Nenhum comentário: