Display

segunda-feira, 25 de junho de 2012

SÃO PAULO - CULTURA E FOLCLORE

(Parte I)

Fonte:http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/saopaulo-culturaefolclore.php

A maior parte das expressões da cultura tradicional paulista tem suas raízes, fundamentalmente, em três grandes vertentes: a portuguesa, a africana e a indígena. Vale lembrar que cada uma das três trouxe influências dos vários grupos sociais e tribos que as formaram. Mesmo a cultura portuguesa, aparentemente tão única, também é fruto da mistura de vários povos da Península Ibérica. Aqui você encontra informações sobre festas e celebrações religiosas, folguedos e danças, gêneros musicais, culinária e artesanato.
Vale lembrar que grande parte dessas manifestações não são exclusivas do Estado de São Paulo, pois ocorrem em outras regiões do país.

Festas e devoções

O calendário das festas foi sendo organizado de acordo com a tradição católica. As celebrações ocorrem em ciclos bem demarcados:
- Ciclo natalino e de Reis: dezembro/janeiro
- Ciclo carnavalesco: fevereiro/ março
- Quaresma e Semana Santa: 40 dias após a Quarta-Feira de Cinzas
- Ciclo do Divino: 50 dias após a Páscoa
- Ciclo Junino: junho

Às vezes, a preparação de grandes festas, em algumas localidades, como as festas de Reis e do Divino começam bem antes da sua data de realização. Essas fases preparatórias consistem de rituais que complementam de forma especial a festa propriamente dita.
É interessante ver que sempre existe uma mistura entre a devoção religiosa e festividade profana nessas celebrações. Ao mesmo tempo em que há rezas e procissões, também há muita festa, música e danças.

Festa dos Santos Reis (Folia de Reis)

Tem como objetivo homenagear os Três Reis Magos (Gaspar, Belchior e Baltazar), cujo dia oficial é 6 de janeiro. O forte desta comemoração é a presença das Folias de Reis, que são grupos devocionais - geralmente formados por homens - que representam a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.

Assim como nas Folias do Divino, esses grupos visitam casas realizando cantorias e rituais de louvação, pedindo doações para a festa. Os visitantes vêm fantasiados, portando instrumentos musicais e uma bandeira, a qual é recebida, logo na porta, pelo dono da casa. Este a conduz para dentro, passando-a sobre a cabeça dos membros da família e por todos os cômodos, a fim de garantir a proteção divina.

 Alguns foliões visitantes vêm vestidos de palhaços (com máscaras, chapéus com formato de cone, roupas coloridas e folgadas) e fazem o papel dos “soldados do rei Herodes”. As visitas, ou “giros”, acontecem entre os dias 24 de dezembro e 6 de dezembro

A festa ocorre em muitas cidades paulistas sendo que, por conta da presença expressiva de folias nas regiões norte e noroeste do Estado, são realizados encontros de folias (às vezes, reunindo mais de 50 grupos). Essas festas são comuns em Altinópolis, Barretos, Ribeirão Preto, Votuporanga, entre outras. Seus organizadores procuram não coincidir que as festas de seus municípios com as de outros; o que em muitos momentos torna-se inevitável. Por essa razão, realizam-se festas até o mês de maio, com interrupções pelo período quaresmal, estendendo-se até mesmo pelo segundo semestre.



Nenhum comentário: