Display

terça-feira, 26 de junho de 2012

SÃO PAULO - CULTURA E FOLCLORE (Parte IV


blog.brasilturista.com.br

                           fonte: http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/saopaulo-culturaefolclore.php

Festa de Santa Cruz

No Brasil, a devoção e a festa de Santa Cruz (maior símbolo do cristianismo) foi trazida pelos jesuítas e logo adaptada à cultura indígena, como a inserção da dança “sarabaquê”, visando a catequização dos índios. Para os guarani era “santa curuzu” e para os tupi “santa curuçá”.

Há sempre a presença de grandes cruzes (localizadas em locais centrais, como praças e em frente às igrejas), danças, cantorias ao som de violas; sendo que a festa é dividida em 3 partes: saudação, roda e despedida.

A festa é considerada uma das grandes contribuições dos jesuítas e dos índios para a formação cultural do Estado de São Paulo. É comemorada no início de maio (perto do dia 3), em cidades como Embu, Itaquaquecetuba, Brotas e Carapicuíba (a mais famosa).

Mais informações em:
- Festa de Santa Cruz em Carapicuíba
- Dança de Santa Cruz (texto de Alceu Maynard Araújo, publicado originalmente no Correio Paulistano, em 1920)

Festa de Corpus Christi

Corpus Christi vem do latim e quer dizer “Corpo de Cristo”. A celebração foi criada pela Igreja Católica, no século 13, para lembrar a presença e o sangue de Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia. Não tem uma data fixa e é uma das festividades que giram em torno da Páscoa. É celebrada na quinta-feira após o domingo de Pentecostes, que por sua vez é comemorado 50 dias após o domingo de Páscoa.


A maior característica dessa celebração é a confecção de tapetes coloridos e com desenhos que lembram a data- confeccionados com pétalas de flores, serragem tingida, vidro moído, casca de ovo, pó de café, entre outros materiais - que cobrem as ruas por onde passam as procissões. Os tapetes são feitos pela própria comunidade e são um belo exemplo de trabalho colaborativo.

 A celebração ocorre em Matão, São Manuel, Caçapava, Santana do Parnaíba, Taubaté, São Luiz do Paraitinga, Taquaritinga e Capivari.




                                                           foto cacapavasite.com.br




                               Foto  nossosaopaulo.com.br

 

Nenhum comentário: