Display

terça-feira, 26 de junho de 2012

DIA INTERNACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS

26 de Junho
Drogas?... Diga não.
A magnitude do problema do uso indevido de drogas, verificada nas últimas décadas, ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio da saúde pública no país. Além disso, este contexto também é refletido nos demais segmentos da sociedade por sua relação comprovada com os agravos sociais, tais como: acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade.

Os motivos que podem levar uma pessoa a se entregar ao vício de drogas são vários e vão desde a necessidade de aceitação por um grupo até um problema de cunho familiar ou emocional. Da mesma forma são inúmeras as pessoas que se aproveitam disso para traficar e obter lucros com as fraquezas alheias.

Mas como resolver essa situação? O tráfico cresce porque cresce o número de usuários de drogas.
Este número aumenta porque aumenta o tráfico de drogas.

Isso significa que não adianta combater às drogas simplesmente como um "problema de polícia".
Não adianta lutar contra o tráfico, enquanto crime, e esquecer de lutar contra às causas que levam as pessoas ao consumo e a dependência química. O combate às drogas deve se dar também no âmbito educacional, psico-social, econômico e até mesmo espiritual.

Muitos setores da sociedade já perceberam isso e, em conseqüência, aumentam as campanhas de combate às drogas e as organizações que visam a recuperação de dependentes químicos e sua reintegração na sociedade. Exemplo desse esforço social foi a campanha da Fraternidade de 2001, da Igreja Católica, cujo tema foi, "Vida Sim, Drogas Não".

Saiba como agir - Tente conversar e mostrar ao dependente químico quais os danos que o vício está causando na vida dele, bem como apresentar-lhe soluções viáveis. Caso o viciado já esteja numa fase crônica, não relute em encaminhá-lo para uma clínica de recuperação; mas não deixe de comunicá-lo anteriormente.

A ajuda e as dicas de um profissional competente, como um psicólogo ou psiquiatra, são de extrema importância para o próprio dependente e para aqueles que têm que lidar com um. Outro fator relevante é tornar o dependente ciente de seu comportamento quando está sob efeito da droga e as conseqüências que ele traz para si e para as demais pessoas.

Fonte:UFGNet


Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/junho/dia-internacional-do-combate-as-drogas.php#ixzz1yukLajOY

24 comentários:

Pedro Murilo disse...

A ideia central do texto é, dizer que as drogas não são combatidas, por policiais, e sim, por você mesmo. Você tem que saber se controlar, ou seja, não usar drogas e se tornar um dependente. Drogas podem levar á morte. Como disse no parágrafo:"Isso significa que não adianta combater às drogas simplesmente como um "problema de polícia".
Não adianta lutar contra o tráfico, enquanto crime, e esquecer de lutar contra às causas que levam as pessoas ao consumo e a dependência."

Pedro Murilo disse...

O que eu mais gostei do texto foi, que, os motivos que podem levar uma pessoa, a se entregar ao vício das drogas,são vários e vão desde a necessidade de aceitação por um grupo até um problema de cunho familiar ou emocional. Porque as pessoas também acham que fumando, bebendo, usando qualquer tipo de droga, ele vai esquecer os problemas, mas os problemas só aumentarão e drogas, não levam á nada além de dependência.

Pedro Murilo disse...

No texto "A fé dos Jovens" o autor, quer transmitir, que, não se pode trocar a fé nem Deus, por coisas supérfluas, nunca. Mas também podemos usá-las sim, mas sempre temos que ter um momento para Deus. Porque essas coisas, não farão diferença na sua vida, e Deus sim. Você tem que pensar no que faz, começar a ter mais fé. Não desistir tão facilmente, porque a esperança é a última que morre.

Anônimo disse...

A ideia principal do texto foi que as pessoas que mais se acidentam em transito, no trabalho, também que se violentam em casa e nos crimes na ruas etc.
As pessoas que vão ao caminho de se drogar elas começam em grupos e no cunho familiar ou emocional.E outras inúmeras pessoas se aproveitam disso para traficar e obter lucro com as franquezas alheias.
O trafico cresce, pois cresce os usuários de drogas.
Significa que n adianta lutar contra o trafico simplesmente com a policia, não adianta lutar contra o trafico enquanto crime e não lutar com os problemas de dependência química.O combate ás drogas deve se dar também no âmbito educacional, psico-social, econômico, e até mesmo espiritual.

Dica:Saiba como agir - tente conversar com os seus amigos e seus pais e mostrar ao dependente químico quais os danos que o vício esta causando na vida dele.A ajuda de um profissional competente, como um psicólogo ou psiquiatra, são de ESTREMA importamcia !!!

Vinicius 6ºano A

Anônimo disse...

eu acho que os jovens estão se envolvendo muito com as drogas e isso causa a morte e estão s envolvendo cada vez mais e eles estão tão viciados e não conseguem parar e com isso e eles acabam fazendo agravo social como acidente de trânsitoe de trabalho,violÊncia domiliciar e crescimento da criminalidade.Luigi 6 ano

Anônimo disse...

eu mais gostei que eles tentam acabar com as drogas com um problema de policia não adianta lutar contra o tráfico,enquanto crime, e esquecer de lutar contra as causas que levam as pessoas ao consume e a depenÊncia química.O combate ás drogas deve se dar também no ámbito eduacional,psico social, económico e até mesmo espiritual Luigi 6 ano

Anônimo disse...

A ideia central do texto é mostrar que as drogas não são combatidas por policiais e sim por você mesmo. Se você saber controlar o que você usa, não teríamos tantos problemas quanto temos hoje. O que eu mais gostei do texto foi que os motivos que podem levar uma pessoa a se entregar ao vício são vários e vão desde a necessidade de aceitação até um problema de família, emocional etc
Carlos Humberto Oliveira Filho - 9° ano - n°: 2

Anônimo disse...

eu acho que o combate ao uso de drogas é muito importante , pois hoje em dia os jovens tem cada vez mais cedo o contato com drogas o que pode decidir a vida deles no futuro,a dependência química é uma coisa muito difícil de perder mais por outro lado é facil de se conseguir .
alem da convivencia com a familia virar um stress para todos .
Thiago Nº22 9ºano

Anônimo disse...

O texto tem como intenção a prevenção contra as drogas, e para reforçar essa ideia o texto faz argumentos mostrando os males das drogas, mas ele também toca no assunto da recuperação, porque nem todo mundo que usa drogas ou é viciado não tem salvação, e é isso que esse texto tenta explicar, portanto esse é um bom texto que possui como foco as drogas em relação a vários assuntos como a prevenção e o tratamento.

Rodrigo Souza Sequeira 9 ano n 20

Anônimo disse...

no texto fala sobre palestras sobre drogas metodos como parar como se afastar das drogas. os participantes geralmente sao jovem e adultos. e isso eu acho uma maneira muito legal para parar com as drogas em nosso mundo.
FELIPE FECURI N3 9 ANO

Anônimo disse...

A ideia central do texto é que uma pessoa entra ''no mundo das drogas'' por problemas de família muitas vezes ou por causas dos amigos. E é importante que saibamos conversar com o dependente químico, e que esse é um problema que temos de resolver, e não os policiais. Muitas vezes os dependentes precisam mais da família nessas horas do que qualquer outra coisa. Eu gostei do texto, pois retrata como podemos ajudá-los e também como eles podem agir, procurando familiares, etc.
Nathalia 9º ano

Anônimo disse...

As drogas são problemas que praticamente todas as sociedades contemporâneas, pois desestrutura a família e econômico por gerar diversos custos para o governo que na maioria das vezes mantém o tratamento. No Brasil, as drogas também financiam a violência e o crime.

Pedro Carvalho- 9 ano- numero 18

Anônimo disse...

O que eu mais gostei nesse texto foi que ele combate as drogas e também esta tentado não deixar mais o adolecentes ficar drogados !

Vinicius 6ºano A nº22

gabriel bufano disse...

As drogas estao cade vez mais e mais em nossas vidas tanto com os amigos na escola que usam quanto na rua.Voce tem q saber resistir e dizer nao para as drogas

Anônimo disse...

Eu achei o texto muito bom , ele explica o combate as drogas e deixa uma " ideia" para que os jovens ja fiquem cientes do que a droga causa, as consequencias...E que os jovens estão entrando nessa vida cada vez mais cedo !

Anônimo disse...

Eu achei o texto muito bom , ele explica o combate as drogas e deixa uma " ideia" para que os jovens ja fiquem cientes do que a droga causa, as consequencias...E que os jovens estão entrando nessa vida cada vez mais cedo! Giovanna Raymundo- 8°ano

Anônimo disse...

O autor quiz dizer que não adianta combater os traficantes que não vai mudar muito.Porque as pessoas que vão lá procurar a droga porque eles acham que ele esta abandonado e não se sente acolhido na familia. Então ele vai lá procurar as drogas e as bebidas,quando a pesssoa entra e já está viciado tem que procurar ajuda médica e sempre acolher ele.
Eua acho que o autor está muito certo porque se apessoa se sente abandonada e vão procurar um alivio e acaba econtrando a droga e bebidas

Antonio Simões de Jong

Antonio Ribeiro Stelzer disse...

A idéia central do texto é dizer que a droga, muitas vezes, é utilizada para suprimir problemas sociais do usuário. Seja por não saber como enfrentar um problema, possuir alguma angústia, ou até mesmo ingressar num determinado grupo ou agradar alguém,a pessoa vai atras da droga, e isso é fato. Prender os traficantes,e até mesmo os usuários nem sempre pode ser a melhor solução.
Cuidar dos problemas sociais, demonstrar afeto e carinho,sem reprimir,odiar e menosprezar o usuário,sem dúvida surte mais efeito sobre a pessoa do que qualquer solução possível.
Por exemplo, falar dos males da droga pode nem sempre surtir efeito garantido, porém demonstrar afeto e dar apoio é um caminho onde mesmo que pequenos, os resultados estão sempre presentes. Concientizar o usuário tratando ele como um criminoso dependente e fraco, é o mesmo que dizer a ele que você pouco se importa com seu bem estar.

Antonio Ribeiro Stelzer, 8 Ano Colegio NS do Morumbi, 27/06/2012

Anônimo disse...

fala se que nesse texto a pessoa usa drogas por varios motivos.
nisso eu ate comcordo e fala tambem que a policia nao consegue pegar os traficntes e usoarios mas se for uma pessoa rica de financeramente a policia nao liga mas sedo qualquer vagabundo a polica alem se prender mate no usori ou no traficnte
e motivo principal de adolecente usar drogas eh aceitação num grupo
e na minha opinião eh voce esta triste usa as drogas em poucas horas voce fica feliz e da uma falsa sençasão de prazer , de pois as sençasoes boas vao embora e voce tenque usar de novo para ficar novamente feliz
Felipe Levi Rocha n 8 8 ano A

Anônimo disse...

Andreza disse

O texto diz mas que nao vale a pena usar drogas que nao vai levar a sua vida em nada...
A maioria dos jovens ja crianças ja tem contato com as drogas acha que a mae vai aceitar o fato que ele e usuario.
No texto fala um coisa que mexeu muito comigo a frase e essa Isso significa que não adianta combater às drogas simplesmente como um "problema de polícia".

Entao DROgAS NUNCA MESMO !!!

Anônimo disse...

Eu acho esse texto bem interessante pois fala como combater as drogas, que os jovens entram cada veis mais cedo no mundo das drogas, o envolvimento com as drogas pode decidir como sera o seu futuro, e a dependencia quimica é muito dificil de conter e causa um mal estar na familia


João Azevedo Yoshida 7°ano

Anônimo disse...

Rafaela Serpico
O texto diz sobre o trafico, que ele esta cada vez mais presente na vida dos jovens e ele aparece cada vez mais cedo tambem, drogas sempre sao porblemas, e o texto é otimo, ele deixa o recado para os jovens que antes de usar eles precisam pensar em tudo que pode acontecer depois....

Rafaela Serpico 7ano Nossa Senhora do Morumbi

Anônimo disse...

Eu corcordo com tudo,principalmente quando o autor diz: não adianta combater às drogas simplesmente como um "problema de polícia". isso é verdade,drogas não são apenas problemas da policia... são problemas familiares... de saudade,imagina o impacto que deve ser um pai,uma mãe,um avô,uma vó... saber que seu filho seu neto... esta usando drogas,saber que a vida dele pode passa a ser comprometida e dependente.
E a saudade? adolescentes não tem noção do estrago que as drogas fazem... e a polia,seu dever é combater as drogas,mais isso não é só a policia,os pais as maes,todos querem combater as drogas. Os adolescentes deviam colocar na cabeça e ficarem cientes que as coisas não são simples... pensam que usando uma vez... duas... ele(a) para de usar.
Algumas pessoas saem dessas e outras não,os adolescentes em primeiro lugar deveriam ficar ciente da saude deles e dos pais ao saber que o filho virou um dependente,isso deve ser muito doloroso... enfim,concordo com o texto.

Rodrigo Cortizo 7º Ano

Rodrigo Noto 9 ano disse...

Eu acho que nos dias de hoje a droga e muito facil de comprar e tudo mais, e necessitamos parar com isso porque assim o mundo nao vai andar, com os dias de hoje, tudo mundo vai acaba no crack, na heroina, precisamos combater isso... se nao mudarmos o mundo vai estar perdido vamos mudar!!!
Este e meu pensamento