Display

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PARADIGMA DO CUIDADO





ATITUDE REVELADA EM ALGUNS VERBOS:



VER:


“ O Bom Samaritano é todo homem que se detém junto ao sofrimento de outro homem, seja qual for o sofrimento” (SD 28).



COMPADECER-SE:



“Bom Samaritano é todo homem sensível ao sofrimento de outrem... Por vezes esta compaixão acaba por ser a única ou a principal expressão do nosso amor e da nossa solidariedade com o homem que sofre” (SD 28).



APROXIMAR-SE:


Curar-se do medo de se aproximar do outro, de se tornar próximo do outro, pois isto implica aceitar tornar-se frágil nas mãos de outrem.


CURAR:


A presença do outro que sofre clama por cuidado. Acolhendo este clamor se traduz em atitude os sentimentos de solidariedade e compaixão.


LEVAR À HOSPEDARIA:


Indica a necessidade de mudanças e adaptação para atender aquele que sofre. A mobilização de levar à hospedaria gera uma rede de solidariedade.


CUIDAR:


Este verbo expressa o conjunto da intervenção do Samaritano. Cuidar passa a ser uma missão, pois os passos dados pelas ações no decorrer da intervenção gera compromisso.


A DIGNIDADE DE VIVER E MORRER:


•Precisamos de sabedoria e ética samaritana para cuidar das pessoas que estão se aproximando do final de suas existências. O desafio ético é considerar a questão da dignidade no adeus à vida.Antes de existir um direito à morte humana, há que ressaltar o direito de que a vida possa ter condições de ser conservada, preservada e desabrochada plenamente.


Nenhum comentário: