Display

terça-feira, 19 de julho de 2011

TEATRO COM CLAUDIA MISSURA



FOTO: Por Georgia Branco - Album de Claudia Missura - Facebook

Peça infantil retrata os universos feminino e masculino pela ótica de uma criança muito curiosa.

por Nivia de Souza, filha de Tânia e Renato.

Curiosidade e criança são duas palavras que andam juntas. É durante a infância que se pode descobrir inúmeras coisas novas, até mesmo em um único dia. A peça O Menino Teresa explora este universo de criatividade e achados, que envolve esta fase tão divertida.

O espetáculo conta a história de Teresa, uma menina que, por uma tarde, se veste de menino e cria uma expedição para mergulhar neste mundo desconhecido. “A peça mostra quando a criança começa a se interessar pelo sexo oposto, sem ter a ver com sexualidade e, sim, com descoberta”, diz Cláudia Missura, filha de Maria Eugênia e Natalino, e atriz que dá vida a Teresa.

A personagem acredita que só entendemos algo de verdade, quando vivemos a experiência e foi pensando nisso que Teresa resolve desvendar os mistérios e hábitos masculinos. “Ela é investigadora, lê Indiana Jones. Têm crianças que são mais assim e outras que são mais calmas”, conclui Cláudia, que, para construir a personagem, se inspirou em alguns pequenos com quem convive. E a atriz complementa dizendo que “têm coisas que a gente não precisa fazer porque sabemos onde leva”.

As descobertas da menina acontecem em quarto escuro, onde ela acha objetos com um tamanho maior daqueles que pertencem aos seus amigos. Na verdade, Teresa encontra as coisas de se pai, que já morreu. Segundo Cláudia, este assunto é tratado de forma sutil pelo roteiro e que, na realidade, ela precisa desvendar o masculino. “Ela está focada nas diferenças entre os sexos”, conta.

A trilha sonora da peça foi composta por Marcelo Romagnoli (escritor e diretor da obra, também) e Tata Fernandes, que a executa ao vivo. “A música faz parte da dramaturgia da peça”, explica Cláudia. Tanto Claudia como Tata Fernandes fazem parte da Banda Mirim que, em seu repertório, têm mais três peças. Todas elas envolvem, além da dramaturgia, música e circo.

Nenhum comentário: