Display

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

POR QUE É DIFICIL DIZER NÃO ÀS DROGAS

Fonte: Sandra Scivoletto, psiquiatra do Grupo Interdisciplinarde Estudos de Álcool e Drogas da Universidade de São Paulo

(http://veja.abril.com.br)

Quem usa drogas pela primeira vez não vê os amigos se acabando nas sarjetas e não acredita que vai ser um viciado

As campanhas contra o uso de drogas e a exibição na televisão do efeito devastador que elas têm sobre a vida dos viciados deveriam ser suficientes para riscar esse mal da superfície do planeta. Não é o que acontece. Num desafio ao bom senso, um número enorme de adolescentes continua dizendo sim às drogas.


Pesquisa recente mostrou que um em cada quatro estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública brasileira já experimentou algum tipo de droga, além do cigarro e das bebidas alcoólicas. A idade do primeiro contato com esse tipo de substância caiu dos 14 para os 11 anos em uma década. Tais dados sinalizam um futuro bem ruim. Quanto mais cedo se experimenta uma droga, maiores são os riscos de se tornar viciado. As pesquisas também revelam que a maioria dos jovens sabe que as drogas podem se transformar num problema sério. Mas isso não basta para mantê-los longe de um baseado ou de um papelote de cocaína.

Por que é assim? É claro que quem experimenta pela primeira vez não deseja virar viciado. Um estudo do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas da Universidade de São Paulo (Grea) diz que a curiosidade é a motivação que leva nove em cada dez jovens a consumir drogas pela primeira vez. Em seguida vem o desejo de se integrar a algum grupo de amigos.

No momento da iniciação das drogas, o adolescente não vê os amigos morrendo, sendo pressionados por traficantes nem se acabando nas sarjetas. Também é difícil perceber a importância que a droga pode assumir em sua vida no futuro. A maioria das drogas só provoca dependência depois de algum tempo de uso. Ou seja, quem entra nessa só percebe tarde demais que está num caminho sem volta. Apenas uma parcela dos usuários se torna dependente grave, do tipo que aparece nas novelas de TV. Apostar nesse argumento para usar drogas é uma loteria perigosíssima, porque ninguém sabe ao certo se vai virar viciado ou não.

Há alguns fatores que contribuem para que um jovem tenha maiores probabilidades de se viciar. O primeiro é genético. Já se provou que pessoas com histórico familiar de alcoolismo ou algum outro vício correm maiores riscos de também ser dependentes. Os demais estão relacionados com a personalidade. Adolescentes tímidos, ansiosos por algum tipo de reconhecimento entre os amigos, apresentam maior comportamento de risco para a dependência. Eles acreditam que as drogas os ajudarão a ser mais populares entre os colegas ou que serão uma boa maneira de vencer a travação na hora de se declarar e namorar, tarefa sempre complicada para quem é introvertido. Jovens inseguros, que sofrem de depressão ou ansiedade, costumam procurar as drogas como alívio para seus problemas. É ainda uma forma de mostrar aos pais que algo não vai bem com eles ou com a vida familiar. No extremo oposto, aqueles que parecem não ter medo de nada e que buscam todo tipo de emoções também correm grande risco de se envolver com drogas.

O melhor jeito de dizer não às drogas é entender que ninguém precisa ser igual ao amigo ou repetir padrões de comportamento para ser aceito no grupo. É por isso que a prevenção em casa funciona melhor que os anúncios do governo. "Dá para fazer uma boa campanha doméstica sem falar necessariamente em droga", diz o psiquiatra Sérgio Dario Seibel, de São Paulo. Em outras palavras: é natural o adolescente repelir reprimendas e conversas formais sobre esse assunto. Imediatamente fecha a cara e os ouvidos a quem lhe diz em tom grave: "Precisamos conversar sobre drogas", seja o pai, a mãe, seja o governo ou qualquer instituição. A situação ainda é pior quando o pai bebe todo dia sob o pretexto de relaxar ou quando está nervoso e deprimido. Ele pode passar para o filho a idéia de que a bebida é um poderoso aliado para enfrentar obstáculos. A mãe que toma comprimidos para dormir também está dando ao filho a falsa idéia de que as substâncias químicas garantem a felicidade. Daí a ele achar natural usar drogas é apenas um passo.

Elas fazem muito mal

Muita gente acredita que o consumo esporádico de drogas não faz mal. Errado. Todas as drogas são de alto risco: prejudicam a saúde, perturbam os estudos e alteram o humor para pior. E ninguém sabe de antemão se vai ou não se tornar um viciado.
ÁLCOOLProvoca cirrose e hepatite alcoólica, hipertensão, problemas cardíacos. Causa danos cerebrais e provoca perda de memória. Leva à dependência física, com graves crises de abstinência e, em grandes doses, provoca coma.
MACONHACausa apatia e perda de motivação, prejudica a memória e o raciocínio. Estudos mostram que quem fuma maconha está mais sujeito a sofrer de insuficiência cardíaca e esquizofrenia.
Milton Carello
COCAÍNAO risco de overdose é alto, o que pode levar à morte. O uso contínuo causa degeneração muscular, perda do desejo sexual, alucinações e delírios. Uma em cada cinco pessoas que experimentam a droga se torna dependente
Ricardo D'Angelo
ECSTASYInduz a ataques de pânico e ansiedade. Provoca danos nas células nervosas, o que leva à depressão crônica.




Teste



O que você sabe sobre seu filho?


Muitas vezes os pais são os últimos a saber dos problemas dos filhos. Confira se você conhece bem seu filho e está em condições de perceber se ele precisa de ajuda

1. Você conhece o melhor amigo de seu filho? Sim Não

2. Sabe qual é a coisa que ele mais teme? Sim Não


3. Conhece o seu programa de TV favorito? Sim Não


4. Sabe se ele gosta mais de matemática que de geografia? Sim Não


5. Saberia dizer qual a cor que ele gostaria de ter nas paredes do quarto? Sim Não


6. Conhece qual é o herói de seu filho? Sim Não


7. Sabe se ele se sente querido pelos colegas na escola? Sim Não


8. Saberia dizer o que ele mais gostaria de fazer nas próximas férias? Sim Não


9. Sabe qual é o objeto pessoal a que ele dá mais valor? Sim Não
10. Saberia dizer qual a comida de que ele mais gosta? E a que detesta? Sim Não


11. Sabe o que seu filho considera ser seu maior talento ou habilidade específica? Sim Não


12. Conhece qual é o aspecto ou detalhe de aparência de seu filho que ele menos gosta? Sim Não


13. Sabe o que ele deseja para si mesmo profissionalmente? Sim Não


14. Conhece qual dos afazeres ou tarefas domésticas ele menos aprecia? Sim Não


15. Sabe de qual acontecimento, momento ou ocasião familiar ele mais gosta? Sim Não


16. Conhece os apelidos que os outros adolescentes dão ao seu filho? Sim Não


17. Conhece os feitos ou realizações de que seu filho mais se orgulha? Sim Não


18. Sabe qual a maior queixa ou reclamação que seu filho tem da família? Sim Não

19. Conhece seu estilo favorito de música? Sim Não

20. Sabe quais esportes ele tem mais prazer em praticar? Sim Não


21. Sabe qual seu estilo ou tipo de roupa favorito? Sim Não


22. Sabe o que seu filho gostaria de mudar ou modificar nele mesmo? Sim Não


23. Saberia dizer qual a situação que o deixa mais embaraçado? Sim Não


24. Conhece a pessoa, fora do âmbito familiar, que mais influenciou ou tem influenciado seu filho? Sim Não

Pontuação

Resultado
• Entre 24 e 19 pontos: você conversa bastante com ele e o conhece bem


• Entre 18 e 12 pontos: você o conhece razoavelmente bem, mas pode melhorar


• Menos de 12 pontos: você precisa ficar mais tempo com ele e ouvi-lo mais

16 comentários:

Lety Ricardez disse...

Siempre lo dije mi querida Celina, nunca probaría las drogas, y no por buena, simplemente por miedosa.
Ojalá muchos jóvenes dejaran de interesarse en algo tan terrible al menos por miedo.

Anônimo disse...

eu achei que esse texto é muito bom por que ajuda os adolecentes a se previnir e ter uma idéia de como é dificio deichar as droga e quando vc usa uma vez é muito dificio largar depois.



nome:Paulo Sérgio nº18 8ºano A

Anônimo disse...

as drogas são algo perigoso mesmo as legalizadas(alcool e cigarro)porém acho que as drogas deveriam ser livre,por que assim acabava os traficantes e dava paz a São Paulo.

João n8 8 ano

Anônimo disse...

eu achei esse topico muito bom pois informa sobre o assunto que está muito "famoso" hoje em dia e pode ajudar muitos jovens que tem problemas com cigarro alcool e drogas

thiago 8ºano nº24

Anônimo disse...

As drogas é um atual e sério problema da sociedade,mesmo com asd diversas campanhas e programas governamentais,o numero de dependentes quimicos continua aumentando cada vez mais.
Algumas pessoas as experimentam pelo simples fato de ser curiosos,outros para fugir dos problemas..entre diversos outros motivos,todos graves.
Nao é possivel acabar com esse problema de uma hora para outra,e sim,com o tempo.
Mas é importante ficar atento ao comportamento dos adolescente,jovens e a todos,pois a droga nao atinge só uma idade.
É importante tambem,na minha opiniao,a divulgação do quao grave é tal problema,e de todas as consequencias (SEMPRE negativas) que ela traz;)

Nathalia Horst,8 ano,numero 18

Anônimo disse...

nesse texto fala a realidade que muitos adolecentes vem amigos com drogas quer provar e acaba se viciando sem saber e eles nao dizem nao as drogas porque acham uma coisa legal e que se esperimentarem nao vao viciar mais acabam viciando e acabando cm suas vidas e hoje tem muitas insistuisoes que ajudam esses adolecentes e nao é apenas drogas como cocaina mas sim drogas do dia dia como bebidas cigaros e etc e e essa e a realidade de 1/4 dos adolecentes q antes a media para isso acontecer era aos 14 anos agora é 11 anos muito cedo
felippe narracci 8ano

Anônimo disse...

Hoje em dia ,as drogas são um dos maiores problemas da sociedade.Esse artigo pode ajudar pessoas que podem estar na mesma situação citada.As droga podem causar grandes consequências no futuro,como não poder beber no futuro ou até evitar alguns tipos de comida.A maioria dos drogados tem uma boa condição de vida,ou seja, sua família pode acabar sendo prejudicada também.Muitas das pessoas que não possuem família ou uma moradia fixa,se drogam para não passar fome ou frio.

Stéfanie 8ano A n°29

Anônimo disse...

O texto da uma ideia de como é devastador o efeito da droga, mostra que 1/4 dos adolescentes, ou seja, grande parte já usou droga alem da bebida e do cigarro , achando que não seria um viciado em drogas e a maioria termina em uma historia trágica. Vários jovens vendem coisas de sua propria casa para coprar drogas, vendem seus tenis, perdem tudo, vão morar na rua e morrem, desaparecem de seus pais, se metem em confusão por causa de divida de droga, vão preso e etc. Então a mensagem que o texto passa é que vc não deve usar drogas, pois depois vc pode acabar em uma historia trágica.

PEDRO-8° ano

Anônimo disse...

Eu achei o texto muito legal , porque ajuda as pessoas a não se viciarem e a parar de usar drogas

Anônimo disse...

Eu achei muito legal oque a celina ta fazendo,eu acho assim que droga e uma coisa muito vicia e muima coisa muito chata horrorosa .Oque a celina fazendo e muito bom porque ajuda a se previnir das drogas principalmente crianças e adolescentes e ter uma ideia de como e a droga uma idea de como e dificil de sair das droga omo e ruim para os pais saber que o filho ta viciiado como e ruim saber que o filho ta roubando para comprar drogas de que deve ter que colocar
clinica de recuperaçao.Então tomen cuidado com as DROGAS!!!!e tambem fumo OK?

Andreza simoes de jong 6ºano A

Anônimo disse...

Eu achei o texto muito legal , porque ajuda as pessoas a não se viciarem e a parar de usar drogas.
E também o texto da umas dicas muito boas para se previnir.


Vinicius 6 ano

Anônimo disse...

as drogas são algo perigoso mesmo as legalizadas com alcool e cigarro porem acho isso muito ruim isso deveria acabar e ser uma punição para quem fez e quem vende tambem.



joão 6ano

Anônimo disse...

Eu achei o texto muito interessante porque mostra que a maioria dos adolecentes estão indo para um lado muito ruim,drogas.As drogas estão se espalhando muito mais,porque os adolecentes incentivão os amigos para que usem droga que nem eles,e muita gente cai nessa,muitas pessoas que usão drogas acabão entrando em um caminho sem volta,e quando percebem que as drogas fazem mal e pode causar até a morte,é tarde demais.Alem dos adolecentes,tem pai e mãe que usão droga e o filho ou filha acabão entrando,as drogas fazem mal e temos que acabar com isso.

Rodrigo Cortizo 6 ano.

Anônimo disse...

eu acho interressante porque as pessoas refletem mais antes de EXPERIMENTARTAR se vc nao experimenta vc nao vicia




ano
Caio Genesini Abramovay

Anônimo disse...

isso incentiva os adolescentes a nao seguir o caminho ruim da vida. nicolas 7ano

Anônimo disse...

eu acho q esse texto é muito pq ajuda os adolencentes a n usarem drogas nem beberem e tbm ajudo os pais a asaberem melhor do seus filhos.


Felipe Levi Rocha 7 ano A 29/6/11