Display

domingo, 10 de outubro de 2010

TRANSTORNO DO PÂNICO


Celina Missura
Os ataques de pânico não duram muito tempo, mas trazem para a pessoa muito desconforto físico e emocional.


No momento do pânico a pessoa pode sentir tontura, taquicardia, sudorese, tremores, falta de ar, palidez , tensão muscular, dificuldade de respirar, confusão mental, medo de morrer, vertigens etc...


Quem sofre do transtorno do pânico, passa a ficar muito ansiosa, antecipando os acontecimentos, ficando apavorada só em pensar quando será o próximo ataque e acaba se fechando com muito medo. Deixa de fazer inúmeras coisas como por exemplo passear, viajar de avião, pegar elevador, atravessar uma ponte, andar de ônibus, falar em público, etc..etc...


O ataque de pânico aparece do nada, sem uma causa real. No entanto, deve existir alguns fatores psicológicos relevantes que provoca tal situação.


É importante que a pessoa analise com seu terapeuta para identificar os estressores que provocam os ataques. Talvez, uma dica seria pesquisar as perdas significativas que teve na vida. Acredito que esse seja o primeiro passo para a superação do transtorno do pânico! Outro fator importante é enfrentar seus medos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Celina,
Parabéns pela publicação do artigo " Transtorno do Pânico."
Por experiência posso dizer quanto é desagradável passar por isso.
Hoje, curada e olhando para trás, reconheço a importâcia do conhecimento do assunto, bem como do tratamento do transtorno.
Seu artigo claro e objetivo, é um convite a leitura e aprofundamento de temas de relevada importância. Parabéns e obrigada.

Celina Missura disse...

Fico feliz em saber que algumas pessoas estão se encontrando nos artigos aqui publicados.