Display

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

JOVEM E O USO DE DROGA AUTODESTRUTIVA


(Foto- crédito Celina Missura)

Autora: Celina Missura - Psicóloga Clínica

A droga é autodestrutiva e geralmente está co-relacionada a um transtorno de personalidade, deixando o usuário fragilizado, intolerante, agressivo, deprimido, impulsivo, descontente com sua vida e muito próximo da criminalidade. Com isso, a maioria dos usuários não consegue perceber ou admitir os perigos que acarreta o abuso de drogas. Ficam incapacitados de administrar os afetos e controlar os impulsos.


O uso de droga é uma tentativa desesperada para compensar um vazio profundo e existencial do usuário. É, muitas vezes, querer preencher ou compensar a baixa auto-estima e os problemas de relacionamento interpessoal que não consegue enfrentar ou superar. A droga passa a ser uma necessidade para encobrir um “buraco” interior de insatisfação e geralmente está associada à depressão.

Uma das conseqüências do uso constante de substâncias químicas é a incapacidade do usuário em identificar e reconhecer seus sentimentos e emoções visto que se estabelece nele uma confusão mental.

O acompanhamento médico/psicoterápico se faz necessário afim de que comece a lidar com seus sentimentos internos negativos e aos poucos poder falar sobre isso com o terapeuta e assim começar a conter o impulso de ingerir a substância química que passou a ser uma necessidade em sua vida.
.
Portanto, atitudes punitivas, confrontos, sermões por parte de familiares não resolve a situação, pelo contrário, agrava ainda mais.

Nenhum comentário: