Display

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CAPOEIRA

Janaina Fidell (São Paulo)


A Capoeira é uma das expressões culturais mais conhecida no Brasil. Entretanto, pouco se conhece de sua verdadeira origem e fundamento. Sua filosofia tem haver com a luta de um povo que se expressa em forma de arte, dança e jogo. O Grupo Novas Raízes, de Americanópolis, São Paulo, apresenta algumas informações sobre este patrimônio cultural.


Capoeira é uma arte
porque tem a capacidade de concretizar uma emoção, a sensação de sentir-se vivo; como um pássaro que voa em total liberdade. Liberdade palavra forte na origem da capoeira a partir da coragem expressa no grito dos nossos ancestrais. Arte criada e recriada ao longo de nossa história que possibilita o surgimento de algo novo entre as pessoas, entre culturas.




Capoeira é uma dança
que traz o movimento sincronizado entre a leveza e a força, o ataque e a defesa. Na ginga o capoerista transmite o axé, energia positiva que contagia o ambiente. Ao som do berimbau, atabaque e pandeiro, o ritmo acelera o corpo e expande energia.



Capoeira é um jogo
que não se joga sozinho, como na vida. Na roda, o capoeirista não tem adversário e sim um companheiro de jogo. O que importa é que cada um expresse com prazer sua dança, sua arte, em sintonia com o outro, respeitando sempre o movimento do companheiro.




Capoeira é uma luta
pessoal que faz com que o capoerista aprenda a ter controle de si, dominando sua agressividade de forma saudável. É também a busca do sonho permanente em favor da igualdade entre os povos, contra a discriminação racial, que vem perdurando ao longo da história.



(Fotos - crédito Janaina Fidell)

2 comentários:

Mariolino disse...

Non so cosa sia il Brasile o cosa ci sia di magico in tutto questo continente Latino Americano. Da questa parte del mondo ho un po' di parenti. Un po' in Brasile e in Uruguay e altri in Argentina. Se volevano il Sud potevano benissimo andare in Africa (quell'Africa che tutti dicono dia il mal d'Africa). Da noi, in Africa si va per farci le ferie, ma se vuoi un mondo nuovo e un futuro a cui guardare da queste mie parti si pensa all'America Latina. Sembrerebbero più facili o forse più allettanti gli Stati Uniti, ma invece no, tutti scelgono (dalle mie parti) l'America del Sud. Più alla mano, più calda come noi, più umana e meno tecnologica come noi. La tecnologia e il progresso non sempre sono qualcosa di meglio e le danze e le lotte sono un desiderio di ritorno alle origini, forse dove eravamo e forse dove sarebbe stato meglio noi ci fossimo fermati.
Quando vedo questa danza, mi chiedo sempre cosa cerchi di dirmi la Capoeira del Brasile, della sua gente e delle sue origini, qualcosa che sta in mezzo fra l'Amazzonia della giovinezza e il carnevale di Rio della vecchiaia.

Celina Missura disse...

Mariolino,

Il Brasile è molto ricco di cultura e di ogni regione ha le sue caratteristiche