Display

sábado, 29 de maio de 2010

AUTOCONHECIMENTO



NÃO SABER LIDAR COM AS EMOÇÕES SE TORNA UMA BARREIRA PARA O CRESCIMENTO

(Foto - crédito Celina Missura)

Todos nós já experimentamos em algum momento da vida como é difícil lidar com as próprias emoções de maneira equilibrada. Mais difícil ainda é aceitá-las!!

Quando nos pegamos envolvidos por sentimentos de raiva, inveja, mágoa, ciúme, às vezes ficamos tristes, envergonhados e não aceitamos tais sentimentos porque queremos mostrar aos outros que somos equilibrados. Disfarçamos, fugimos, justificamos porque temos medo destes sentimentos.

As emoções tanto positivas como negativas, são imprevisíveis e quanto mais as negamos, mais fortes se tornam.

Portanto, é preciso olhar para os sentimentos, afetos e emoções dando-lhes nome, identificando-as para poder viver uma vida equilibrada.

Muitos adolescentes e jovens receberam na infância uma super proteção dos pais e estão crescendo sem saber lidar com as frustrações e decepções da vida! Outros, não receberam o carinho e proteção suficientes e vivem se lamentando de tudo. Declaram-se infelizes, são pessimistas e carregam dentro de si muita mágoa. Necessitam constantemente de aprovação para agir.

Precisamos nos conscientizar que fracasso, erro, insucesso fazem parte da condição humana. Portanto, para o processo de crescimento/amadurecimento precisamos aprender a lidar com tais situações.

COMO EU LIDO COM MEUS INSUCESSOS, FRACASSOS, DECEPÇÕES ???

28 comentários:

Luciano disse...

Luciano
Eu acho que algumas pessoas precisam aprender como agir em situações emocionais, por isso eu acho que seu texto ajudou bastante.E ao mesmo tempo, fez outras pessoas ajudarem as pessoas necisitadas(que não sabem agir em situações emocionais).

Malú disse...

Malú - 7º ano

Sou adolecente e tenho muitos sentimentos como esses que você escreveu. Acho que temos muitos sentimentos bons e ruins, mas quando temos os ruim não sabemos controlar e muitas vezes isso acontece com os sentimentos bons também. Adorei seu texto!!

rosana disse...

Rosana 7º ano

adorei este texto, pois mostra a realidade de varias pessoas...
adolescentes carentes, se mostram pessimistas.. e oque nós mais temos que fazer é ajuda-los, pois tem muitas pessoas que tem raiva deles ... isso é preconceito

Anônimo disse...

eu gostei muito deste blog pois entao ensina bastante coisa da vida sobre conhecimento e isso e uma coisa super importante para nos que queremos aprender sobre este assunto.

ass:victor

Anônimo disse...

O auto-conhecimento é essencial Para a formaçao de um jovem equilibrado ( como voce disse )
& Saudavel psicologicamente.
Saber lidar com as conquistas assim como liDar com as DERROTAS da vida Faz parte do crescimento emocional e espiritual De qualquer um .
Procuro sempre Aceitar Minhas derrotas e avançar para chegar ao sucesso,Derrotas fazem parte da experiencia De vida BASICA de qualquer Humano .
-
POR : Nathalia ,numero 9

Anônimo disse...

eu adorei esse blog porque ele insina uma lição para vida e principalmente ele ensina para os adolessente uma lição para vida ass: Rafael

gessica disse...

Na minha opinião,nós temos muitos sentimentos bons e ruins,que podem servir e atrapalhar a nossa vida.Muitas vezes agimos por impulso e depois percebemos que foi alguma coisa errada ou até mesmo certa.Os sentimentos ruins podem acontecer por varias formas,por exemplo uma magoa que nos temos ou raiva de alguém,etc...Ja os bons nos trazem felicidades e nos deixam alegres...

Giovanna disse...

Essa história sobre o autoconhecimento me ajudou muito, pois me abriu para várias coisas. Soube também que não podemos guardar os sentimentos para nós mesmos, por isso os pensamentos ruins devemos jogar tudo fora e olhar para as coisas boas, porque a melhor coisa que se tem na vida são: a felicidade, a família, os amigos, etc.

Abraços
Giovanna 7º ano

Vitória disse...

Vitória-7°ano
Esse texto do auto conhecimento é uma historia que muitas vezes acontece comigo pois os meus sentimentos ás vezes são semelhantes ao que o texto se passa.
Ás vezes fico pensativa achando que a minha vida é uma fracasso, vai ACABAR!!!
Por isso com esse texto eu me identifiquei.Adorei esse texto.
Bjoos

Luiz Guilherme disse...

O auto-conhecimento fala sobre um pouco do que os adolescentes pensam sobre a vida. Muitos adolescentes não lembram de sua infância pois não tiveram tempo de aproveitar o que passou.
Os adolescentes acham sua vida intediante, chata e acham que tudo irá dar errado.

Nathalia ,Numero 9 , 7o ano disse...

Ola professora ,O texto ajudou meu conheçimento ,Ou melhor no meu auto conhecimento . Posso dizer que tirei isso do texto Para a minha vida :
O auto-conhecimento é essencial Para a formaçao de um jovem equilibrado ( como voce disse )
& Saudavel psicologicamente.
Saber lidar com as conquistas assim como liDar com as DERROTAS da vida Faz parte do crescimento emocional e espiritual De qualquer um .
Procuro sempre Aceitar Minhas derrotas e avançar para chegar ao sucesso,Derrotas fazem parte da experiencia De vida BASICA de qualquer Humano .
-
POR : Nathalia ,numero 9

rodrigo souza disse...

o texto fala muito sobre a opinião dos adolescentes de como a vida para eles é entediante e eles não conseguem nada.os pais deles até tentam ajudar,mas eles acham que tudo vai dar errado.no texto fala como nós lidamos com essas situações e como a vida é de decepções e de vitórias. tchau professora celina

victor disse...

esse blog e super importante para voce aprender como julgar uma pessoa e ver se ela e uma boa pessoa ou uma pessoa má.E eu aprendi sobre julgar uma pessoa e isso foi um conhecimento muito bom para mim.

Ass:Victor

Thiago 7ºano disse...

as pessoas tem que aprender a controlar as emoções,porque se não aprenderem elas podem brigar com pessoas sem elas quererem

Celina Missura disse...

Estava lendo os comentários dos adolescentes do 7.Ano sobre a questão do ciúme. Espero que o tema ajude todos vocês!!!!!!

Anônimo disse...

O texto diz a verdade sobre o que acontece hoje em dia, como as pessoas julgam as pessoas sem as conhecer. Como por exemplo uma pessoa com estilo emo, certas pessoas as julgam como mau educadas e etc. quando na verdade elas somente tem seu próprio estilo e jeito de ser.
(yasmin M. 9o ano)

Gabriela Cesarini disse...

Achei bem interessante , pois falam para as pessoas como ter autoconhecimento de si proprio, e controle do que fazer ,e como.Pois existem pessoas que nao sabem controlar seus sentimentos, e muitas vezes acabam fazendo loucuras.

Unknown disse...

Achei a postagem sobre o autoconhecimento bem interessantes, as pessoas conhecem mais ou menos, lerem esta pstagem vai ajudá-las a aprofundarem seu conhecimento sobre o assunto !

Caio & Rubens disse...

9º ano

Todos temos problemas com si mesmos. As vezes é dificil conviver com si mesmo, com seus sentimentos de raiva, tristeza, felicidade e tudo fora de equilibrio. O blog é uma otima iniciativa, é uma postagem muito interessante.

Anônimo disse...

o autoconhecimento é a capacidade se avaliar e avaliar suas açoes, na adolecencia ficamos confusos com o certo e o errado

luiz henrique pinto n° 16 9°ano A

sandra disse...

É ter um autoconhecimento é bom para nossas vidas mais muitas pessoas não tem esse autoconhecimento e precisam dele pq se4m ele não tem como. pq temos sentimentos e precisamos le dar col ele pq temos sentimentos boms e ruins e gostei muito....disso bjuss sandrinha

Anônimo disse...

Renato e Andre
9 ANO

Os jovens de hoje tem sentimentos bons e ruins.

Anônimo disse...

Renato e Andre
9 ANO

Os jovens de hoje tem sentimentos bons e ruins.

Anônimo disse...

Lucas Novaes
eu como jovem concordo plenamente com esse texto ,mais eu acho que nós (jovens)temos que nos controlar nossas emoção em algumas situações ,pois elas podem nos preujidicar

Anônimo disse...

adorei este texto, pois mostra a realidade de varias pessoas...
o autoconhecimento é a capacidade se avaliar e avaliar suas açoes, na adolecencia ficamos confusos com o certo e o errado.

fabio e fernando

Anônimo disse...

Nós achamos que o texto ajudou muito para os adolecentes entenderem suas vidas. Nessa fase da vida, a vida é muito dificil para os jovens.

Victor, Antonio, Gustavo
9 ano

josefina disse...

Foi muito bom o aprofundamento que voce me ajudou a fazer com o tema do autoconhecimento.Descobri que ao longos dos meus 56 anos de idade ainda tenho muito que aprender para lidar com meus erros e acertos. Mas bom mesmo foi descobrir que ainda hoje posso aprender com meus erros e acertos,fracassos e vitorias. Obrigada Celina.

Thamara de Andrade Rissoni disse...

Oi Celina, gostei de seu blog!
É isso aí. A dificuldade em lidar com minhas emoções persegue-me desde sempre... e sinto, sim, precisar de "aceitação" para agir. Muitas vezes, afastei pessoas queridas por não conseguir manifestar meus pensamentos e sentimentos. Todas essas experiências, contudo, fazem-se evoluir; embora, com muita dor no estômago e ansiedade.