Display

terça-feira, 11 de setembro de 2012

REFLEXÃO SOBRE POLÍTICA

(Foto: expressopb.com)


É comum confundirmos política com politicagem. Precisamos separar o joio do trigo. A política é importante para nossas vidas, pois é dela que depende o debate sobre os interesses públicos. É ela que trata sobre os preços dos produtos, sobre segurança, trabalho ou educação. Pela construção de uma praça ou uma nova escola.
Porém, estamos acostumados a ver, ler ou ouvir casos de mau uso da máquina pública por politiqueiros profissionais que visão somente satisfazer o interesse próprio. É aqui que devemos ter cuidado. Politicagem não é política, mas sim uma ação reles e mesquinha de interesses pessoais, praticada principalmente por elites.
Como diria Marco Aurélio, precisamos separar a parte podre da fruta e manter a utopia. Sair em defesa da política não é defender políticos ou as instituições que nos governam, mas sim uma defesa da vida coletiva e comunitária.
Defender a política significa fugir ao fatalismo e dizer aos seres humanos que não precisamos viver eternamente na condição de governantes e governados, nem atormentados por governos que deles se descolam, assumem vida própria e contra eles se voltam.
Aqueles que dizem que política não se discute ou que não gostam da política acabam sendo governados pelos que nela tem interesses, mesmo que muitas vezes escusos.  
Diogo Fernandes
Professor de Sociologia pela UFPB

Nenhum comentário: