Display

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

MAS O QUE É ADOLESCÊNCIA?





Refletindo.....

1- Mas o que é adolescência? 

Ao ser indagado sobre o que seria a adolescência, um aluno relatou que: “a adolescência é uma etapa da vida, só isso, nada mais. Não existem tantas complicações nesta fase, são as pessoas exageradas que inventam”. Em relação ao mesmo tema, comenta uma aluna: “a adolescência parece algo louco, porém é normal.”

 Quando falamos sobre a adolescência somos levados a pensar em rebeldia, em transgressão. E essa transgressão, muitas vezes temida e difícil de ser lidada, é positiva e necessária ao jovem. Para muitos, enfrentar, desafiar, provocar, é a maneira de alcançar uma autonomia saudável.

2- E o que é o limite? 

Colocar limites é algo subjetivo, cada um de nós tem a sua maneira particular de colocar limites. Não há receita. Tanto é muito subjetiva a forma de colocar as regras para alguém quanto reconhecer o que é ou não uma infração das mesmas.

Quando em sala de aula, por exemplo, o professor diz que todos deverão entregar um trabalho na sexta-feira, e um aluno diz provocativo “professor, e se eu entregar na segunda?”, este estudante pode estar talvez dizendo “olha, eu tenho vontade de infringir essa regra, mas diga-me o que fazer, dê-me a regra.” Nós também pedimos limite. Imagine se todos pudessem atravessar um sinal de trânsito ao mesmo tempo? Imagine se todos fizessem o que desejassem? O limite barra o meu desejo para dar espaço ao outro. O limite mexe com o desejo que mexe com a transgressão.

A transgressão do aluno perante um professor pode não estar dirigida à pessoa do professor, mas estar ligada a uma necessidade de discordar ou de aparecer para se auto-afirmar diante do grupo ou de si mesmo.


Trechos de autoria de:


A ADOLESCÊNCIA E O LIMITE

Josfâm Antunes de Macêdo
Psicólogo IFRN, Especialista em Psicanálise
josfam@cefetrn.br

Emanuelle Cortez de Souza
Psicóloga IFRN, Especialista em Psicopedagogia
emanuelle@cefetrn.br




Nenhum comentário: