Display

segunda-feira, 18 de junho de 2012

RIO +20


(Foto: http://www.aderjurumirim.org)

Recurso natural em baixa

 No relatório, que analisou o período entre 1990 e 2008, a China aparece como o país mais sustentável do mundo, com um índice de 2,1. A Alemanha vem em seguida, com 1,8.

O Brasil teve o IRI de 0,9 no período, o quinto no ranking da ONU, se igualando a Japão e Reino Unido. Nos 19 anos medidos, o PIB brasileiro cresceu 34%, o capital humano aumentou 48% e o capital manufaturado, 8%. Já o capital natural seguiu na contramão, caindo 25%. A justificativa do relatório é que a queda foi causada pelo avanço no desmatamento das florestas e ao aumento das atividades agropecuárias.

No período analisado, por exemplo, a Amazônia perdeu 331.290 km² de cobertura vegetal devido ao desmatamento ilegal – uma área equivalente a mais de sete vezes o tamanho do estado do Rio de Janeiro.

De acordo com Pablo Munhoz, diretor cientifico do relatório, a proposta é uma recomendação do programa ambiental da ONU aos países que participam da Rio+20 e está relacionada “ao bem-estar (...) e nos dá ideia em relação ao crescimento a longo prazo”, disse.

“É importante medir os ativos, mas também é importante ver sua modificação ao longo do tempo”, explica.


Fonte : texto completo em:
http://g1.globo.com/natureza/rio20/noticia/2012/06/brasil-perdeu-25-dos-recursos-naturais-segundo-novo-indice-da-onu.html

8 comentários:

Anônimo disse...

Rio+20 é um conceito que desde 20 anos atrás tenta ajudar o meio ambiente, para que possamos viver num mundo melhor. Nesse evento vem vários representantes de vários países que discutem regras para a sociedade sobreviver. Qualquer pessoa pode ajudar o planeta, pois depende de nós para ir para frente. Você faz parte desse planeta, então recicle, faça a sua parte!


Giovanna C. Cristofoletto - 9º ano
Géssica Daniele Benedito - 9º ano
Patrícia Gass - 9º ano

Anônimo disse...

rio+20 e muito bom para o planeta pois ajuda o planeta com todos os problemas que esta tendo com poluição, no rio+20 vários países se reúnem para ajudar todo o planeta cada um com uma coisa para fazer para ajudar o planeta e isso e muito bom.
felippe narracci 4

Anônimo disse...

para mim o movimento rio+20 é um movimento muito importante para o nosso planeta,pois em alguns lugares do mundo estão em codições inadequadas para o desenvolvimento sustentavel. Na rio+20 serão discutidos vários temas importantes, como: energia sustentável.Todos devemos colaborar.
nomes : Rafael Noronha nº 19
pedro carvalho n° 18

Anônimo disse...

O programa Rio+20 é muito interessante, pois ajuda a conscientizar as pessoas sobre os problemas do meio ambiente.Nós somos a favor desse objetivo que contribui para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Um dos objetivos do Rio+20 é a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza,e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
Esperamos que essa proposta de certo,para que nós também possamos contribuir cada vez mais.
Beijos:
Maria Carolina Monteiro
Gabrielle Leonardi
Nathalia Chimenti
Vitória Oliveira

Anônimo disse...

9ºano

Anônimo disse...

A RIO +20 reúne representantes do mundo inteiro para discutir sobre um assunto muito importante para o planeta, o alto índice de Gás Carbônico, e também outras coisas importantes para o ambiente, como o alto consumo de água, e isso também serve de influência a outras pessoas.
A colaboração de todos com o ambiente, é essencial, se tivermos uma força de muitas pessoas, a RIO +20 pode mudar muitas coisas
Luiz Guilherme Camacho nº 10
9º ano

Anônimo disse...

Rio+20 é algo muito bom que devia ocorrer mais vezes ao ano e as pessoas deviam dar mais importância em relação a questão que o rio+20 trata, pois é uma forma muito boa de ajudar o mundo.
Paola Leme 9º
Nathalia M. 9º

Anônimo disse...

Rio+20 é uma reunião de muitos paises para ajudar, ´´salvar´´ o planeta,depois de 20 anos eles resolveram fazer isso denovo,para nós temos um mundo melhor,pois se não fizerem isso,na proxima geração já vai ter muita coisa em falta,e a rio+20 pretende ajudar para que não aconteça isso.

Rodrigo Cortizo 7ano