Display

domingo, 12 de fevereiro de 2012

TRAGÉDIA NO GOLFO ÁDEN


Nova tragédia no Golfo de Áden deixa 11 somalis mortos e dezenas de desaparecidos, afirma ONU


Pelo menos 11 somalis se afogaram e outras 34 pessoas desapareceram no naufrágio de uma embarcação que atravessava o Golfo de Áden, entre o Chifre da África e o Iêmen.

O barco, que carregava 58 refugiados e três traficantes de pessoas, virou na quarta-feira (08/02) devido ao mar forte e o mau tempo. Já foram encontrados 13 sobreviventes, incluindo duas mulheres e um adolescente.

De acordo com relatos de sobreviventes, o motor parou de funcionar em determinado momento da travessia. Os três membros da quadrilha de traficantes ainda teriam tentado em vão continuar e, por isso, jogaram 22 pessoas ao mar para diminuir o peso da embarcação.

Os 11 corpos encontrados foram localizados em Ceelaayo, distante em 30 quilômetros do local de partida da embarcação.

“O ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) está profundamente triste pela trágica perda de vidas.

Autoridades no porto Bossaso na Somália estão investigando o incidente e esperamos que os culpados sejam levados para a justiça”, disse o porta-voz da agência, Adrian Edwards.O ACNUR fechou parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e outras organizações para alertar sobre os perigos dessa travessia.

Em 2011, mais de 103 mil refugiados e desabrigados do Chifre da África fizeram a perigosa travessia do Golfo de Áden para alcançar o Iêmen. De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), essas pessoas fugiam da violência, do abuso contra os direitos humanos e da pobreza

Fonte http://www.onu.org.br/nova-tragedia-no-golfo-do-aden-deixa-11-somalis-mortos-e-dezenas-de-desaparecidos-afirma-onu/

Nenhum comentário: