Display

terça-feira, 12 de julho de 2011

A IMPORTÂNCIA DA AUTO ESTIMA

(Foto: arquivos de Renata Missura - Cascavel - PR

Psicoterapia da Auto-Estima

IMPORTÂNCIA DA AUTO-ESTIMA

A auto-estima está presente em tudo o que fazemos. Da entrevista para um emprego ao pedido de desconto em uma loja, de uma conquista amorosa à aceitação de novos desafios. Nessa medida, num mundo competitivo como vivemos tem enorme valor de sobrevivência, sendo uma necessidade humana, essencial para o desenvolvimento psicológico adequado.
É, ao mesmo tempo, ingrediente fundamental do sucesso e, quando inadequada,componente de praticamente todos os quadros psicopatológicos. Da depressão ao uso de drogas, da anorexia e bulimia à obesidade, da timidez ao medo do sucesso.

Podemos fazer um paralelo com o sistema imunológico, dizendo que auto-estima adequada funciona como “o sistema imunológico da mente”. Embora não seja “vacina” contra infecções, um sistema imunológico adequado aumenta nossa resistência a elas e, se ocorrerem, proporciona recuperação mais rápida. Da mesma forma, auto-estima adequada não garante ausência de problemas mas de maior resistência ao insucesso e, se ele ocorrer, melhores condições de lidar com ele, fazendo do fracasso eventual oportunidades de aprendizado.
Pessoas com auto-estima elevada têm mais energia, motivação e iniciativa. São estimuladas pelos desafios pois confiam na própria capacidade de enfrenta-los. Superar desafios aumenta a auto-estima o que, por sua vez, aumenta a capacidade de enfrentamento.
Auto-estima elevada aumenta a perseverança diante de situações adversas. Mais perseverança significa mais chance de reverter esta situação. Proporciona maior otimismo e, por isso, mais perspectivas de sucesso.

Importante salientar que pessoas com auto-estima elevada estão mais atentas à oportunidade. Aceitam o risco de enfrentar situações novas e não as vem como ameaça, mas como desafios. São pessoas atentas aos sinais internos de intuição e de criatividade, acreditam nelas, ao contrario de pessoas com baixa auto-estima, que não acreditam nas próprias intuições e na criatividade, por acharem-se incapazes.

O comportamento social é positivamente influenciado pela auto-estima adequada, pois a pessoa não sente no outro uma ameaça. Emite sinais de empatia, respeito e aceitação. Desenvolve maior cortesia na razão direta em que não teme a presença do outro. Nos casos de timidez exagerada (fobia social) a pessoa tem medo da avaliação dos outros e não confia nos predicados para ser aceita.

Quando falamos em auto-estima falamos da autoconfiança em nossos valores, crenças e regras interiorizadas, em nosso referencial interno . O estimulo externo passa antes por um filtro pessoal para ser ou não aceito. O exemplo típico pode ser mencionado no caso das drogas, onde uma pessoa com auto-estima adequada consultará a si própria : “e bom para mim” ?

FONTE: http://www.tommaso.psc.br/site/artigos/?id_artigo=126

Nenhum comentário: