Display

sábado, 25 de junho de 2011

CAVALGADA







O início das cavalgadas tem como ponto de partida a domesticação dos cavalos existentes, por toda a Europa e África, principalmente na região do Oriente Médio. No caso especificamente das cavalgadas, a prática do esporte esta diretamente ligada à origem da raça do cavalo.

As preferidas para cavalgada são os marchadores, Quarto de Milha e Mangalarga Marchador. No caso do Brasil as cavalgadas foram introduzidas como esporte há pouco tempo com todo o crescimento do interior, trazendo muitos adeptos a essa atividade. Hoje os Hotéis fazenda e as agências de esporte de aventura, já promovem passeios em todas as regiões do país.


A raça Mangalarga foi desenvolvida no Brasil através do cruzamento de um cavalo Andaluz com Éguas Nacionais de origem Ibérica. Em São Paulo sofreram infusões de sangue árabe, anglo-árabe, Puro sangue Inglês e American Sadle Horse, que deram a característica da marcha trotada. Por esse aspecto a raça Mangalarga dividiu-se em duas: Mangalarga em São Paulo e Mangalarga Marchador em Minas Gerais. Os marchadores são os melhores, e sao definidos dessa forma pelo seu jeito de andar, que consiste em andar com as 2 patas da esquerda e depois com as 2 da direita. É muito cansativo para os cavalos a marcha, mas para o cavaleiro a montaria fica muito tranquila e com pouco impacto.




O Quarto de Milha surgiu a partir de cavalos selvagens Mustangs, trazidos para a América pelos colonizadores Espanhóis. É um cavalo de trabalho e para lidar com o gado tornou-se imbatível. Possuindo bastante velocidade em curtas distâncias, é considerado o animal mais versátil do mundo comportando-se bem em saltos, tambores, balizas, enduro, hipismo rural, lida com o gado e corridas planas.


O Quarto de Milha é conhecido com esse nome por ser um cavalo imbatível nessa distância (402m = um quarto de milha). Ele pode ter vários tipos de pelagem. As reconhecidas pela ABQM (Associação Brasileira de Quarto de Milha) são: Alazão, Baio, Alazão Tostado, Baio Amarilho ou Palomino, Castanho, Lobuno, Rosilho, Preto, Zaino e Tordilho.

2 comentários:

Anônimo disse...

tia adorei, ficou demais!!!!! le

Geni disse...

Cavalgada,um esporte que além de ser saudável,é algo que une muito as familias...Os passeios,as cavalgadas normalmente participam varios membros da familia...pais ,filhos ,genros,noras irmaos,sobrinhos netos etc...etc...falo isso como experiência própria...gde bju e saiba que vce é muito importante pra todos nós...bjim