Display

domingo, 12 de dezembro de 2010

SOLIDÃO (2)

(Foto - crédito Celina Missura)


Celina Missura.

Solidão, estar só, isolado, sem ânimo. É um estado de espírito que de vez em quando se instala dentro de nós.
Algumas pessoas se sentem sozinhas, mesmo estando rodeadas de familiares e amigos.
Outras vezes, estamos sós e não sentimos solidão.

Muitas vezes, a tendência ao isolamento é o medo e a preocupação da não aceitação pelos outros e não ser bem vindo no grupo que nos identificamos. O solitário se enfraquece e fica cada vez mais isolado. A situação com o isolamento só tende a piorar o humor da pessoa. O solitário vive envolvido com sentimentos de amargura, ressentimento e tristeza em relação a tudo e a todos.

Fecha-se em si mesmo e sucumbe dentro de si qualquer possibilidade de sonhos, de sentimentos positivos, de entusiasmo.

Uma das dicas para vencer o quadro da solidão é reagir e sair do isolamento, buscar novos amigos, praticar momentos de lazer, esporte, ler um bom livro, ir ao cinema, visitar amigos, organizar momentos sociais como festa de aniversário, casamento, falar de coisas positivas, de sucessos conquistados, ou simplesmente reunir amigos para conversar. Ocupar o tempo com trabalhos voluntários, ou dedicar-se a algo que lhe dá satisfação e prazer e gratificação.

No decorrer da vida, é importante para a reflexão e auto análise, alguns momentos de solidão. Momentos estes, para tomar decisão e recomeçar a vida com um novo jeito de ser.
Assim, ouvirá melhor seu interior e descobrirá novas formas de encarar a vida e os desafios que ela nos traz.

No site www.redepsi.com.br, encontrei um texto sobre solidão:

"...A idéia que a maioria das pessoas faz da solidão é de um sentimento doloroso que nos acomete em determinados momentos. Aquela sensação de mal-estar que nos invade na sexta-feira à noite ou no domingo à tarde quando estamos sozinhos em casa, sem programa. Ou é o estado em que um amigo se encontra porque está passando por um período difícil, depois de uma separação.

Na verdade, a solidão é uma condição imanente ao homem, faz parte da vida. Só que, em certos momentos, a percebemos mais agudamente e não sabemos como lidar com ela. A solidão parece estar longe quando mantemos um relacionamento muito estreito, muito íntimo, com alguém que amamos, com quem temos bastante afinidade e pontos de contato. Ou durante uma relação sexual, em que dois são um e sentimos que é possível uma união total. Mas, cedo ou tarde, chega a hora de encarar a conclusão inevitável: cada um é um.(...) "

8 comentários:

Niel Maozao disse...

olá Celina. Obrigado por visitar o meu blog. Respondendo tua pergunta, Pra eu colocar o meu nome na foto, da forma que você viu, eu utilizo o photoshop. abraços. parabéns pelas postagens

Prof. Dr. Manuel Pina disse...

Olá Celina.
Se desejar colocar o seu nome nas fotos, de forma bem simples, use o Photo Pos Pro. Aqui você copia o programa: www.photopos.com. Depois é muito fácil usar!

Boas fotos!

Celina Missura disse...

Meninos muito obrigado pela dica.
Manuel, vou tentar e se conseguir te conto...Muito obrigado

franca disse...

Celina, você faz Feliz Natal a partir de Itália. você e toda sua família
Olá Frank

Cristina Sousa disse...

Olá Celina :-)

Hoje passei para desejar para ti e familia, um Santo e Feliz Natal, com muita Paz e Amor.

Beijos carinhosos

Cris♥

Celina Missura disse...

Feliz Natal a todos!!!

Cidinha Paulo disse...

OLÁ AMIGA! VIM CORRENDO AVISAR PARA BUSCAR A ÁRVORE DE NATAL DOS BLOGUEIROS. ESTÁ NO FINAL DA LATERAL DIREITA, BJOS E UM FELIZ NATAL!!!

Cristina Sousa disse...

Olá Celina, passando para te desejar um Feliz Ano Novo, que ele te traga muita Paz, Saúde e Alegrias mil.

Beijos carinhosos

Cris♥