Display

sábado, 6 de novembro de 2010

POTENCIAL INTERIOR

(Foto - crédito Celina Missura)



O autoconhecimento é um assunto vasto, profundo, dinâmico e nunca se esgota. Sempre temos algo a superar, remanejar, descobrir e vencer!

Sabemos que a felicidade está na descoberta de coisas simples do dia a dia. Precisamos acreditar no nosso potencial para superar as dificuldades, problemas e frustrações.

O ser humano é composto de qualidades e defeitos e a aceitação dessa condição é meio caminho andado, pois nos impulsiona para avançar na conquista do essencial para uma vida feliz.

Às vezes é doloroso reconhecer os próprios defeitos e limitações. No entanto, esse reconhecimento é indispensável para o amadurecimento. A negação nos torna frágeis, vazios, mesquinhos e infelizes.

Ficamos, muitas vezes, surpresos conosco, com determinadas reações diante de acontecimentos provocativos. No entanto, é justamente esse o momento para uma análise das causas que nos leva ao desequilíbrio e reações extremas, raiva, surto.

Quando buscamos as causas do nosso fracasso, estamos com certeza, nos apropriando de nós mesmos, nos entendendo e assim fica mais fácil encontrar novos caminhos.

O segredo para o crescimento interior e o autoconhecimento é a descoberta do grande potencial que temos dentro de nós, e que nem sabemos que temos: nossas virtudes, habilidades, sonhos, esperanças, capacidades, seguranças.

Alguns questionamentos podem nos ajudar:

Como me relaciono comigo mesmo diante do fracasso?
Como me relaciono com meus semelhantes?
Sou tolerante?
Sei ouvir?
Quais os fatos marcantes da minha infância?

Um comentário:

Lety Ricardez disse...

Entender a los demás es fácil. Entederse uno mismo no. Pero vale la pena.