Display

sexta-feira, 28 de maio de 2010

AUTOCONHECIMENTO



Precisamos trazer à consciência o que está inconsciente!
(Foto - crédito Celina Missura)

Geralmente quando encontramos alguém pela primeira vez, fazemos dela um pré-julgamento: simpática, antipática, bonita, feia, legal, chata e com isso, nos aproximamos ou nos fechamos a esse relacionamento.

Inconscientemente estamos projetando na pessoa o que pensamos de nós mesmos.
Para o autoconhecimento precisamos levar em conta toda nossa história de vida, como foi nossa infância, as influências positivas ou negativas dos adultos e principalmente como foi a convivência psiquica-afetiva-emocional.

Eis o que nos fala Martin Luther King:

"Existe um desejo profundo
de pão do amor.
Cada um deseja amar e ser amado.
Quem se sente que não é amado,
sente que não vale nada.
Muitas coisas acontecem
no mundo moderno e que levaram
os homens a sentir que não
pertencem a ninguém.
Vivendo num mundo que se tornou
fortemente impessoal, muitos de nós
chegaram a pensar que não valem
mais que números.
Perturbado por esta tendência
de reduzir o homem a uma ficha num
imenso cadastro, a pessoa humana
está procurando desesperadamente
pelo pão do amor."

18 comentários:

Malú disse...

Malú - 7º ano

Gostei muito desse texto porque mostra que quando a pessoa não é amada, sente que não vale nada e, todos precisam amar e ser amados!
Parabéns, você ajuda e vai ajudar muitas pessoas!!

Luciano disse...

Luciano
O que você postou no blog, acho que está totalmente correto, ainda mais na adolecência, no qual esse período da vida faz nós, humanos, julgarem as pessoas rapidamente sem saber nada delas, e ainda por cima, nesse período nós pensamos que não valemos nada, e por consequência, entramos nas drogas para "aliviar a dor", sendo que só prejudica.

rosana disse...

Rosana- 7º ano

este texto ajuda muito as pessoas que estão entrando em períodos diferentes da vida: crianças que estão virando adolescentes e adolescentes que estão virando adultos...

Thiago 7ºano disse...

eu gostei do blog porque ele ajuda as pessoas em muitas coisas como alcolismo,inveja etc...

felippe 7 ano disse...

eu adorei esse texto porque fala a verdade de varias coisas como as pessoas que julgam a aparencia e as vesses a aparencia das pessos nao tem nada a ver com ela

Rafael disse...

eu gostei desse blog porque o texto mostra que vc não pode avaliar uma pessoa pelo oque ela e por fora e não avaliar por dentro

gessica disse...

Achei legal este texto,pois todas as pessoas quando não conhecem alguem não deve julgar e sim tentar ver como ela é de verdade.

Giovanna disse...

Quando eu era pequena eu sempre fazia amigos muito facil. Sempre falava assim: " Oi, tudo bem? Qual é o seu nome? Quantos anos você tem?".
Mas agora esta mais dificil de falar com as pessoas, sendo que conheço bastante gente, mas mesmo assim não consigo nem falar com um menino bonito, sendo que quando eu era criança era muito mais facil.
Cresci e mudei muito, amadureci, me apaixonei, os sentimentos mudaram e tudo que esta acontecendo hoje e o que acontece antes vai fazer e faz parte da minha vida e estou muito feliz com isso!!!!!!!!!

Abraços
Giovanna 7º ano

Vitória disse...

Vitória 7°ano
Eu gostei muito desse texto, por que diz que precisamos amar e ser amados tbem!!!
Muitas pessoas jugam as pessoas sem saber quem ela são.Por isso conheça a pessoa antes de julga-la.
Bjoos!

Luiz Guilherme disse...

Com este texto, percebi que os adolescentes estão julgando as pessoas pelo o que veem, e não pelo oque eles são.

rodrigo souza disse...

o texto é muito importante para nós porque ele fala o que nós temos que fazer para avaliar uma pessoa e quando nós falamos que ela é chata,nós falamos de nós mesmos.

Anônimo disse...

Esse texto é muito interressante e fala coisas muito certas, pois muitas pessoas julgam pela aparência, nao procuram saber como ela é por dentro, nem como ela se sente sendo julgada injustamente.
(cristinne 9 ano)

Anônimo disse...

Esse texto fala coisas muito corretas que sempre acontecem, muitas pessoas julgam as outras pela aparência, sem se preocupar se elas sao assim, por dentro ou se importam com o julgamento.
(cristinne campos)

Anônimo disse...

Como você disse, muitas pessoas preferem prejulgar outras por nao se conhecerem direito...
Bia e Pilar
n°3;n°20 - 9°ano

Anônimo disse...

Normalmente quando conhecemos uma pessoa pela primeira vez olhamos para ele e damos logo um julgamento para ela, podemos estar errados mas defenimos o que pensamos sem mesmo conhecer. Muitas vezes acabamos não nos aproximando delas por nossa propria opnião talvez errada.

Lucas Corazza 15
Pedro 19

Anônimo disse...

O texto é muito bom pois tudo quw esta escrito é a dificil realidade da vida que todos temos que encarar e na fase da adoscelencia é onde ficamos mais confusos e sábios porque aprendemos a conviver com nossos erros e com o erro dos proximos,isso relfleto o auto-conhecimento.


Otavio Ogawa,Luis Felipe Fessel 9a. ano

Anônimo disse...

Adorei esse texto porque mostra que quando a pessoa não é amada, sente que não vale nada e, todos necesitam amar e ser amados!





Yago Augusto 9 ano
n 25

Catequese e Luz disse...

Oi amiga, muito obrigada pela visita e pelo incentivo! Já sou sua seguidora!
Tenha uma semana iluminada!!!
Seu blog é maravilhoso!
Bjos!!