Melhor uso da terra para acabar com plantações de coca na Bolívia
17/05/2011
ONU está trabalhando com autoridades locais e pequenos agricultores para desenvolver alternativas de plantio.
Cultivo de coca
Yara Costa, da Rádio ONU em Nova York.
O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, anunciou um programa com as autoridades bolivianas para otimizar o uso da terra e promover o cultivo de culturas lícitas, em substituição de arbustos de coca.
A iniciativa pretende encontrar uma alternativa jurídica viável que reduza o fluxo de drogas para fora do país. Estimativas da agência são de que apenas em 2009, o tráfico internacional de cocaína gerou cerca de US$ 84 bilhões, equivalentes a R$ 136 bilhões.
Outro objetivo é garantir um fornecimento "mais sustentável de alimentos e bens e uma abordagem mais ecológica para a agricultura."
Imagens de satélite
Todos os anos, o Unodc realiza um trabalho de monitoramento, via satélite, para produzir relatórios sobre o cultivo de coca.
Com estes dados, as autoridades conseguem ter uma indicação mais clara do que está sendo cultivado para fins de planejamento de segurança alimentar.
Falando durante a entrega dos dados, o Representante do Unodc na Bolívia, César Guedes destacou a participação do núcleo de agricultores nos estudos, observando que as suas contribuições ajudaram a evidenciar os problemas enfrentados diariamente.
Parceria
Os estudos foram entregues aos prefeitos dos nove municípios participantes.
O chefe oficial antidrogas da Bolívia, Felipe Cáceres, falou sobre o compromisso do Unodc em trabalhar em meios de subsistência alternativos nas regiões produtoras de coca. Ele reiterou a parceria entre o governo boliviano e a ONU para continuar o combate à droga.
(Fonte Rádio ONU -
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/196006.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário