Marjorie Fonseca
Diante de vários filmes brasileiros que se destacam na telona, 5X Favela e Bróder vão muito além de simples filmes de periferia, em que "ladrão morre e policial é herói". Esses dois longas quebram a corrente e conseguem transmitir o espírito de união e amizade que existe na comunidade.
Vencedores dos festivais de cinema de Paulínia e Gramado, respectivamente, como melhores filmes, consagram-se por terem sido feitos por diretores jovens, que sabem sobre a vida na periferia, pois viveram nela.
Jeferson Dee, diretor de Bróder, nasceu na periferia de São Paulo e conseguiu contar, por meio do filme, a história de três jovens moradores do Capão Redondo: Macu, Jaiminho e Pibe. Sendo os melhores amigos entre si, quando crescem seguem caminhos diferentes, e, quando se reencontram em uma festa de aniversário, provam o verdadeiro laço de amizade.
5X Favela, agora por nós mesmos é dirigido por sete jovens moradores das Favelas do Rio de Janeiro, capacitados a partir de oficinas profissionalizantes de audiovisual, ministradas por grandes diretores do cinema brasileiro. São cinco histórias diferentes, de cerca de 20 minutos cada, procurando mostrar a união da comunidade e a amizade em primeiro lugar, abrindo espaço para boas críticas.
Vale a pena prestigiar estes dois longas, nosso novo e verdadeiro cinema!
(Fonte: Revista Mundo e Missão - Novembro de 2010 -www.mundomissao.com.br
2 comentários:
Hola Celina, grácias por visitar mi blog,pero me ha costado llegar al tuyo, porque en tu dirección aparecía una n en lugar de la m de com, y claro no podía encontrarlo.Tienes un blog interesante en su contenido. Un saludo.
Olá, Celina,
O seu espaço é ótimo, parabéns!
Obrigada por postar meu texto sobre os dois filmes sobre periferia. Eles realmente são bons!
Um beijo.
Postar um comentário