Display

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

MORRO DA IGREJA, PEDRA FURADA - URUBICI, SC

RUMO AO MORRO DA IGREJA, URUBICI, SC

VEJA FOTOS E INFORMAÇÕES! COMENTE, DIVULGUE!

Na manhã do dia 13 de fevereiro, eu, Gilberto Perdiz e Osvaldo, partimos de carro rumo a cidade de Urubici afim de obter da secretaria de turismo a autorização para visitar o Morro da Igreja.
Fomos de carro. Viajamos em torno de 70 quilometros, com parada obrigatória para fotos na serra do Avencal




(Fotos Celina Missura - Serra do Avencal)


Já de posse da autorização para subir o morro da Igreja, partimos. Segundo pesquisa na Wikipedia, "O Morro da Igreja é um morro pertencente ao Parque Nacional de São Joaquim, localizado na divisa entre os municípios catarinenses de Bom Jardim da Serra,Orleans e Urubici.
Com 1,822 m, seu cume é o terceiro mais alto de Santa Catarina e o quinto da região Sul do Brasil, atrás dos morros Bela Vista do Ghizoni, de 1 823,49 m e da Boa Vista, com 1,827 m, todos de Santa Catarina, e dos picos Caratuva, com 1,860 m, e Paraná, com 1,877 m, do estado vizinho do Paraná. O Morro da Igreja é considerado o ponto habitado mais alto da Região Sul do Brasil"


A beleza da subida do morro da Igreja é algo fascinante, indescritível, sem igual. Impare! Algumas fotos comprovam o que estou dizendo:
"Localizado a 29 km do centro de Urubici, o morro sedia uma base de aeronáutica que controla o espaço aéreo de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. É o ponto habitado mais alto do sul do Brasil. Ali foi registrada a temperatura oficial mais fria do país - 17,8 graus negativos, em 1996. 
O vento intermitente dá a sensação de frio ainda mais intenso. Em todos os invernos há, invariavelmente, ocorrência de neve. É um passeio imperdível e de fácil acesso quando o tempo está bom - a subida do morro, cujo topo está a 1.822 metros de altura, é asfaltada. Do alto tem-se uma visão privilegiada da Pedra Furada, interessante formação que se assemelha a uma grande janela natural. Não esqueça de levar agasalhos, porque baixas temperaturas são comuns mesmo no verão. Para evitar neblina, o melhor horário de visitação é entre as 10h e as 15h. Os visitantes podem passar a primeira porteira, que geralmente encontra-se aberta, mas não têm permissão para entrar na área da aeronáutica, a partir da segunda porteira, que permanece fechada e com segurança em tempo integral.


Curiosa escultura natural em forma de janela, com aproximadamente 30 metros de circunferência. Pode ser visualizada do alto Morro da Igreja, à direita de quem chega ao topo (é preciso estacionar o carro e caminhar cerca de 20 metros em direção à borda do cânion).
Se o dia for límpido, é possível avistar o mar, a mais de 100 km de distância. Mas se houver nuvens o espetáculo também é belo. A Pedra Furada é o ponto de referência da divisa entre três municípios - Urubici, Bom Jardim da Serra e Orleans."
Fonte -
(http://www.urubici.sc.gov.br/)




                      Na foto: Gilberto Perdiz, Osvaldo e Celina



             Diante de tanta beleza, o coração se eleva no louvor ao Criador

                                                              Celina Missura



Um comentário:

Celina Missura disse...

Uma experiëncia riquissima...