Display

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

ENTENDA COMO LIDAR COM A DECEPÇÁO



  • FONTE http://www.aconselhamentopsicologico.com/news/entenda-como-lidar-com-a-decep%C3%A7%C3%A3o/



  • A decepção na maioria das vezes é fruto de nossos desejos mais enraizados e nem sempre eles se realizam. Lembre-se que existem sempre várias versões para uma mesma história e que a sua história nem sempre corresponde a realidade. Tente obter mais informações antes de tomar qualquer ação ou tomar qualquer decisão sobre como responder a uma situação. Antes de ficar decepcionado e sofrer com isso, verifique se você esta certo.

  • Falar sobre a decepção com um profissional pode ajuda-lo a processar os sentimentos e restabelecer o controle da situação. Abordar o assunto pode parecer pior no início, mas, ao falar sobre os motivos que o conduziram até à sua decepção, pode ajuda-lo na procura de um atenuante e no seu equilíbrio emocional.

  • Coloque-se no lugar da outra pessoa. Mesmo que você tenha uma opinião diferente, não diga, "eu nunca faria isso". Quem sabe, você até poderia repetir os mesmos acontecimentos, ou quem sabe até já não o fez.
  • Seja gentil com você mesmo. A raiva, que é seu sentimento primário, muitas vezes é uma reação a dor. Tente reconhecer o quão você se sente magoado e tente amenizar sua dor com gentileza e bondade. Esforce-se para não ficar demasiadamente ressentido ou rancoroso.

  • Se for possível, converse com a apessoa que foi alvo da sua decepção, as vezes pode ser útil, mas as vezes pode piorar as coisas. Sinta o momento. Então seja claro sobre o que pretende alcançar com essa possível conversa. Insultar ou atacar provavelmente não vai ajudar. Procure envolver-se numa discussão realista sobre o que a outra pessoa fez, e o quanto isso tem perturbado você. Se isso for feito com equilibrio e maturidade é muito claro que o resultado final será positivo e satisfatório.

Para promover nosso crescimento, a decepção precisa ser experimentada, pelo menos num primeiro momento, em pequenas doses controláveis. Aprender a controlar as decepções e frustrações na infância, ajuda-nos a desenvolver a capacidade de lidar com as decepções mais dolorosas que encontraremos ao logo de toda a vida. O apoio dos pais é fundamental para isso, uma base equilibrada é essencial para um desenvolvimento adequado. 

Por outro lado, quando os pais vivenciam as angústias de seus filhos sem permiti-los "sentir", estes tornan-se alvos fáceis das frustrações e decepções. Como por exemplo, quando seu filho perde algo, você fica desesperado para atende-lo em sua procura e fica angustiado por ele, quando o mais adequado seria deixa-lo procurar o objeto perdido e deixa-lo angustiar-se por sua perda, tudo de forma moderada e equilibrada. Não pretendo passar a mensagem que os pais devem deliberadamente procurar decepcionar seus filhos. Nada disso. No entanto, é importante no desenvolvimento das crianças que não haja uma super proteção, devendo considerar-se normais pequenas frustrações e toleráveis algumas insatisfações.

ACEITAR A REALIDADE
Uma das chaves para lidar com a decepção dos outros, é perceber e tomar consciência que somos todos humanos, e os seres humanos são seres imperfeitos. Todos nós, cada um de nós, decepciona alguem, em algum momento de nossas vidas. Reconhecer este fato da experiência humana pode ajudar-nos a lidar com a dor da decepção e também nos conectar a "imperfeição" dos outros. 

Em algum momento de nossas vidas pessoas que admiramos, nosso pai, nossa mãe, nosso parceiro ou parceira nos decepciona. No entanto, essas pessoas também são humanas, cometem erros, deslizes e por vezes injustiças, direta ou indiretamente, acabam por nos decepcionar. No processo de enfrentar as frustrações (processo de ruptura com o modelo), grandes e pequenas, quer em tenra idade quer na idade adulta, permite-nos colocar à prova as nossas habilidades de enfrentamento, e com isso desenvolvermos a capacidade de nos ajustarmos à realidade da situação.

TENTE LIDAR DE FORMA CONSTRUTIVA COM A DECEPÇÃO
Coloque-se num estado mental mais claro sempre que você experimentar a decepção. Em um estado de abatimento você é puxado para baixo, para um estado inferior, onde os seus pensamentos são predominantemente enraizados no medo, tristeza, dor e até mesmo apatia. E, usualmente, todo esse processo ocorre de forma subconsciente.

 Pode haver momentos em que o sentimento de decepção é tão avassalador que parece o fim do mundo. A tristeza instala-se, com isso você aciona uma ponte com o passado, relembrando-se de mais acontecimentos tristes que reforçam a sua decepção. 

Tua história de vida entra em cena, e se você vivenciou outras decepções, todas se somam, o ciclo de negatividade cresce de forma automática, a tristeza alimenta a tristeza. Os seus níveis de energia diminuem podendo levar a resignação e a letargia. 

Ficar preso num estado que o impede de pensar lógicamente é desvantajoso. Ao lidar com a decepção, o seu primeiro foco deve ser tentar trazer a sua consciência para um nível mais neutro ou positivo, tentando colocar-se num estado de maior capacidade para reagir à sua situação.

Procure atividades positivas, onde possa energizar-se. Que atividades você mais gosta de fazer? Identifique-as. Você pode até escrever isso em uma folha de papel, andar no parque, assistir a um filme ou conversar com amigos divertidos. Se dar um passeio à beira mar ou à volta da sua casa torna-o mais descontraído, faça-o. Se jogar faz sentir-se melhor, vá em frente e jogue. Faça tudo o que possa fazê-lo sentir-se melhor, às vezes, simplesmente passar algum tempo sozinho pode ser a melhor maneira para você arrumar as suas idéias e recuperar a energia perdida.

Talves todas estas recomendações podem parecer-lhe banais, coisas normais, coisas que você até já sabe que são úteis. No entanto digo-lhe que são muito eficazes.

 Na grande maioria das vezes as coisas mais simples são as que funcionam, mas são igualmente aquelas às quais somos mais resistentes. Isto acontece porque julgamos ser preciso um milare por nos sentirmos melhor. E, também porque se você não sente vontade nenhuma para fazer algumas das coisas sugeridas, porque razão vai se propor a isso? Porque num estado de decepção, é benéfico que você seja proativo no restabelecimento do seu humor e do seu equilibrio emocional. 

Então é lógico que fazer coisas boas vão te fazer sentir melhor certo? Diante desta idéia sim, porém reforço que, uma das melhores formas para lidar com o seu estado de decepção, é fazer coisas para voltar a sentir-se bem. Esqueça as idéias negativas, reforce as positivas.

LIGUE-SE AOS SEUS VALORES, DESEJOS, INTERESSES E NÃO AOS RESULTADOS
Quando você está desapontado, a sua fonte de decepção pode estar enraizada no seu apego excessivo a um determinado resultado. Quando um resultado não se manifesta do jeito que você imaginou. você fica decepcionado. Esta é uma resposta perfeitamente natural. No entanto entenda que, independente do certo ou errado, as suas expectativas no resultado, ou objetivos, são um reflexo ou projeção externa de um desejo que você tem. Avalie de forma consciente, pois este desejo muitas vezes não corresponde à realidade apresentada, e a decepção foi instalada de forma precoce, sem a mínima necessidade de existir.

LIBERTE-SE DA SUA ILUSÃO MENTAL
É importante trabalhar a sua capacidade de adaptação às circustâncias da vida e à mudança, desenvolvendo a sua flexibilidade de pensamento. Você detesta falar em público, não quer ser transferido, não é correspondido. Muitas pessoas permanecem num estado de desapontamento porque ficam enraizadas nas suas expectativas acerca de como a realidade deve ser.

 Se você está decepcionado com alguma coisa, muito provavelmente pode esta alimentando certas idéias sobre como as coisas deveriam ser. Estas idéias nem sempre correspondem a realidade, elas são invenções criadas na sua mente, não propriamente falsas, mas elaboradas nas suas crenças e formas de olhar o mundo. Nem verdadeiras, nem falsas. 

Mas se estão contribuindo para a sua decepção, merecem ser revistas, merecem um olhar mais crítico. Quando você esta desapontado, pergunte a si mesmo: "o que é que me faz ficar preso a este sentimento? A que percepções eu estou agarrado? Estas ilusões são o que lhe dão uma visão diferente da realidade. Elas estão impedindo que você haja construtivamente ou viva a sua vida da maneira que pretende.


Converse sempre com o seu Psicólogo.


Leia mais: http://www.aconselhamentopsicologico.com/news/entenda-como-lidar-com-a-decep%C3%A7%C3%A3o/

Nenhum comentário: