Display

sexta-feira, 8 de março de 2013

PSICANÁLISE

A psicanalise é uma teoria criada pelo médico Sigmund Freud no final do século XIX e início do século XX.
1900 - A interpretação dos sonhos é publicado. Primeira concepção sobre a estrutura e o funcionamento da personalidade. Três instâncias psíquicas: Inconsciente, Pré-consciente e Consciente.
Resumo de Conceitos:
inconsciente - conjunto de conteúdos não-presentes no campo atual da consciência. É constituído por conteúdos reprimidos, que não se têm acesso aos sistemas pré-conscientes e conscientes - ação de censuras internas. O inconscientes é um sistema do aparelho psíquico regido por leis próprias de funcionamento. É atemporal - não existem as noções de passado e presente.

pré-consciente - sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis à consciência. È aquilo que não está na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.

consciente - é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior.
libido - é a energia dos instinto sexuais e só deles.
Fase do Desenvolvimento Infantil, quanto a sexualidade:
Fase oral - zona erógena - boca
fase anal - zona erógena - ânus
fase fálica - zona erógena - órgão sexual.
período de latência - até a puberdade - diminuição das atividades sexuais.
fase genital - objeto externo ao indivíduo - o outro.

Complexo de édipo: a mãe é objeto de desejo do menino, e o pai é o rival que impede seu acesso ao objeto desejado - 3 a 5 anos fase fálica.
Outros conceitos:

Realidade psíquica - é aquilo que o indivíduo assume como valor da realidade, que pode ser imaginário ou real. É isso que importa mesmo se não corresponda a realidade objetiva.



Funcionamento psíquico: existe uma quantidade de energia que alimenta os processos psíquicos; o aparelho psíquico é constituído de um número de sistemas que são diferenciados quanto a sua natureza e modo de funcionamento.

Pulsão: estado de tensão que busca, através de um objeto, a supressão desse estado. Eros - pulsão de vida - autoconservação. Tanatos pulsão de morte - auto destrutiva.
Sintoma: é uma produção resultante de um conflito psíquico entre o desejo e os mecanismos de defesa. Sinaliza. Encobre um conflito ponto de partida da investigação, mas não necessariamente a razão princiapl do sofrimento psíquico.
Segunda tópica:
Id, Ego, Superego.
Id - repertório da energia psíquica. É regido pelo princípio do prazer.
Ego - é o sistema que estabeleceo equilíbrio entre as exigências do id e as exigências de realidade e das "ordens" do superego. Princípio da realidade. É um regulador. As funções básicas do ego: percepção, memória, sentimentos, pensamento.
Superego - origina-se no complexo de Édipo. A moral, os ideais são funções de superego. Exigências sociais e culturais. Sentimentos de culpa.


Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/psychology/1678196-psican%C3%A1lise/#ixzz2N0DiL9Cd

Nenhum comentário: