Display

terça-feira, 26 de junho de 2012

A FÉ DOS JOVENS



A Fé dos Jovens






Como entender a fé que têm hoje os jovens e o modo como estes a praticam? Será mesmo que os jovens têm fé? Se têm, como a vivem? Perguntas desafiadoras e que talvez não encontrem respostas imediatas. Há casos em que o jovem nunca teve fé. Outros em que, se tem fé, ele a manifesta a sua maneira. Não se pode excluir ainda a hipótese da perda da fé por diversas circunstâncias que não convém aqui enumerá-las. Com a tecnologia invadindo tudo terá ainda sentido praticar uma espiritualidade? A fé não funciona como “touch screen”.

É relação com aquilo que não se vê, não se toca. Mas se sente. E sentindo encontra maneiras de fazer essas mesmas coisas, ver Deus, mas no próximo, tocar em Deus, pelos sinais, etc.
Antes de uma reflexão, cabe também uma introspecção, descobrindo assim em qual das hipóteses cada um se encontra.

Os jovens são o paradoxo de força e fragilidade, deterioração e beleza, agressividade e coragem, certeza e dúvida, e outras tantas dicotomias que permeiam a vida, o coração e a cabeça de quem vive o processo de ser humano no estágio jovem da vida.

Ainda que em meio a isso tudo, na essência do coração da juventude existe uma sinceridade pela busca do que é bom, uma busca pela fé e prática do bem que é acertada, porém muitas vezes confusa.

Como viver a fé se o mundo nos ensinou a trocá-la por aquilo que é palpável, testado, descartável? Não obstante o valor inestimável da fé, o falso prazer oferecido pela sociedade de consumo seduz facilmente, levando assim à troca do abstrato pelo concreto.

“Tenho fé, acredito em Deus, mas não vou à Igreja.”' Não poucas vezes escuta-se isso de quem vê na Igreja um obstáculo para o bom relacionamento com Deus. Ignoram as verdades de Deus reveladas à Igreja, não concordam com seus dogmas proclamados, etc. Ou seja, o jovem até tem fé, mas vive de maneira diferente, ao seu modo. “Não gosto desse padre, não gosto daquele pastor”.

As fragilidades que toda instituição tem, incluindo a Igreja, não só a Católica, são facilmente usadas como desculpa para a vivência de uma fé pela metade. Se isso acontece, a fé está baseando-se em Deus ou na figura do padre ou pastor que O representa? Essa situação precisa ser revista, acertada. Pessoas podem até nos afastar de Deus, mas é também por meio de muitas delas reunidas em assembleia (Igreja) que a aproximação com Deus e a vivência da fé podem ser praticadas e assim alcançar seu ponto máximo.

É comum e fácil ao jovem dizer que não acredita em Deus, que não tem fé ou não pratica nenhuma religião. É comum porque, às vezes, parece estar na moda. Comum porque, com tanta coisa boa, acreditar em algo mais para que?
Torna-se fácil porque assim justifica a sua ausência de compromisso, o seu 'dever' de cumprir leis, obedecer regras. Fácil porque se esquiva do testemunho a ser dado e do amor a ser amado em sua forma mais radical, como ensinou Jesus.

A fé não se limita a crer ou não crer. Não existe fé grande ou fé pequena. Existe fé, e ela pura e simplesmente não basta, apesar de ser um bom começo. Fé é compromisso com aquilo que se crê e com Aquele a quem se segue. Fé é também testemunho e não sentir vergonha disso. Ter fé é não ter vergonha de ser cristão. É dizer que vai à missa ou ao culto sem medo de soar como ultrapassado ou ridículo ante uma legião de amigos que pensa e pratica o contrário.

Ainda assim, há jovens com ausência plena da fé, da crença em Deus e da prática de alguma religião, mas que, se praticam o bem, vivem o amor, enquadram-se perfeitamente no pensamento traduzido pela máxima que diz que “há muitos ateus que são cristãos e não sabem e que muitas vezes são mais cristãos do que os cristãos de fato e de direito”.

Ter fé é o primeiro passo. Ao jovem, e a todos os cristãos, é pedido não somente a fé, mas o compromisso com o Reino e pessoa de Jesus, que também é Deus. Ter fé é acreditar nas palavras de Cristo muito mais do que na forma como o padre ou pastor orientam seus fiéis na hora da celebração.

Diante da reflexão sobre o deísmo da juventude, fica também a todos a reflexão para ver como está a fé e dependendo de como ela se encontra, como harmonizá-la com Deus e com a Igreja que Ele quis deixar. A fé em Deus pode até preceder a fé numa instituição religiosa, mas ela não a prescinde nunca da fé e da prática da religião.

Deus acredita no jovem porque conhece o coração de cada um. Cabe ao coração do jovem, ainda que não conheça a si próprio, buscar o Divino com suas Verdades. Convém citar aqui um grande santo de nossos dias, o chileno Santo Alberto Hurtado, que dizia: “somos um disparo à eternidade. Antes de mim, a eternidade, depois de mim, a eternidade”. O jovem é hoje, portanto, convidado a ser isso, com sua fé ou a busca por ela. Todos são convidados a se lançar em direção ao Eterno. Jesus já fez o convite. Ele está batendo à porta. Vai abrir? Afinal, já cantava Gilberto Gil: “Andá com fé eu vou Que a fé não costuma faiá.”

@carloscesar


FONTE:
http://www.pnse.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=433:a-fe-dos-jovens&catid=31:general&Itemid=46


(Paróquia N.Senhora da Esperança - Brasília)

21 comentários:

Anônimo disse...

a mensagem é que não podemos perder a fé de deus se não fazermos oração deus vai se afastando de nós até que um dia quando presisarmos dele ele não consegue nos ouvir Luigi 6 ano

Anônimo disse...

O texto fala muito sobre os jovens em relação a fé, que no caso do texto é uma coisa muito importante, e é mesmo, e os jovens não estão dando a devida atenção a esse assunto de extrema importância. O que o texto tenta demonstrar é que alguns jovens por menor que pareça ainda possuem fé, porém eles não demostram isso, ou não sabem como fazer tal coisa, enfim, o foco central do texto é pedir para que os jovens tenham mais fé e procurem ter mais contato com Deus indo para igrejas e etc...

Rodrigo Souza Sequeira 9 ano n 20

Anônimo disse...

o texto toca num ponto bom porque a maioria dos jovens de hoje não liga pra religiao e gestos d compaixão etc.... os jovens de hoje deveriam termais conhecimentos sobre religiao para poderem ser pessoas melhores e no futuro fazer alguma diferenca na vida de alguem , os jovens precisam de fé!
Thiago nº22 9ºano

Anônimo disse...

o autor tenta transmitir a mensagem de que os jovens de hoje em dia deviam ter mais fé no que fazem, como por exemplo no seu sonho de ser alguém na vida, tudo que você tenta fazer, você tem que ter fé, você sempre tem que ter fé naquilo que faz.
Carlos Humberto Oliveira Filho - 9° ano - n°: 2

Anônimo disse...

o autor quer mostrar que o jovem esta mundando, esta mais interesado nos outros nao so em si mesmo mas nos outros ao seu redor. o jovem esta mais enteresado na religiao. o jovem esta deixando as drogas de lado, o desrrespeito de ladoe etc.
FELIPE FECURI N3 9ANO

Anônimo disse...

Os jovens de hoje parecem fortes, mas são frágeis, agressivos e corajosos e às vezes fracos e medrosos. Sabemos muito bem que em suas cabeças passam muitas dúvidas em relação ao futuro, aos estudos, a família e também a fé. Por mais duro que um jovem aparenta ser, na realidade existe fé também.
Todo mundo tem sua fé interior.

Pedro Carvalho 9 ano numero 18

Anônimo disse...

o que o texto cita bastante é a relçao dos jovens com a fé. "Como entender a fé que têm hoje os jovens e o modo como estes a praticam? Será mesmo que os jovens têm fé? Se têm, como a vivem?" o autor inicia o texto com essas perguntas, dando uma ideia melhor do que vamos ler, e é exatamente o que ocorre, pois ao correr do texto essas perguntas iniciais são respondidas, não de uma maneira direta, porem o que leva a resolução delas de pouco a pouco. cita tambem o fato dos jovens mais entretidos na religiao deixarem as drogas de outras coisa sruins de lado!
Paola Leme 9°ano - n° 25

Anônimo disse...

O texto quer mostrar que o jovem esta em mudança e ele também ele n se interessa mais em si mesmo como ele se interessava antes, ele esta interessado nos outros também.
O jovem esta deixando as drogas de lado, esta mais interessado na religião e n esta mas des respeitando muito.

Vinicius 6ºano A nº22

Gabriel Bufano N 09 disse...

Eu concordo pois os jovens de hoje estao mais ligados com a tecnologia que nao tem tempo para espiritualidade,alguns nao acreditam em deus por que nao tem uma prova concreta mas como disse o autor do texto isso nao se toca se sente alguns acham ate uma vergonha entre grupos sociais rezar e orar para deus pois acha que vao ``zoar`` dele.

Anônimo disse...

O que o texto diz é que os jovens estão dando mais atençao, em coisas materias e tão deixando o lado " espiritual " tem algumas pessoas que só acreditam vendo ,e tem jovens que nao acreditam pois não tem certeza disso ,como o autor disse! "...Será mesmo que os jovens tem fé?" muitas pessoas tem , mais tem vergonha de mostrar isso ,porque sempre vai ter alguem pra zoar - Giovanna Raymundo 8°ano

Anônimo disse...

Eu concorto tudo o que o ator falou neste texto .
Eu acho que este texto fala tudo sobre certo sobre a fé que os adolecentes tem. Antonio Simões de jong

Anônimo disse...

Eu concorto tudo o que o ator falou neste texto .
Eu acho que este texto fala tudo sobre certo sobre a fé que os adolecentes tem.
Antonio Simões de jong

Anônimo disse...

eu comcordo com tudo o que autor fala pois nao temos muita fé e divamos ter mais
Felipe Levi Rocha n8 8ano A

Anônimo disse...

Eu concordo com que o autor diz a minha fe eh meio que baixa e eu acho que eu tenho q amentar a minha fe e tbm melhorar o meu modo de vida









Andreza simoes de jong !!
bjos

Anônimo disse...

Eu concordo com o texto, fala sobre a fé dos jovens , que nao temos muita fé , e por esses motivos acabam fazendo coisas erradas , ou usam a fé de maneira erradas , como para fazer um assalto e usar drogas. Sabemos muito bem oque passa pela cabeça , sobre relção ao futuro e duvidas , de estudo e familiares , acho que devemos nos preocupar melhor com os jovens , para deixarem as coisas ruins de lado. Gabriel Magalhães 7º Ano nº 14

Anônimo disse...

Eu concordo com oq o autor disse.
Ele diz que a feh das crianças de hj em dia estao muito baixa...
Acho que as criancas deveriam ir mas na igreja e fazer catequese !



andreza simoes de jong 7 ano

Antonio Ribeiro Stelzer disse...

Oi, primeiro de tudo gostaria de dizer que eu não sou católico, e não tenho essa fé dita. Portanto acredito que fazer boas ações faz tão bem a você quanto ao próximo. isso, independente da crença,idade,sexo e origem, vale para todas as pessoas.
O jovem de hoje sim, leva as coisas para um lado mais materialista e pensando menos no lado espiritual. Minha ex-namorada por exemplo, preferia um anel, uma joia ou um objeto do que uma rosa, um abraço, uma carta. isso é um exemplo de como as pessoas estão esquecendo das coisas mais importantes da vida.
Porém, acho que o ateu deve ser respeitado por ser ateu, e não interpretado como uma forma de fiel só porque ele faz o bem. Tanto o muçulmano, quanto o judeu, quanto o budista, quanto o católico quanto o ateu pode fazer o bem. Isso, independente da crença, como eu já disse acima, fazer o bem ajuda tanto você mesmo quanto o próximo, e isso é muito bom.

Antonio Stelzer 8 ano 28/06/2012

Anônimo disse...

Concordo com tudo... hoje os adolescentes poucos tem fé... os adolescentes deviam acreditar mais,nada é facíl da vida,muitos deixam de lado e acabam pensando:não vai dar certo ou algo do tipo... os adolescentes são os que mais fazem isso,sem ao menos tentar ,acreditar...
Os adolescentes tem pouca fé,acho que se os adolescentes tivessem mais fé,as coisas começariam a ter mais ´´soluções ´´ os adolescentes deviam pensar e refletir mais,que a fé a praticamente a base na nossa vida,é sempre bom ter fé,acreditar.

Rodrigo Cortizo 7 anoº

Anônimo disse...

Os texto diz que os jovens de hoje em dia estão mais focados em bens materias, e só cutição, do que inves ir na igreja, ter mais conhecimentos sobre a religião , mais compaixão, para no futuro sem pessoas melhores caridosas e que ajudem os necessitados

João Yoshida 7°ano

Anônimo disse...

O texto fala sobre a fe dos jovens, e os jovens de hoje em dia estao dando mais importancia para outras coisas e deixando de acreditar e ter fé em deus! nos jovenns damos mais valor uma coisa material do que fé e sentimentos, e isso é muito ruim, o texto relevou isso na minha opiniao, eu gostei muito do texto ele tem bons exemplos e falam de um modo que nos faz refletir sobre a mensagem.

Rafaela Serpico 7ano n-16 Nossa senhora do Morumbi

Anônimo disse...

Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida."
Padre Fabio de Melo


Gostei muito de seu comentário porque nos temos que acreditar em Deus e tem bons exemplos para jovens e para varias outras pessoas

Aluno Pedro Vitor Coelho Lima.