Display

quarta-feira, 16 de março de 2011

LIXO EXTRAORDINÁRIO

(Foto - fonte: braziliantop.com/.../filme-lixo-extraordinario/


Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.




53 comentários:

Maria Luiza - 8º ano disse...

Eu achei o filme muito interessante porque mostra que mesmo você não tendo nada, você pode ser alguém. E que nunca podemos deixar de acreditar nos nossos sonhos. O filme mostra também que dá para fazer coisas super legais com material reciclável.

Anônimo disse...

Eu amei o filme,porque aquelas pessoas veio de nada para tudo isso.Eles tiveram muita vergonha porque eles trabalhavam no lixo mas o Vik ajudou eles a ganhar a vida.

LUANA-8º

thiago e vitor 8ºano disse...

eu gostei do filme porque fala da realidade das pessoas que trabalham como catadores de lixo.E tiveram oportunidade de melhorar sua vida e mostrar que nem todos são privilegiados

Anônimo disse...

Eu achei o documentário bem interessante, porque mostra a vida das pessoas através do trabalho delas que é com o lixo. E mesmo sendo um trabalho humilde é um trabalho que nem todos os outros e ''identificado'' por Deus, gostei bastante
By: Nathalia Mezzetti

Evelyn Medeiros disse...

Lindo demais, fiquei comovida... todos devem ver! Destaque para a grande verdade dita por Vik no começo do filme: que o Brasileiro é extremamente classista e que se julga superior aos outros. Esse é um valor de nossa cultura que eu também poderia chamar de um lixo extraordinário...

Anônimo disse...

Eu adorei o filme eu achei legal porque eles não sabiam nada,eles trabalhavam no lixo e ganharam uma grande renda trabalhando la.


MARIANE-8º

Anônimo disse...

Achei esse filme muito bom! Retrata dos catadores de lixo reciclavel, acredito que todas as pessoas tem o mesmo valor, mas para mim as principais pessoas são as que não só ajudam a si própria, mas também aos outros!
O Jardim Gramacho foi um lugar muito importante para várias pessoas, pois antes de ter seus retratos em museus tinham vergonha de trabalhar lá, mas agora todos dizem com maior gratidão: "EU TRABALHEI NO JARDIM GRAMACHO!"
Todos estão numa vida melhor, mas não vão mudar só porque deixaram o Jardim Gramacho, eles tem orgulho disso!!

Giovanna 8º ano

Anônimo disse...

Eu achei esse filme muito educativo,mas educativo do mode de ensinar as pessoas a verem o mundo de um modo mais fácil de viver.
O personagem que iniciou o projeto é um grande exemplo de esperança e de vida para as pessoas que já desistiram de tudo no mundo.

Luciano M. Salomão e Rafael Noronha 8º Ensino fundamental II

Anônimo disse...

Esse filme, é muito legal.
A maneira de como Vick ficou disposto a ajudar foi muito importante para todos.
Todos que trabalharam no lixão, trabalhavam com sinceridade, ao invés de ficar se prostituindo etc, eles trabalhavam com garra, até alcançar os seus objetivos.
Adoramos o filme.
Rosana, Beatriz e Vitória 8°ano

gessica disse...

Eu achei este docomentário muito interessante, pois ele quer passar pra nós que não prescisamos ser de classe alta ou baixa temos o mesmo valor.
Também achei que o Vik que fez o filme foi muito legal esta ideia que ele teve de ajudar o catadores de lixo do bairro Camacho,e dar uma nova oportunidade de vida pra eles subirem e serem alguem,serem reconhecidos no mundo,sem serem maltratados,isto é,serem excluidos.

Anônimo disse...

Por: Nathália Horst

Achei o documentário do lixo extraordinário incrível,é legal saber que,aquelas pessoas simples,puderam ter uma oportunidade com aquela. No fim dele,podemos ver que com a venda de certas obras,viagem a Londres,apresentação no programa do Jô soares,entre outros,eles estavão realmente felizes. Deve ter sido uma Experiência super importante na vida não só dos catadores,como para todos os envolvidos no projeto. Com este documentário, O Brasil mostrou que sim,o lixo tem importância e que é possivel fazer coisas maravilhosas com ele.

De: Nathália Horst,numero 14.
Para: Celina,de Religião.
Exercício: Assistir o filme,ir na informatica,entrar no Blog e postar um comentario.

Anônimo disse...

Eu achei muito legal o modo que Vik trabalhou com o lixo,sendo um material normal.
E ele fez de modo em que os catadores de lixo reciclavel receberam o mesmo credito e não um mais que o outro, pois eles trabalharam igual.
No começo ninguém acreditava que o progeto dops catadores, mas depois todos o apoiaram quando firam que esse trabalho dava certo.
Patrícia e Carol 8º ano

Anônimo disse...

Nossa piris,vcs nem me chama né! então tá
HAHAHA

Paloma Andrade disse...

o filme mostra que mesmo pessoas com pouco possibilidade financeiras na vida, também podem atingir seus sonhos.
como se fala no inicio do filme, não é preciso ter vergonha por fazer aquilo que se gosta e se tem vontade, não importa o que os outros vão dizer, sempre vai ter alguém contra, mas nesse caso acho que não vai ter ninguém contra apoiar a expectativa de vida de outras pessoas.
No filme é mostrado a possibilidade de vida que todas as pessoas tem,como de um homem que saio do trabalho de colhedor de reciclaveis e conseguiu ir para o exterior.

Anônimo disse...

De:Carlos

Gostei muito desse filme, pois ele mostra que os humanos sao todos iguais e mesmo que voce seja um catador de lixo, nunca desista do seu trabalho.

Anônimo disse...

Eu achei um filme interecante porque mostra como pessoas pobres podem mudar de vida com apenas a ajuda de uma pessoas.Pessoas que tem uma vizao muito pequena do mundo, comesa ah ver as coisas como elas podem ser bouas ,porque pessoas tao pobres conseguiram mudar de vida com o materias reciclavel Felippe Narracci 8 ano

Anônimo disse...

Muito bom esse filme,mostra que cada pessoa tem o seu valor, mesmo ela sendo simples ela pode ser feliz.
Também gostei pq mostra a realidade dos catadores de materiais reciclaveis, e mostra oque se pode fazer com o material reciclavel que é desperdiçado.

Anônimo disse...

Muito bom esse filme,mostra que cada pessoa tem o seu valor, mesmo ela sendo simples ela pode ser feliz.
Também gostei pq mostra a realidade dos catadores de materiais reciclaveis, e mostra oque se pode fazer com o material reciclavel que é desperdiçado.

Anônimo disse...

O filme é muito interessante, e mostra que mesmo quando a pessoa não tem nada, ela pode ser uma grande pessoa, quando ela tem oportunidade.
Rodrigo Souza sequeira 8 ano

Anônimo disse...

Muito bom esse filme,mostra que cada pessoa tem o seu valor, mesmo ela sendo simples ela pode ser feliz.
Também gostei pq mostra a realidade dos catadores de materiais reciclaveis, e mostra oque se pode fazer com o material reciclavel que é desperdiçado.
PEDRO 8° ANO

Anônimo disse...

Acho que esse filme mostra o valor das pessoas,mostra que o Vik quer mostrar que eles não são apenas catadores de lixo,também são gente !

FernandaPereira Monteiro Gil 6°ano.

Vinicius 6º ano disse...

Eu gostei do filme porque o Vic feis uma coisa muito legal pelas pessoas que trabalhavam no lixam. E o filme mostra também que da pra fazer coisas super legais com material de lixo.

Anônimo disse...

o filme faz as pesoas serem mais do que ja sao faz as pesoas terem motivo para viver para fazerem historia no lixao com seus quadros , se nao forem ricos aqui vao ser ricos no ceu.

bruno 6ano

Anônimo disse...

este video marcou muito porque tem jente pobre que cata lixo e muito mais feliz que ajente entao obrigado cel

diego

Anônimo disse...

eu achei o filme muito legal e interesante porque ele mostra que nos podemos fazer varias coisas legais com material reciclavel.



camilla 6ºano

Anônimo disse...

eu achei o filme muito interessante porque mostra o valor de cada pessoa.E mesmo ganhando o dinheiro das vendas dos quadros sao as mesmas pessoa e continuam sendo catadores de lixo



Henrique.R.Alayon

Anônimo disse...

eu achei o filme muito legal que as pessouas vieram do nada e nao desistiram de cotinuar e com a ajuda do vik eles fiseram o trabalho com o material reciclavel e 99 nao e100



rodrigo e jonh 6 ano

Anônimo disse...

eu achei que esse documentario passou a idéia que os catadores tambem tem valor e tem potencial para fazerem o que eles quizer da vida e nos ensina que eles são pessoas mais simples mas são dignas e varios tem orgulho de fazer isso.

Thainá Barrtta Peinado
6°ano

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante o filme porque mostra pessoas que trabalhavam no lixo e subiram na vida,com ajuda do Vik eles fizeram um trabalho sobre o lixo e hoje estão trabalhando em outros lugares e ficaram famosos pelo trabalho.

Rodrigo e João 6 amo

Anônimo disse...

no filme tudo de ruim acontece mais mesmo assim permanece a felicidade e a vida deles mudou pra sempre na pura felicidade

Yuri

Anônimo disse...

No filme alem de reciclar o lixo tambem podemos faser arte.Tambem pessoas que sofrem muito agora sao famosos e isso e um ditado"Nao sombe dele agora porqu pode ser seu chefe amanhã!


Naomy♥♥

Anônimo disse...

eu gostei do filme porque mostra como é a vida dos catadores de lixo e eles fazem arte aproveitando o lixo e ficando famosos.
tiago 6 ano

Anônimo disse...

no filme tem muita arte que artista tiro tambem tem algumas coisas que são ruins mais eu gostei um poco do filme
joão ricardo

Anônimo disse...

eu achei que o filme foi uma forma de mostra que todos nos fazemos a diferença e que nao irporta se eles trabalhao no lixao eles sao pessoas e tentao melhorar no nosso brasil devemos agradeser tudoo que ele fazen pelo nosso pais
Lana RIeiro 6 ano

Anônimo disse...

Eu achei que o filme foi uma forma de mostrar que todos temos valor sendo rico ou pobre,sendo catador ou não e Vick Muniz achou uma forma de mostar para todo o mundo quem sao esses catadores e mostrar que eles tem um valor tao grande e sao eles que nao deixao o mundo virar um "lichão".

Anônimo disse...

A história de Vik Muniz mostra as artes que ele faz juntando com os lixos aproveitados, com isso ele aproveita os lixos e faz quadros diferentes e ajuda os catadores de lixo da região.


Ass: Pedro Murilo, Número: 13 6º Ano.

Anônimo disse...

O filme lixo estraordinario, e um filme muito legal, o Vik Munis fica muito amigos dos catadores de lixo.Ele ate faz quadros com a fotos deles.Mas o filme tem algumas pates
ass isadora pina

Anônimo disse...

O filme mostra coisas da vida que poucas pessoas hoje em dia conhecem..
Ele repassa liçoes de vida para pensarmos.. Aquelas pessoas tiveram uma vida difícil, porém trabalham felizes, e orgulhosos do que fazem. A vida delas melhorou muito depois que Vik os ajudou.

Beatrice e Myleena 9ano

Anônimo disse...

O documentario é maravilhoso ,
realmente tocou o coraçao . Mudou a nossa visão sobre os catadores de lixo reciclavel , que ajudam o meio ambiente . Realmente o documentario abriu nossas mentes sobre esses trabalhadores e sua vida , que nao é facil . Como diz no filme "Eles sao pessoas maravilhosas , mas nao tiveram sorte na vida " . Depois do filme , abriram-se varias portas para eles .
Sabrina e Giulia
9º ano nº 20 e 8

Anônimo disse...

Esse mostrou como é ruim a pobreza das pessoas que vivem com o lixo e que precisamos valorizar cada vez mais nossa vida. José e Vinicius 9° ano.

Anônimo disse...

Eu achei o filme muito bom porque mostra o que acontece no Brasil como o (lixão) mesmo vc não sendo ninguem você consegue realizar seus sonhos que nunca imaginou que foi o caso do filme esse filme tambem mostra como as pessoas dos lixos reciclam para fazer um Brasil melhor.

Guilherme Pereira Souza 9°ano

Anônimo disse...

Caio Abramovay 7 ano
achei o filme muito bom e ele mostra que nem todos tem muita coisa mais sabem viverr!

Anônimo disse...

NO FILME APESAR DE ACONTECER VARIAS COISAS RUINS MOSTRA A REALIDADE PARA AS PESSOAS SABER O QUE LA ACONTECE. GABRIEL NOBREGA 7 ANO

Anônimo disse...

Felipe Levi Rocha
eu acho que é muito legal alem de reclar que é muito
bom faz arte e ajuda os nessesita dos acomceguirem mais dinhero e cara que iventou isso é um genio

Unknown disse...

Gabriella
Eu achei o filme muito educativo e muito realista.

Anônimo disse...

achei o filme muito interessante porque ele mostra a vida de quem mora no lixao e como eles sobrevivem la e como é a vida real la fora e quem acredita sempre consegue

Anônimo disse...

Lixo extraordinário,
Eu achei o filme muito interessante,pois conta a como é a vida dos catadores de lixo.
Neste filme podemos ver a diferença entre as classes sociais e mesmo as pessoas não tendo dinheiro podem fazer grandes atos,e mesmo não tendo educação essas pessoas podem cuidar melhor do planeta do que as pessoas que recebem educação.
Podemos ver que através da arte essas pessoas tiveram a oportunidade de melhorar suas vidas

Mariana,Leticia e Willian 7° ano

Anônimo disse...

o trabalho do filme lixo estraordinario é muito interesante pois é inimaginavel transformar o lixo que nós jogamos fora em uma arte extraordinaria


victor pina
colegio nossa senhora do morumbi

Anônimo disse...

Ana Carolina Fleck 7 ano

Eu ache o filme muito interessante porque mostra que mesmo você não tem nada, você poder ser alguém. e também o filme mostra a realidade das pessoas que trabalham como catadores de lixo.

Anônimo disse...

Nós gostamos do filme , porque, é uma lição de vida para todos. As vezes nós nos preucupamos com coisa que realmente não importam e esquecemos que tem pessoas que nao tem nada que "dão um jeito' de viver.O filme mostra também que só porque voce não tem muita condição de vida não significa que precisa ter vergonha . Todos são importantes e conseguem fazer coisas extraordinárias . Carol, Daniela, Giovanna 7º Ano NS do Morumbi

George Lucas disse...

O filme é muito bom por que nele mostra pessoas que trabalham no jardim Gramacho onde é jogado grande parte do nosso lixo e os catadores que recolhem o nosso lixo são esquecidos , Vick nasceu no Brasil mas quando foi apartar uma briga foi baleado e com o dinheiro da indenisação foi morar no USA , no jardim Gramacho tirou fotos dos catadores e fez quadros com lixo dessas pessoas vendeu os quadros dos cartadores no leilão e mudou a vida deles
George,Gabriel Rosa e Gustavo

Anônimo disse...

Foi uma inspiração ver aquelas pessoas se esforsando e a dedicação do planejador de tudo isso foi tambem fantastico.

Colégio Nossa Senhora do Morumbi.

Anônimo disse...

O FILME LIXO ESTRAORDINÁRIO FOI UM FILME QUE ME ENSINOU QUE QUARQUER UM PODE FAZER ARTE E GANHAR MUITO DINHEIRO, E QUE TEMOS QUE RESPEITAR TODAS AS PESSOAS NÃO TER PRECONCEITO SE A PESSOA TRABALHA NO LIXÃO OU NUMA GRANDE ENPRESA
VITOR MARTINS