Display

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

COMPREENSÃO DE SI MESMO

(Foto- crédito Celina Missura)


O ser humano é constituído pela dimensão física, mental, espiritual, emocional, social, sexual. O equilíbrio se estabelece quando todas essas partes estão em harmonia. No entanto, temos tantas e tantas manifestações negativas dentro de nós: raiva, solidão, insegurança, agressividade, sentimentos de culpa, inveja, teimosia, decepção, depressão.

A compreensão de si mesmo é muito importante para o crescimento humano, pois nos dá ferramentas para resolver questões existenciais que nos aflige. Quando conseguimos nomear o que nos atormenta interiormente, significa que estamos no rumo certo, resgatando o nosso verdadeiro EU.

O processo de mudança começa. Vamos então, avaliando o que precisa ser deixado para traz, jogado fora, excluído de nossa vida. Erros e acertos fazem parte do processo. Novas atitudes irão moldando nosso comportamento e dando outro rumo na própria vida.

Um tempo diário para si mesmo é importantíssimo, pois no meio da agitação, afazeres e compromissos, não conseguimos dar esse mergulho introspectivo que nos ajuda a identificar as causas dos próprios erros, as motivações secretas da nossa conduta negativa.

Muitas perguntas ficarão sem resposta, mas a busca do significado dos nossos tropeços deve ser constante, com determinação, sem desanimar ou esmorecer.

Um comentário:

luiza disse...

para que nós consigamos nos conhecer melhor e enetender o que se passa na nossa cabeça é preciso de tempo ,para pensar sozinho onde niguém te julgue e tente te entender,na verdade voce nao quer ser compreendido ,você so precisa pensar nas suas atitudes antes de faze-las,e arcar com as consequencias no final,eu tento encarar a vida com menos drama possivel ,as pessoas sao o que sao e cada um tem a sua vida ,viver em harmonia e comunidade é bom mas quem não gosta dessas coisas e só quer pensar na sua própria vida ,nem sempre é anormal