Display

sábado, 14 de agosto de 2010

ANO INTERNACIONAL DA JUVENTUDE


(Foto - crédito Celina Missura)


ANO INTERNACIONAL DA JUVENTUDE FOI LANÇADO.

O Ano Internacional da Juventude foi lançado na Assembléia Geral da ONU no último dia 12 de agosto de 2010 e vai até o dia 11 de agosto de 2011 sob o tema Diálogo e Entendimento Mútuo.
A iniciativa tem por objetivo promover os ideais da paz, do respeito pelos direitos humanos e solidariedade entre gerações, culturas, religiões e civilizações.

Em sua mensagem, o Secretário-Geral disse que "em um mundo em que os diferentes povos e tradições estão cada vez mais próximos, com contatos cada vez mais frequentes, é crucial que os jovens aprendam a ouvir atentamente, interajam com os outros, aceitem opiniões divergentes e sejam capazes de resolver conflitos". Ele também pediu para reforçar os esforços "para incluir os jovens nas políticas, programas e processos de decisão que beneficiam o seu futuro e nosso".

Desafios e oportunidades

Há mais de 1,2 bilhão de pessoas com idades entre 15 e 24 anos no mundo, representando cerca de 18 % da população mundial. O Ano Internacional da Juventude apresenta uma oportunidade para destacar as contribuições que os jovens estão fazendo para a sociedade e para promover sua participação plena e efetiva.

Os países em desenvolvimento são o lar de 87% dos jovens que enfrentam dificuldades, como acesso limitado a recursos, saúde, educação, formação, emprego e oportunidades econômicas.
Em um momento em que o mundo enfrenta múltiplas crises que muitas vezes se sobrepõem, investir e estabelecer parcerias com a juventude é fundamental para encontrar soluções sustentáveis. Ao adotar a resolução 64/134 proclamando o Ano, os Estados-Membros da ONU confirmaram a importância que a comunidade internacional dá à integração das questões relacionadas com a juventude nas agendas de desenvolvimento global, regional e nacional. Para orientar os seus esforços durante o ano, a ONU está se concentrando em três grandes objetivos: (1) aumentar o investimento na juventude, (2) aumentar a participação dos jovens e suas parcerias com eles e (3) aumentar a compreensão intercultural entre os JOVENS.


(Fonte: http://entrejovensmundomissao.blogspot.com)

Nenhum comentário: