Fonte : CNBB - (PARTE I)
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014 – FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO
(PARTE I)
1. A Campanha da Fraternidade de 2014 nos propõe uma reflexão sobre o trafico humano que está presente em várias situações como atividades de construção, confecção, sexo, serviços agrícolas, adoções ilegais, remoção de órgãos humanos etc. Por isso, o trafico humano frequentemente está vinculado â migração, sobretudo quando o migrante está sob alguma forma de ilegalidade dentro ou fora do país.
2. O objetivo geral da CF é identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denuncia-los como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.
3. O Papa Francisco disse “ O trafico humano é uma das questões sociais mais graves da atualidade”
4. No Brasil, são formas bem conhecidas do tráfico humano: a exploração, que atinge principalmente mulheres, mas também crianças e adolescentes, no mercado do sexo, e a exploração de trabalhadores escravizados em atividades produtivas.
5. O tráfico para a exploração do trabalho é uma prática que encontramos no Brasil. Uma pesquisa revelou que nas regiões Norte e Centro Oeste o índice de exploração é muito alta, depois vem a Amazônia legal e outros estados.
6. O tráfico para a exploração sexual é uma exploração típica do tráfico humano. A exploração utiliza-se da pornografia, do turismo, da indústria do entretenimento, da internet. Sendo que 80% das vítimas da exploração sexual são mulheres.
7. O tráfico para a extração de órgãos é um crime que vem crescendo nos últimos ano e muitas vezes os doadores são involuntários ou explorados a venderem seus órgãos
8. Tráfico de crianças e adolescente – Segundo entidades não governamentais, as redes internacionais de tráfico movimentos crianças e adolescente do mundo inteiro. No brasil, esitem denuncias de tráfico de crianças e adolescentes para a exploração sexual. Somente na década de 80, quase 20 mil crianças brasileiras foram enviadas ao exterior para adoção, com processos fraudulentos.
9. Algumas características do tráfico humano são: É um crime bem organizado e planejado com apoio logístico para se obter documentos falsos. Tem o planejamento das rotas do trafico para despistar a policia. As rotas aqui no Brasil estão assim distribuídas: 76 rotas na Amazônia, 69 na região do Nordeste, 35 na região Sudeste, 33 na região Centro -Oeste e 28 rotas na região Sul;
10. O trafico humano é um crime silencioso, invisível e por conta disso, difícil de ser combatido. As pessoas são aliciadas, enganadas com falsas promessas. Os aliciadores se camuflam recrutando modelos, talentos para o futebol, babás, enfermeiras, garçonetes, dançarinas, ou para trabalhos como cortador de cana, pedreiro, peão, carvoeiro etc...
11. O tráfico humano e a escravidão estão presentes na história do brasil (índios, negros) Assim com nas atividades das fazendas de canar de açúcar, engenhos, minas de ouro etc....
Nenhum comentário:
Postar um comentário