(Tema oportuno para debate - Campanha da Fraternidade 2012)
Seja para praticar exercícios físicos, se divertir ou usar como meio de transporte, é cada vez mais comum encontrar pessoas andando de bicicleta nos parques e nas ruas das cidades.
Até mesmo nas academias as aulas de spinning costumam fazer o maior sucesso. E não é à toa: as pedaladas trazem benefícios ao corpo e à mente!
Nota dez para a saúdePedalar melhora a função cardiovascular e regula os níveis de pressão arterial, colesterol e triglicérides, além de estimular o sistema imunológico e contribuir para a redução da depressão, da ansiedade e do estresse. “E, ao contrário de outras modalidades, o exercício não causa impactos sobre o joelho. Por isso, pode – e deve – ser praticado por quem está acima do peso”, lembra o ortopedista especializado em medicina do esporte Maurício Póvoa Barbosa, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
Mas o médico alerta: quem tem problemas no joelho deve contar com o acompanhamento de um personal trainer. Já os atletas com lombalgias devem fazer um trabalho adicional de fortalecimento abdominal e dorsal, bem como alongamento da musculatura posterior.
Corpo em formaPara quem quer uma silhueta enxuta e bem definida, esse é um esporte maravilhoso. “Em 40 minutos de pedaladas, ocorre a queima de 300 calorias, em média. Depois de 2 meses de exercícios, há um aumento de cerca de 25% da força nas pernas. Isso sem falar na definição dos músculos abdominais e dos membros inferiores, em especial quadríceps, glúteos e panturrilha”, conta Beto Liber, personal trainer da Academia Bodytech.
Segurança acima de tudoPara pedalar na rua, alguns cuidados são necessários. Veja quais são eles:
Ande sempre a direita da pista.
Use roupas chamativas, evitando, assim, o risco de colisões.
Evite usar fones para escutar música: reserve sua audição para o trânsito.
Não pedale na calçada, nem na contramão.
Use capacete, óculos (para se proteger não só dos raios solares mas também de insetos e poeira) e luvas (pois são as mãos que tocam primeiro o chão).
Aplique filtro solar na pele e nos lábios.
Jamais pratique exercícios em jejum. Faça uma refeição leve e saudável: tome um copo de AdeS antes do treino, por exemplo. A bebida à base de soja lhe dará energia para você pedalar com disposição.
Leve uma garrafa de água para hidratar-se.
Evite avenidas, ruas e estradas com grande movimento.
Use a buzina ou campainha para sinalizar suas manobras.
Pedaladas na rua X spinning
A vantagem de andar de bicicleta ao ar livre é o contato com a natureza. Porém, quem pratica o ciclismo indoor (spinning) queima mais calorias e evita preocupações com o trânsito e possíveis furtos.
Mas se você curte andar de bike na rua, uma boa opção é fazer parte de um grupo de pedal: ciclistas que se reúnem para pedalar nos grandes centros urbanos.
Eles contam com guias experientes que usam sinalizadores (aquelas tiras que se iluminam com a luz) e mantêm um rádio sempre à mão, garantindo a segurança da turma. Para fazer parte de um desses grupos, acesse:
São Paulo: http://www.sampabikers.com.br/
Blumenau: http://www.bike100limites.com/
Rio de Janeiro: http://www.kraftbikes.com.br/
Recife: http://www.corujaqueira.com.br/
Brasília: http://www.pedalnoturnodf.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário