Display

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

YOANI SANCHEZ - JORNALISTA CUBANA




Yoani Sanchez
Foto - crédito de noticiasriobrasil.com.br
 



FONTE  BOM DIA BRASIL

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/01/jornalista-cubana-yoani-sanchez-consegue-visto-para-entrar-no-brasil.html



Foi concedido o visto de entrada no Brasil à jornalista cubana Yoani Sanches. Às vésperas de viajar para Cuba, a presidente Dilma Rousseff deu um empurrão, mas agora o problema é convencer o governo cubano a autorizar a saída de Yoani. Até hoje, todos os pedidos que ela fez para sair de Cuba – e não foram poucos – foram negados. Ao todo, foram 18 pedidos.

O visto de Yoani Sanchez foi exibido na internet pela cubana. Ela pediu para vir ao Brasil para participar da estreia de um documentário, dirigido pelo cineasta Dado Galvão. Em conexão Cuba-Honduras, Yoani fala da falta de liberdade de expressão em Cuba. Por telefone, o cineasta contou que adiou o lançamento duas vezes, na esperança de que ela pudesse estar presente.

“Esse é o nosso terceiro convite. No total, para outros países, são cerca de 19 tentativas de deixar Cuba para participar de lançamento de livros e receber prêmios. A única coisa que impede a Yoane de sair de Cuba é pelo fato de pensar diferente, de ter sua própria opinião sobre a realidade cubana”, afirmou o cineasta Dado Galvão.

A jornalista, de 36 anos, é a criadora do blog “Geração Y”, traduzido em 15 idiomas. Nele, Yoani fala da opressão do regime de Cuba. Ela é considerada uma dissidente e já foi detida e espancada pela polícia.
A presidente Dilma Rousseff chega a Cuba na segunda-feira (30) para uma visita oficial. Yoani Sanchez pediu um encontro com ela, que não está previsto na agenda. A equipe de reportagem do Bom Dia Brasil tentou falar por telefone com a jornalista, mas, segundo amigos dela naquele país, o número costuma ser bloqueado quando há alguma notícia sobre ela no exterior.

Na internet, Yoani Sanchez comemorou a concessão do visto para vir ao Brasil, mas disse que o mais difícil está por vir: conseguir autorização para sair de Cuba. A equipe de reportagem do Bom Dia tentou saber na embaixada cubana o que o governo de Cuba achou da concessão do visto, mas ainda não foi dada uma resposta.



Um comentário:

Celina Missura disse...

Governo de Cuba pede para o Itamarati desqualificar a jornalista e blogueira Yoani Sanchez.?????????????.......e um grupo de militantes vão às ruas protestar com gritos e palavrões contra a moça que há anos luta para a liberdade de expressão ..... Gostei da atitude do senhor Suplici que não teve medo de chamar algumas pessoas que estavam agressivas e revoltadas para uma conversa....Gente, estou intrigada, vou pesquisar a fundo essa história. Ás vezes não entendo militantes do PT que tanto lutaram para a liberdade de expressão e de repente agem totalmente diferente. Isso não é democracia, é totalitarismo, pois não existe respeito com o que pensa diferente... Que dor constatar isso, vindo daqueles que até ontem eram da esquerda, que nasceu da base e que eu adotei como ideologia , ferramenta na qual eu depositei minhas esperanças de um mundo melhor, por anos a fio, nas urnas eleitorais.