Display

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013 – FRATERNIDADE E JUVENTUDE

1.      Estamos passando por intensas mudanças de época em que o que sustentava uma visão de mundo ontem, hoje já não tem tanta importância. Agora estamos num mundo globalizado, eum que todos são afetados por tudo o que acontece em qualquer lugar.

2.      Antes alguns critérios determinava uma certa visão de mundo, hoje há diversidade de propostas aceitas como válidas, num contexto mais amplo.

3.      As mudanças estão atingindo todos os setores da sociedade como economia, politica, ciências, educação, esporte, artes religião etc....

4.       As mudanças estão atingindo, especialmente jovens e família, e portanto   os relacionamentos muitas vezes são instáveis.

5.      O papel exercido pelos país e pela escola, na cultura tradicional, agora é representado, com mais força pelos meios de comunicação de massa.

6.      Muitos são os pontos positivos decorrentes de todas as mudanças, especialmente a valorização da pessoa humana, a troca de experiência, o respeito à diversidade cultural, a busca de Deus, em contraposição à avassaladora cultura articifial, que avança rapidamente.

7.      As rápidas mudanças tem trazido alguns conflitos entre gerações e um certo individualismo aos jovens, que busca desenfreadamente uma felicidade no presente, sem grandes preocupações com o amanhã.

8.      O jovem de hoje apresenta diferenças marcantes com o jovens por exemplo dos anos 60, que se organizava especialmente no meio estudantil e tinha uma atuação política bem determinada.

9.      A partir dos anos 90 os jovens tiveram envolvimento em grupos culturais, música, dança e teatro.

10.   Apareceu um novo traço na pertença desses jovens, que se mostram capazes de transitar por diversos grupos ou tribos , também através das redes sociais. A internet criou uma aldeia global.

11.   Nota-se, no entanto que os jovens buscam espaço para organização, mas sem participação politica partidária.

12.   O novo jeito de o jovem ser e interagir tem suas raízes nessa comunicação em rede, onde ele rapidamente pode ser ouvido, visto e considerado.

13.   Contudo, o perigo que se estabelece é o risco de o jovem querer estar sempre conectado em detrimento das relações interpessoais e presencial.

Nenhum comentário: