Display

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012


A Campanha da Fraternidade de 2012 é um evento organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cujo tema é Fraternidade e saúde pública. O lema da campanha é um versículo do livro do Eclesiástico: Que a saúde se difunda sobre a terra! (Eclo 38,8).[1] A exemplo das campanhas anteriores, o evento terá início na quarta-feira de cinzas e se estenderá por todo o período da quaresma

O objetivo geral dessa campanha será Promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do SUS, em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população.
A CF 2012 visa a saúde integral. Há muito tempo, ela vem sendo considerada a principal preocupação e pauta reivindicatória da população brasileira, no campo das políticas públicas.

A vida, a saúde e a doença são realidades profundas, envoltas em mistérios.

Diante delas, as ciências não se encontram em condições de oferecer uma palavra definitiva, mesmo com todo o aparato tecnológico hoje disponível. Assim, as enfermidades, o sofrimento e a morte apresentam-se como realidades duras de serem enfrentadas e contrariam os anseios de vida e bem-estar do ser humano.

A experiência da doença mostra que o ser humano é uma profunda unidade pneumossomática.

Com a doença passamos a perceber o corpo como um ‘outro’, independente, rebelde e opressor.

Ninguém escolhe ficar doente. A doença se impõe. Ela pode tolher nosso direito de ir e vir.

A doença é, por isso, um forte convite à reconciliação e à harmonização com nosso próprio ser.
A doença é também um apelo à fraternidade e à igualdade, pois não discrimina ninguém. Atinge a todos: ricos, pobres, crianças, jovens, idosos. Com a doença, escancara-se diante de todos nossa profunda igualdade. Diante de tal realidade, a atitude mais lógica é a da fraternidade e da solidariedade

Se, é dever do Estado promover a saúde por meio de ações
preventivas e oferecer um sistema de tratamento eficaz e digno a toda
população, especialmente aos mais desprovidos de recursos; é, também,
responsabilidade de cada família e cidadão assumir um estilo de viver que
contribua para se evitas as doenças, por meio de hábitos saudáveis e a procura de exames preventivos.

Nenhum comentário: