Display

quinta-feira, 14 de abril de 2011

PÁSCOA - TRAVESSIA - RESSURREIÇÃO!

(Foto - crédito - Internet: http://mteresabr.wordpress.com/2008/12/03/chuva-2/)
Páscoa –Travessia - Ressurreição!


Abrimos as páginas dos jornais, ou abrindo os nossos olhos e nossa sensibilidade vemos estampadas cenas de nossa triste e dura realidade: violência no trânsito, violência contra as pessoas idosas, mulheres e crianças, violência ... Violência ... É a palavra acontecida que marca as nossas vidas. Junto a esta, outras se encontram e vão compondo um quadro estarrecedor: corrupção; falta de políticas públicas na área da saúde, educação, habitação; acomodação e imobilismo diante da dor, sofrimento e miséria.

Incomodação que é pouca; indignação que tarda em chegar. Mobilização que é difícil de encontrar. Que esperança nos resta? Que memórias podem ser evocadas para que nos convoquem a travessias, lutas e sonhos?

Em meio às dores deste mundo nos vem o convite e o desafio de celebrar a Páscoa, de fazer a memória do caminho de libertação e de anunciar que o sol há de despontar vencendo a morte, o medo e a injustiça. Convocação para revelar - porque já existe no corpo, no sonho e na vida cotidiana – os outros movimentos de pessoas e de grupos que se juntam num grito de indignação: “porque me abandonaste?”. Este grito é práxis revolucionária: a morte não vence. Memória de travessia

A Páscoa é memória de passagem, de saída da escravidão em luta por uma terra de leite e mel. Páscoa é trajetória em comunhão, é caminhar mesmo em meio às dores, ao deserto e ao medo. A Páscoa é festa familiar que ritualiza o cotidiano. Celebra e defende a vida. Páscoa é convite de comunhão para todas as pessoas, tempo de comer juntos/as, de amar juntos/as, relações refeitas e reinventadas, quem sabe diferentes do que estamos acostumados/as. Não rima com exclusão, preconceito. O caminho desta travessia acolhe as ambigüidades da vida e propõe a novidade: já não há mais como se acomodar, porque a manhã e a luz há de chegar e a vida nova há de brotar. Põe-te à caminho! Levanta e sacode a poeira, pois o novo já se anuncia! Para que o sol desponte (Mc 16.2)


A Páscoa acontece porque a manhã chega, a noite passa, o medo vai, a dor abranda. No domingo de manhã, ao despontar do sol as mulheres saem. Não se acomodam. Não se incomodam de abrir os olhos, a sensibilidade. Não têm medo de abrir a porta e sair.


Assim como a solidariedade as faz estar presentes na hora do sofrimento, na hora da cruz, igualmente as impulsiona a sair de madrugada, em meio ao perigo, até o túmulo. Mas, o túmulo está vazio. A morte não tem a palavra final. Quando o sol desponta, a vida vence a morte. Milagre de ressurreição!

A fé na cruz/ressurreição nos impulsiona e movimenta em compromisso e responsabilidade a anunciar a boa nova. A morte foi vencida. O medo e a injustiça já não têm a última palavra. Por que somos agraciadas e agraciados pelo amor de Deus, podemos nos comprometer no serviço, no consolo e no amor ao próximo.


Não como obrigação ou mérito, mas por solidariedade, e quem sabe por paixão, amor “que arde forte” (cf. Ct 8). Esta é a palavra-ação que experimentamos no sacrifício (trabalho/oficio sagrado) de Jesus, no tempo da paixão. É experiência de com-paixão e salvação!

O corpo de Jesus, dado e derramado é anúncio de perdão e vida nova, porque novos caminhos são possíveis – vamos tentar acertar conjuntamente de novo. As coisas velhas passaram e eis que a novidade de vida pode ser concreta no meio de nós. Páscoa é convite para celebrar dores e sonhos, em comunidade, em comunhão. Sinal de esperança. Graça. Solidariedade. Esperança militante. Anúncio! E se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação e vã a nossa fé (1 Co 15.14)


(Texto: Fonte CEBI Nacional - www.cebi.org.br)

30 comentários:

Anônimo disse...

Texto maravilhoso! Gostei muito!

Anônimo disse...

o texto nos refletir muito.É bem produtivo,excelente!!


THIAGO E JOÃO 8ºANOS

Anônimo disse...

Adoramos o texto, muito profundo, e quando acabamos de ler ficamos refletindo sobre ele por muito tempo e a nossa vontade é de passa-lo pra frente! Pois a páscoa é um momento de paz, harmonia , felicidade e etc.. e não é só um momento de trocarmos ovos de chocolate!
Rosana nº23 e Vitória nº26. 8º ano

Anônimo disse...

Para mim Páscoa é passagem de vida, que mostra a união das pessoas, a felicidade, o corpo "ressurgindo" para uma vida melhor. Todos antes estavam separados, mas agora temos que nos unir para um mundo melhor e para uma páscoa cheia de alegria!
Para várias pessoas isso não é nada, é só um dia para receber ovos de chocolate, querem passar com a familia, mas nem sabem o que significa a páscoa.
Agora sei mais a respeito da páscoa e vou me sentir melhor com isso para ajudar a todos e a mim mesmo!

Giovanna e Rafael 8º ano

Anônimo disse...

O texto é muito bom, possui uma linguagem textual que todos entende. E é texto que e além de todos entenderem é um texto que conta a verdade da maioria dos adolecentes da periferia.
ass: Ricardo Akira

Anônimo disse...

esse texto e muito é bom porque faz a gente refletir perceber que temos de ir pra pascoa com paz no coracao se formos com magoas nao sera boa pascoa mas nao e so na pascoa temos que ter paz no coracao sempre
FELIPPE NARRACCI E VITOR SERPICO

Anônimo disse...

Gostei muito do texto, pois ele é muito interessante e fala como a páscoa é importante e fala que as pessoas tem que ter uma passagem bem melhor durante a páscoa. Adorei !
Nathalia Mezzetti 8°ano

Anônimo disse...

O texto é muito interessante e profundo,e nos faz refletir sobre a pascoa e seu verdadeiro motivo. Devemos passar essa mensagem a diante,para que um dia,quem sabe,o real motivo da pascoa seja lembrado por todos e não so o chocolate..Porque a pascoa é um tempo de paz,amor,felicidade e força para enfrentar ''os desertos'' da vida. Adorei!

Nathália Horst
Numero 14.
8 ano.

Malú e Paloma - 8º ano disse...

nesse texto conseguimos enchergar a verdadeira missão da Páscoa, que não são os ovos de chocolate.
Precisamos refletir e abrir nossa mente para a verdadeira razão da Páscoa.

Anônimo disse...

nome:Paulo sergio n 18 8ano


eu gostei muito do texto por que ele ajuda a gente a refletir e dar uma ideia melhor como a gente pode melhorar o comportamento na pascoa e melhorar na pascoa.

Anônimo disse...

Eu achei o texto é muito interessante, pois fala sobre coisas em que nos acreditamos e fazemos nessa data muito especial, quando reunimos as nossas familias não importa a religião o importante é celebrar esse momento com as pessoas quem você ama A SUA FAMILIA!

Patricia Gass nº17

Anônimo disse...

Eu gostei muito desse texto,porque e um texto que fala sobre a páscoa,que quer dizer ressurreição,união.Pois temos que fazer uma Páscoa diferente,com o coração bom,sem brigas,com a alma pura...
Páscoa não é só mais uma data,e a diferença no mundo,que pode fazer pessoas melhores.com conciencia melhores.
GÉSSICA 8 ANO

Anônimo disse...

O texto e muito profundo...
fala bastante sobre familia e sobre união ....porque isso e muito importente na pascoa e tambem no nosso cotidiano.....s2
FELIZ PASCOA!!!!

ana carolina l 8 ano

Anônimo disse...

o texto nos faz refletir como e a pascoa, como devemos passar essa pasagem

carlos 8ano

Anônimo disse...

O texto nos faz refletir muito sobre a vida dos adolescentes e nos passa a mensagem que com a páscoa agente pode unir as familia na páscoa , mostra que a páscoa é importante para a união das familias.

PEDRO 8°ANO

Anônimo disse...

Adorei o texto,achei muito bom porque fala não só da páscoa,porque a páscoa não é só receber ovos de chocolate é um momento bom .


Mariane Thomé Giaxa 8°ano


Feliz Páscoa !!

Anônimo disse...

Eu achei o texto interessante porque ele explica como a Páscoa uni nas famílias, ajuda a acabar com as intrigas, e fala que a Páscoa é uma passagem para a vida nova, é uma chance de "recomeçar".

Rodrigo Souza Sequeira 8 ano

Anônimo disse...

O texto nos faz refletir, pois a pascoa nos faz unir mais a familia, faz a familia como o mundo ter mais paz, faz todos ficar em harmonia e calma, de coração limpo, sem magoa
Ricardo Akira

Anônimo disse...

Este texto me diz para passar a Páscoa com minha família e amigos íntimos.Ele também me diz sobre a Páscoa, que não é apenas cerca de chocolate.

Luana Ebiogwu

Anônimo disse...

O texto é maravilhoso , diz tudo o que a pascoa é:a passagem para uma vida melhor , nova , sem muitas preocupaçoes materiais e sim para uma vida com novas perspectivas !
Giulia e Sabrina
nº 08 e 20
9º ano
Nossa Senhora do Morumbi

Anônimo disse...

eu acho que os jovens do brasil devem melhorar as atitudes o jeito de ser, dar mais valor em tudo, e n tem melhor ocasião para fazer isso do que a páscoa onde partimos para frente sem olhar para atrás se livrar das magoas e acima de tudo sempre pensar no proximo

danilo marino 9 ano

Anônimo disse...

A páscoa é um momento em que as pessoas refletem sobre a vida e param para pensar no que deveriam fazer para melhorar. É a hora de todos começarem do zero e seguir com outras propostas e sonhos.



Beatrice e Myleena. 9ºano

Anônimo disse...

na minha opinião pascoa vem para celebrar um momento da vida muito importante , na vida tudo tem seu sentindo independente de qualquer coisa .. achei o texto muito bom , adoramos o texto, muito profundo, e quando acabamos de ler ficamos refletindo sobre ele por muito tempo e a nossa vontade é de passa-lo pra frente!

vitória 9 ano

Anônimo disse...

A Páscoa é memória de passagem,de saída da escravidão em luta por uma vida melhor



nome : Lui ribeiro

Anônimo disse...

Páscoa e a ressureicão e mova vida. e o momento de se perdoar e perdoar os outro tirar todas as tristeza de dentro de cada um de si!

josé neto e pedro oliveira 9 ano

Anônimo disse...

a páscoa é uma epóca de renovação, de deixar as magoas de lado, de recomeçar, e ser feliz, boa páscoa a todos *----*

Anônimo disse...

a páscoa é uma epóca de renovação, de deixar as magoas de lado, de recomeçar, e ser feliz, boa páscoa a todos *----*

Isadora Moreira

Anônimo disse...

pascoa nao e so ganhar ovos pascoa e uma epoca de passagem e de felicidades para toda a familia





nome:antonio

Anônimo disse...

dentro de cada um de nós
a passagem de uma situaçao emocional ruim para uma situaçao melhor

entre nós
a passagem a renovaçao de cada um que esta entre nós

na sociedade em que vivemos
a passagem de um mundo cheio de odio para um mundo cheio de amor

como estamos preparando a pascoa que se aproxima
estamos perdoando renovando e vivendo a passagem para um vida melhor
gustavo numero 10

Anônimo disse...

Páscoa é uma linda epóca,uma epóca de ressureição, é uma passagem da vida que mostra pra muitos de nós união entra as pessoas queridas e pessoas que ainda nao conhecemos mais um dia iremos conhecer.É uma epóca para mudarmos.

Guilherme Pereira Souza 9ºano