Display

quinta-feira, 14 de abril de 2011

JUVENTUDE E MÚSICA

(Foto - fonte: lojasinternet.com)




”Se a juventude viesse a faltar, o rosto de Deus iria mudar” (Jorge Trevisol)


Difícil tarefa definir o que seria a juventude e a música, assuntos tão ricos e importantes, ambas estão ligadas por diversos aspectos dentre eles os aspectos culturais e sociais. Podemos considerar que a juventude sempre esteve e estará ligada diretamente a música, em suas atitudes, grupos e opções.


Não queremos aprofundar nos acontecimentos da história de nossa sociedade, mas podemos verificar que em momentos cruciais a música estava interligada a ações que fizeram história. Como por exemplo, na época da ditadura militar com a música de Geraldo Vandré “Pra dizer que não falei de flores”, marcando uma época e sendo símbolo da luta do povo por uma sociedade diferente. Músicas como essa, estão espalhadas pelo mundo a fora, nos seus mais diversos estilos, ritmos e traduções. Se fizermos uma análise como numa grande linha do tempo, é possível notar as diferenças e funções da música ao longo de todo o seu trajeto.


Nada melhor para falar em cultura do que citar o nosso querido Brasil, um país tão rico culturalmente, cheio de cores, sotaques, sons, povos, tanta diversidade temos em nossas terras. Quantos estilos musicais existem em nosso país? Quantas bandas? Quantos artistas? Difícil chegar a um número exato e nem seria essa a nossa intenção, queremos somente reforçar o fato de que moramos em um país rico em cultura musical.A música está presente na vida de todas as pessoas, principalmente na dos jovens. Escutam música ao adormecer e acordar, a todo o momento a música está ao nosso redor.


Sempre estamos ouvindo música.Se alguém lhe fizesse a seguinte pergunta: “Qual a música que representa a sociedade que você vive?” Certamente iríamos encontrar alguma dificuldade para responder, porém responderíamos com certeza diferente de muitas pessoas que nos cercam. Por que será?A música tem haver com a nossa identidade, personalidade, nosso jeito de viver e agir.


Podemos verificar que existem muitas “tribos juvenis” em nossa sociedade e certamente cada uma delas tem alguma ou algumas características musicais. A turma do surf que curte escutar um reggae. A turma da periferia que curte o samba, hip hop.


Cada um com seu estilo de se vestir, andar, falar e porque não com seu estilo musical. Grupos de jovens repletos de simbologia (cores, símbolos e estilos) com suas especificidades peculiares próprias de sua identidade grupal.A música está ligada de forma dinâmica com a vida social, contribuindo para estabilização e mudanças de parâmetros coletivos e individuais.


Contribui para que a sociedade seja mais dinâmica em seus diversos espaços. Temos que compreender que a música é das formas de expressão a mais maleável, pois é invisível e impalpável. Dentre os fenômenos existentes na cultural juvenil um dos mais marcantes é a música. Alguns estudos revelam que “a música é de importância central na vida da maior parte dos jovens, cumprindo necessidades sociais, emocionais e cognitivas” (North; Hargreaves; O’Neil, 200, p. 269).


Alguns pesquisadores afirmam que “A música faz a ligação da vida com a arte”, e a comunicação de massa sabe disso utiliza essa necessidade para a comercialização de inúmeras manifestações musicais. Não vamos entrar no mérito de julgar as músicas no que diz respeito a qualidade, pois o gosto é algo pessoal . Queremos entrar na questão do que dizem as músicas veiculadas nos meios de comunicação.


O que leva os jovens a escutarem músicas que falam de sexo, violência ao invés de ouvirem músicas que carregam consigo mensagens de vida e felicidade? Quais são as músicas que fazem sucesso hoje em dia? Josias Fritz afirma em seu artigo “A música como formação de valores dos jovens” que: “O sensacionalismo gerado pelas canções mais populares tende a idealizar os cantores e deixar de lado os objetivos de vida. A partir do momento em que uma ideia – geralmente no âmbito sensual, erótico...” e violento “...– é repetida inúmeras vezes no nosso inconsciente através da música, podem-se criar então, um enorme campo de informações subjetivas, que sem perceber iremos aderindo e ao mesmo tempo agindo de acordo com elas.”


A diversidade musical é um dos fatores que leva os jovens quererem esse mundo diverso e dinâmico sem compromisso com o amanhã e ao mesmo tempo vulneráveis as idéias impostas por uma sociedade que não estabelece valores concretos de vida


.Quais são os gostos musicais da juventude? Quais são as atitudes que os jovens tomam ao escutar determinada música? Segundo a pesquisadora Margarete Arroyo “ o gosto musical e as práticas culturais servem para definir as identidades sociais e culturais das pessoas e marcar sua distinção de outros grupos sociais.” É só olhar ao nosso redor e veremos que na maioria da vezes as pessoas e no caso mais especial os jovens que tem uma determinada preferência musical acabam tendo atitudes e preferências semelhantes.


Ao longo do tempo a música tem sido uma forte aliada as classes mais desfavorecidas na sociedade, dando voz a quem não tem oportunidade de falar nos meios de massa. Por exemplo, o hip-hop o funk que na sua grande maioria trazem letras recheadas de gritos de uma vida mais digna.Para a grande maioria da população esse estilo musical é algo ligado a violência, mas muitas vezes é a única alternativa dos jovens se manifestarem culturalmente no meio social em que vivem.


O musicólogo David Horne, diretor de um renomado Instituto de música popular da Inglaterra afirma que “a música é uma arte que pode tudo. As fronteiras entre os estilos musicais estão cada vez mais indefinidas e essa flexibilidade é uma característica da própria música enquanto forma de arte.”Como devemos nos comportar perante tal afirmação? Vemos cada vez a música de forma diferente, mesclando estilos e ritmos. Mesmo assim nos deparamos com o preconceito e discriminação por aqueles que não tem a mesma preferência musical.


A juventude é um período de nossas vidas repleto de experiências, descobertas, sonhos, medos, mudanças e tantos outros sentimentos e fatores que carregam a cultura juvenil pós moderna. A cultura de massa, ou seja, os meios de comunicação utilizam-se dessas características para influenciar a juventude, pois o jovem está sempre a procura de algo.A formação da juventude depende de forma concreta das vivências musicais que se tem contato ao logo de sua vida desde a infância.


Que possamos valorizar e respeitar cada vez mais a diversidade musical, cultural e social ao nosso redor. É uma riqueza que não podemos deixar de lado, fortalece a nossa sociedade na pluralidade.


Alguns exemplos de estilos musicais existentes em nossa sociedade:Axé, Bossa Nova, Hip hop, Rock, Emo, Jazz, MPB, Pagode, Samba, Reggae, Sertanejo, Funk, Gospel, Pastoral, Forró, Punk, Rap, Pop, Pop rock, Eletrônico, Por: Joaquim Alberto Andrade Silva”Se a juventude viesse a faltar, o rosto de Deus iria mudar” (Jorge Trevisol)

Nenhum comentário: