Display

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

VIDA NO PLANETA

(Foto - crédito Celina Missura)


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 - "Fraternidade e vida no planeta"


(Fonte:Manual da C.F.)


As estimativas apontam que 50% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, diferentemente do resto do mundo, são resultantes de ações de desmatamento e queimadas. Na verdade, todos os biomas brasileiros estão afetados por ações devastadoras.


A Amazônia se constitui hoje na maior floresta tropical do planeta, com uma área de aproximadamente cinco milhões e meio de km2 de mata contínua, dos quais, 60% se encontram em território brasileiro.


Os alimentos, os recursos primários são necessários para a vida, no entanto, atualmente o LUCRO está em primeiro lugar e não a disponibilização de alimentos para todas as pessoas.


O sistema produtivo, denominado agronegócio, não se mostra preocupado com o meio ambiente. Desmata impiedosamente. Os seus fertilizantes, além de contaminarem logos e rios, já são causadores de zonas mortas nas águas marítimas litorâneas. Neste modelo, questiona-se o compromisso para com a sustentabilidade da natureza e sua biodiversidade!
Segundo a lógica deste sistema que só visa o lucro, as empresas multinacionais, mesmo as que, por exemplo, declaram alguma preocupação com as problemáticas da vida no planeta e procuram patrocinar alguma iniciativa com esta finalidade, primeiramente visam preservar os interesses dos seus investimentos, além de considerar muito onerosa a transição para a sustentabilidade do planeta (...)

Nenhum comentário: