Display

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

BIODIVERSIDADE AMEAÇADA

FOTO- crédito Celina Missura)

(Fonte - texto base da Campanha da Fraternidade 2011)


Biodiversidade é um termo recente que procura abarcar e definir a diversidade biológica em todas as suas formas: ecossistemas, espécies e genes.


Entretanto, a biodiversidade encontra-se seriamente ameaçada. Alguns fatores contribuem para o desequilíbrio do planeta: impacto das mudanças climáticas, extinção de animais, destruição das florestas e dos recifes de coraes, pesca marítima predatória, além do desperdício do uso da água.


A comunidade mundial tem se preocupado com a questão do meio ambiente. Diversos esforços são envidados por órgãos oficiais e por entidades da sociedade civil, por igrejas, tanto na reflexão como na ação, seja de ordem educativa, intervencionista ou contestatória. A ONU promove e coordena atividades importantes neste sentido, desde a década de setenta.


Em 1972 aconteceu o primeiro encontro internacional que tratou sobre a relação entre desenvolvimento e meio ambiente e ficou conhecida como conferência de Estocolmo. Em 1987 a conferência aconteceu em Montreal. O tema central foi sobre substâncias que empobrecem a camada de ozônio. Esse processo teve continuidade com a Eco 92, no Rio de Janeiro, Brasil, que teve como tema central "buscar meios de conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra.


Vários outras iniciativas foram acontecendo ao longo dos últimos anos. Tudo isso revela que o diagnóstico sobre o futuro do planeta não é dos melhores.


PROPOSTAS PARA MELHORAR NOSSA RELAÇÃO COM O PLANETA:

1- FAÇA DE CONTA QUE AS SACOLAS DE PLÁSTICO NÃO EXISTEM: USE BOLSA OU SACOLAS DE ALGODÃO PARA CARREGAR AS COMPRAR;

2- CONSUMA PRODUTOS LOCAIS: O TRANSPORTE DE PRODUTOS QUE VÊM DE LONGE CONSOME PETRÓLEO E AUMENTA O EFEITO ESTUFA;

3- USE MELHOR OS ELETRODOMÉSTICOS: DESLIGUE O COMPUTADOR E A TV QUANDO NÃO SÃO UTILIZADOS;

4- FAÇA A COLETA SELETIVA: É A CONTRIBUIÇÃO MAIS INTELIGENTE E MAIS IMPORTANTE QUE VOCÊ PODE DAR AO MEIO AMBIENTE;


"O planeta pede socorro! Faça sua parte" Celina Missura

Nenhum comentário: