
FANTASMAS INTERIORES
Cada um, de uma maneira ou de outra, cultiva ao longo da vida fantasmas interiores, gerando assim, muito sofrimento e infelicidade.
Muitas vezes é difícil nomear tais fantasmas, pois se disfarçam e ficam alojados num nível inconsciente.
Por exemplo, um fantasma muito presente na vida é a mania de perfeição. A pessoa não suporta fracasso e exige de si mesma sempre acertar. Porém, quando chega A sensação ou constatação que errou, chega também a angústia, o desconforto e estresse.
Conseqüentemente vem outro fantasma atormentar a mente humana: a preocupação do que o outro está pensando de mim. Tipos assim estão sempre agindo na busca de aprovação, caso contrário desmoronam e vem o sentimento de inferioridade e baixa auto-estima!
Outro fantasma muito presente no dia a dia é a necessidade de se desculpar ou se justificar. Parece estar sempre se protegendo de qualquer envolvimento no meio em que vive ou trabalha.
Um fantasma muito comum hoje em dia é aquele que se manifesta através da doença, do sofrimento ou pessimismo. A pessoa que cultiva esse fantasma está sempre doente ou envolvida com situação sofrida, conflitante e fala sobre isso o tempo todo. Vive no médico buscando alguma doença, pois é um jeito de ser vista pelos amigos e familiares.
Um caminho para o crescimento pessoal é refletir e dar nome aos próprios fantasmas e sempre retomar sua história, reescrevendo-a e dando novo sentido em tudo o que faz e vive. É um desafio constante, mas vale a pena enfrentá-lo com coragem, pois estamos abrindo-nos a novas possibilidades.
3 comentários:
sabias palavras..Precisamos abandonar o fantasma do medo e vestir a camisa da coragem e da ousadia. Marlete Andrade - Manaus Amazonas
Olá Celina! Vi seu comentário no meu blog e fiquei muito contente em saber que você gostou das minhas fotos. Parabéns pelo seu blog e também pelo seu maravilhoso trabalho.
Roberto Monteiro
Rever esses fantasmas as vezes é tão doloroso, mas é a única forma de superá-los. Bjs
Postar um comentário