Em Trindade - denominada nesta época de Barro Preto - por volta de 1840 foi encontrada uma pequena imagem de barro, em formato de medalha, representando a Virgem Maria sendo coroada pela Santíssima Trindade em uma olaria de propriedade de Constantino Xavier Maria. Essa medalha foi considerada miraculosa e deu início a uma romaria até o local onde foi construído uma igreja para abrigar tal artefato. Ao longo dos anos diversas pessoas se juntaram próximo a essa igreja formando um vilarejo onde a economia dependia dos fiéis.
Dom Eduardo Silva, Bispo de Goiás, esteve no Distrito de Barro Preto em 1891 e nomeou como administrador do Santuário o Pe. Francisco Inácio de Sousa para que novenas fossem conduzidas por sacerdotes e acabar com a exploração indevida dos fiéis antes da instalação, no povoado, de uma Congregação religiosa para conduzir a romaria ao Divino Pai Eterno.
Aconteceu, em 1897, um conflito entre fazendeiros e redentoristas, a revolta foi encabeçada pelo fazendeiro Cel. Anacleto Gonçalves. Os conflitos seguiram nos anos seguintes quando Dom Eduardo fez uma portaria estabelecendo regras para a romaria que desagradaram os líderes da subversão. Mas os moradores viram as dificuldades de continuar a romaria. Os revoltosos pediram perdão ao Bispo e a romaria de 1904 foi feita com a presença dos redentoristas na cidade.
Turismo
Alguns dos principais símbolos e atrações turísticas da cidade são:
- Desfile de Carro-de-Bois
- Santuário Velho do Divino Pai Eterno
- Basílica do Divino Pai Eterno
- Festa do Divino Pai Eterno
- Religião
(Fotos Celina Missura)
Povo
De imigração predominantemente da região do Triangulo Mineiro, tendo em suas raízes grande cultura trazida de Minas Gerais e Portugal. Suas raízes vem de Famílias como: Monteiro, Costa, Melo, Alves, Carvalho, entre outras.Povo bonito e de prosa fácil, amistoso e acolhedor, pronto para receber os visitantes chamados romeiros pela vinculo com a fé a quem vem a Trindade. O tipico cidadão Goiano de cabelos lisos e de cor castanho escuro, de olhos castanhos ou verdes, e a beleza da mulher Goiana já a muito afamada do Ocidente ao Oriente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário