Display

terça-feira, 25 de maio de 2010

ALCOOLISMO (3) Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)



(Foto - crédito Celina Missura)

Idade que se inicia o consumo de bebida alcoólica no Brasil é de 12 a 14 anos.

- A maior parte dos acidentes de trânsito provenientes de consumo de álcool ocorre por indivíduos que bebem eventualmente.

- 35% dos menores de idade consomem bebida alcoólica ao menos 1 vez ao ano, sendo que destes 9,1% o fazem com freqüência.

As conclusões sobre a publicidade de bebida alcoólica foram:

- Reforço atitude pró-álcool.

- Pode alimentar o consumo entre quem bebe.

- Pode desestimular a redução do consumo.

- Predispõe os jovens menores de 18 anos a beber

62% dos adolescentes informaram que são expostos diariamente à propagandas de álcool.

A pesquisa revela que quando o telespectador identifica-se com o produto de marketing, predispõe ao consumo de álcool.

Quando observamos estes índices, entendemos que nossa atual geração está sendo conduzida ao consumo de bebidas alcoólicas, nossas crianças e adolescentes estão ficando pré-dispostos ao alcoolismo.

Imagine como que a associação de imagem da cerveja em estádio de futebol ou financiando programas esportivos pode levar aos jovens a idéia de que cerveja não trás conseqüências negativas à saúde e que para ser esportista nada melhor do que uma cerveja para comemorar resultados.

Também vemos como a publicidade de cervejas associam a garrafa e o liquido com mulheres esculturais e na sua maioria louras, como se ao tomar cerveja estivessem degustando e saboreando uma linda mulher.

Tenho atendido nos últimos anos muitos adolescentes que utilizam cerveja para conseguirem conquistar uma menina pois julgam tímidos e a cerveja libera. Assim também com as meninas, que para não ficar de fora do poder masculino acabam entrando no mundo da cerveja pela necessidade de disputa de poder territorial, tipo “se eles podem, eu também”, mesmo a publicidade de cervejas sendo associadas como coisa de homem usufruindo a mulher/cerveja, elas acabam entrando no jogo.

*Psicólogo – Psicoterapeuta – Autor do livro: “O Poder da TV no Mundo da Criança e do Adolescente”, Ed. Paulus – SP.

Diante desta breve reflexão como você vê a publicidade de bebida alcoólica livremente na mídia brasileira?



(Fonte: http://blog.cancaonova.com/pensandobem/category/publicidade/)

4 comentários:

Anônimo disse...

Hoje em dia principalmente, muitos jovens maiores e menores de idade bebem. Os mais jovens muitas vezes bebem bastante e voltam para a casa dirigindo, acontecendo assim vários acidentes graves, não so prejudicando suas vidas, como das outras pessoas que estão no local do acidente. Muitos jovens menores de idade sao influenciados por propaganda e amigos a beber logo cedo.
(Cristinne Campos)

Anônimo disse...

Muitos adolecentes bebem quando estão com os amigos, não somente os adolecentes como também os adultos com cerca de 18 ou 19 anos, eles bebem com os amigos e saem de carro, o que faz acontecer acidentes. Muitos acidentes de automóvel são de pessoas bebadas.
(yasmin m 9o ano)

Anônimo disse...

Bom eu gostei muito ,pois o texto retrata a realidade dos jovens que começam a beber em torno de 12 a 14 anos e geralmente essas ''crianças''elas quando ficam mais velhas começam a usar drogas e assim por diante ,e a saúde do Brasil é muito ruim ,principalmente nas areas de drogas ,a unica clinica de reabilitação boa são as particulares.


Lucas Novaes

Anônimo disse...

Nós achemos o texto muito interessante porque retrata a vida dos adolecentes que começam a beber muito para se sentirem poderosos e importantes para os amigos.

Victor, Antonio, Gustavo
9 ano