Display

terça-feira, 30 de abril de 2013

ESTRESSE /DEPRESSÃO



(Texto enviado por Agnaldo Sérgio Missura)
Informativo CIPA

Fotos crédito de Celina Missura

ESTRESSE /DEPRESSÃO

OBJETIVO

O objetivo dessa matéria é alertar um contingente grande de pessoas, que sofrem de alterações de comportamento em função do estresse e da depressão.
Vamos procurar no decorrer de nossa exposição estabelecer comparação entre eles, abordando as implicações e as conseqüências relativas à perda da qualidade de vida.

ESTRESSE
Em decorrência, do ritmo de vida acelerado atualmente somos submetidos a esforço e tensão acima dos limites normais. A doença ocorre quando as situações estressantes são contínuas e o organismo começa a sofrer com reações químicas constantes e sucessivas, sem que haja tempo para o descanso e repouso necessários, para eliminação dessas substâncias prejudiciais ao organismo.
Em função desse quadro, as pessoas são conduzidas a crises emocionais, responsáveis pela implantação do estresse. Podemos citar dentre as inúmeras causas, três que são básicas: a frustração, o medo e o alto nível de exigência que envolve a vida profissional, os negócios, e os estudos.
Ocasionando uma inversão de valores do ter pelo ser, isso implica em doenças, mortes e conseqüente perda da qualidade de vida e da felicidade, felicidade essa que só obtemos seguindo ao criador e não a criatura.
O estresse pode tomar diversas formas e contribuir para sintomas de doenças variadas como: dores de cabeça, insônia, resfriados, diarréia, irritabilidade, desânimo, dificuldade de concentração, comer demais ou não comer, mãos e pés frios que transpiram mais que o normal, raiva, tristeza, ficam mais sensíveis a problemas respiratórios, a problemas estomacais, ansiedade, depressão, problemas cardíacos, obesidade ou perda de peso, hipertensão arterial, diabetes, diminui o apetite sexual pela queda do nível de hormônios, provoca dificuldades para engravidar, podendo ainda desencadear distúrbios psíquicos como síndrome de depressão e pânico.



DEPRESSÃO
Depressão significa tristeza trata-se de alteração marcante no estado emocional e no animo da pessoa.
Exemplificando de maneira simples podemos entender que, nosso cérebro é formado de células chamadas neurônios que se comunicam através de moléculas chamadas neurotransmissores, os quais quando não funcionan como deveriam, levam a pessoa a distúrbios físicos, emocionais e mentais devido a um estado de profunda tristeza. A depressão acomete pessoas em qualquer faixa etária, porém é duas vezes mais comum nas mulheres e idosos.
Pesquisas revelam que 72% das pessoas com transtorno depressivo demoram em média onze meses para buscar ajuda e apoio profissional, por não acreditarem que dores de cabeça, dor nas costas, distúrbios gastrointestinais e várias outras dores sejam sintomas depressivos.
Pesquisas médicas mostram que quanto mais tempo demoram em serem tratadas as chances de recuperação total diminuem.
Existem ainda as pessoas que são suscetíveis de depressão sazonal, que entram em crise quando há mudança de tempo.

Sintomas


Os sintomas são variados, chegam a confundir até profissionais de saúde, no entanto alguns são mais evidentes como: falta de energia cansaço exagerado mesmo com pouco esforço físico, tristeza persistente choram por qualquer coisa ou não choram por nada, é uma doença de extremos, provoca ansiedade ou sensação de vazio, sentimento de culpa, inutilidade ou desamparo, perda de interesse pela vida, ou prazeres, insônia, despertar matinal precoce, sonolência excessiva, perda ou excesso de apetite ou peso, idéias de morte ou suicídio, inquietação, irritabilidade, dificuldades para concentrar-se nos estudos e no trabalho incapacidade de decisão.

Sintomas físicos persistentes sem diagnóstico, transformam coisas corriqueiras do dia a dia em problemas sérios por nada.


Depressão é uma doença de corpo inteiro não só do cérebro, a pessoa se sente pesada, lenta, ou com agitação improdutiva, com dores no corpo, dores de cabeça, fibromialgia, alteração do ritmo intestinal, da digestão, alteração da pele, cabelos, unhas, alterações do sono, baixa a resistência a infecções, aumenta a chance de infarto, derrame e diabetes etc.

Causas da depressão
Predisposição genética, depressões anteriores, personalidade perfeccionista, detalhista, distimia, situações difícies, desgastantes, frustrantes, perda de pessoa querida, de dinheiro, de posição profissional ou social, aposentadoria, gravidez, parto, menopausa, síndrome do pânico, apnéia obstrutivado sono, dores crônicas, fibromialgia etc.

Tratamento
É feito por médico especialista pode ser tratada com remédios antidepressivos que não são calmantes nem estimulantes.
Além da medicação o tratamento deve ser acompanhado de terapia para surtir melhores efeitos, para que se possa observar os efeitos positivos do tratamento o período varia de duas a seis semanas.

CONCLUSÃO
Pudemos perceber pelos estudos apresentados, que se tratam de situações preocupantes e que devem ser levadas a sério e tratadas o mais rápido possível.
Observamos ainda que, o estresse mesmo sem ser considerado uma doença, se não for tomado providências pode desencadear uma série de doenças graves e levar a depressão.
A depressão  é a mais complicada e que deve ser tratada já nas primeiras fases para que haja possibilidade de uma cura completa.

Bibliografia:

Folha Equilíbrio – Jornal Folha de São Paulo
Matéria Globo Repórter –2004- Wikipédia e Sites Variados
Livro: Vida Longa de João Vaz Jr.

Nenhum comentário: