Display

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A paz só se constrói com um pacto social (Parte II)


Bruno, 3.Ano, Fund.I, Colégio N.S.Morumbi, São Paulo, SP
 
Foto Celina Missura




Cultura da não violência

Atualmente, muitas pessoas, desiludidas das políticas do mundo, buscam salvação nos movimentos religiosos que prometem milagres imediatos e se preocupam apenas com a alma. Outros recorrem a movimentos religiosos orientais em busca do equilíbrio interior, sem preocupação social e política.

A não violência não é apenas um ideal a ser buscado, mas uma forma permanente de vida, baseada na justiça e na inclusão social. É preciso cuidar do outro com o verdadeiro sentido da palavra. “O cuidado é uma condição essencial do ser humano e abrange também o contexto da exclusão social, bem como o conjunto da vida em nosso planeta” (Leonardo Boff). Quem aprofunda este caminho percebe que os atos violentos - assaltos, sequestros, assassinatos, manifestações de racismo, de discriminação social e outras injustiças - são apenas expressões ou consequências da estrutura da sociedade, firmada, ela própria, na violência.

A prática da não violência começa na desmontagem concreta e ideológica da violência em toda a sua amplitude. A guerra e o armamentismo parecem, então, absurdos, principalmente em um mundo que gasta por ano mais de 500 bilhões de dólares com armas e não tem dinheiro para alimentar milhões de crianças ou cuidar da saúde das vítimas da Aids na África.

Desenvolver esta cultura da paz começa pela vida cotidiana de cada um. Essa consciência passa inevitavelmente pela escola. É na escola, com o estudo, que aumentamos a nossa liberdade. Porque a liberdade só se constrói quando se tem uma noção de quais são as opções. Se eu tenho só uma opção na minha frente, que liberdade é essa? Mas se eu sei que existem muitos caminhos, a minha liberdade será vivida com mais plenitude. Somente através da educação a pessoa se torna mais consciente e consequentemente mais humana.

Carlos Magno Pessoaprofessor de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio público estadual (Bahia) e professor na Faculdade de Ciências Educacionais (FACE), Salvador, BA.
Artigo publicado no jornal Mundo Jovem, edição nº 411, outubro de 2010, página 5
 
Fonte: http://www.mundojovem.com.br/artigos/a-paz-so-se-constroi-com-um-pacto-social

Nenhum comentário: