Display

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Como detectar a bulimia e a anorexia?


Por :Ana Fernández Molina, Equipe do Bem Simples.NutricionistaM.N. 2405

A bulimia e a anorexia são distúrbios alimentares que escondem transtornos de natureza psicológica, como grande autoexigência, perfeccionismo, insegurança, baixa autoestima, medo do fracasso e angústia. Se esses distúrbios forem descobertos após o surgimento dos primeiros sintomas, a eficácia do tratamento pode ser maior. Saiba aqui como identificar a bulimia e a anorexia nas pessoas próximas.

Passos-Bulimia

1- Preste atenção às caretas que a pessoa fizer quando se olhar no espelho, porque esta patologia se caracteriza por uma distorção da imagem corporal. As pessoas se veem gordas, mesmo estando magras ou com peso normal.

2-Se, depois de comer, você perceber que a pessoa passa muito tempo no banheiro, fique atento: pode ser um indicativo de que ela tenha provocado o vômito do que ingeriu.

3- Se você notar danos no esmalte dos dentes, isto pode ser consequência do ataque do suco gástrico durante os vômitos induzidos.

4- Um rosto que ganha um aspecto rechonchudo pode ser resultado da inflamação das glândulas salivares, principalmente das parótidas.

5- Se a pessoa estiver com a barriga maior, isto pode ser uma constipação como efeito do abuso de laxantes.

6-Observe se a pessoa apresenta pequenas lesões nos dedos e mãos, o que acontece quando se provoca o vômito.

Anorexia

1-O sintoma mais evidente é a pessoa ficar muito magra.

2-Se você observar que essa pessoa está com a pele seca e áspera, pode ser uma consequência do déficit alimentar.

3-As palmas das mãos e as plantas dos pés amareladas podem indicar excesso de ingestão de abóbora e cenoura, alimentos considerados emagrecedores.

4-Outro sintoma da anorexia é a temperatura corporal baixa, que funciona como um mecanismo de economia de energia pelo próprio organismo.

5-As mulheres com anorexia podem sofrer de amenorreia (falta ou irregularidade das menstruações) devido à perda de peso e ao estresse psicológico causado pelo excesso de controle alimentar.

Importante

O tratamento ideal deve abordar o aspecto psicológico e ser acompanhado por um profissional que oriente a alimentação. Em alguns casos, também é indicada atividade física, a menos que o estado geral da pessoa não permita.

As pessoas com bulimia e anorexia desenvolvem um sério processo de negação e costumam se esquivar diante do oferecimento de ajuda. Seja hábil na sua abordagem para criar um espaço de confiança e não de reprovação.

Fonte: http://comunidade.bemsimples.com/saude/w/saude/Como-detectar-a-bulimia-e-a-anorexia.aspx

Nenhum comentário: