Display

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

EXPRESSÕES POPULARES

Expressões populaares (4)
CATAR MILHO
(Foto: tudodetudobr.com)
Significado:
Datilografar ou digitar lentamente.Histórico: A expressão catar milho mostra a influência do mundo rural no urbano.Milho aqui está no lugar de grão: grão de milho, que é parte da espiga.Se alguns grãos caem no chão, se esparramam, cata-se um por um, como as galinhas fazem com o bico no terreiro quando se joga milho para elas.
Catar milho tem um sentido metafórico, porque, ao utilizar somente um dedo só de cada mão, próprio de quem não fez curso para adquirir agilidade nessa tarefa, é semelhante ao acto de catar cada grão de milho no chão.
FAZER VAQUINHA:
(imaagem: quadrodosbemois.com.br)
A expressão “fazer vaquinha” surgiu na década de 20 e tem sua relação de origem com o jogo do bicho e o futebol. Nas décadas de 20 e 30, já que a maioria dos jogadores de futebol não tinha salário, a torcida do time se reunia e arrecadava entre si, um prêmio para ser dado aos jogadores.Esses prêmios eram relacionados popularmente com o jogo do bicho. Assim, quando iam arrecadar cinco mil réis, chamavam a bolada de “cachorro”, pois o número cinco representava o cachorro no jogo do bicho.
Como o prêmio máximo do jogo do bicho era vinte e cinco mil réis, e isso representava a vaca, surgiu o termo popular “fazer uma vaquinha”, ou seja, tentar reunir o máximo de dinheiro possível para um fim específico.

Nenhum comentário: